Como Combinar Jeans Com Jeans na Moda Masculina

02/10/2014 2 Comentários por

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft07Apesar de ser uma dúvida para a maioria dos homens, qualquer busca na internet por um texto que ensine a combinar jeans com jeans fatalmente trará em seu conteúdo uma regra básica e imutável (até segunda ordem) que parece se aplicar perfeitamente na moda masculina e que tomaremos como ponto de partida:

“Para combinar duas peças em denim basta que elas tenham uma característica em comum e outra que as diferencie.”

Isso vale para camisas, calças, coletes, blazers, bermudas e o que mais você imaginar que use a invenção de Levi Strauss como matéria prima. Para melhorar o entendimento vamos para um guia visual:

Exemplo 1

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft14
Igual: camisa jeans lisa com jeans bruto, ambos sem lavagem – Diferente: Camisa clara com calça escura

…….

Exemplo 2

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft24
Igual: lavagem do jeans, tanto na camisa quanto na calça – Diferente: as cores do denim em ambos os casos

…….

Exemplo 3

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft08Igual: cores muito próximas, quase idênticas – Diferente: camisa com lavagem combinada com calça de jeans cru.

…….

Exemplo 4

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft05Igual: lavagem das 3 peças – Diferente: cada item tem um tom de azul.

…….

Fácil, não? Se a camisa e azul claro com rasgados, a calça tem que ser ou azul claro sem os mesmos efeitos ou azul marinho com rasgos semelhantes, e por aí vai, é só decorar a regra, certo? Infelizmente não, veja a imagem abaixo:

Exceção 1

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft16Talvez você conheça o Adam Gallagher, um blogueiro conhecidíssimo pelo seu estilo e bom gosto, não acredito que ele daria uma gafe dessas. E não deu, as duas peças são quase idênticas, mas a jaqueta de couro serviu para quebrar o excesso de marinho e tirar a atenção do seu olhar para o jeans, criando um novo ponto focal!

…….

Exceção 2

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft09Olha! Até o Leonardo DiCaprio pisando na bola, ou quase isso, já que o jeans apresenta a mesma lavagem, mas ela é muito mais intensa na jaqueta do que na calça. Mas na teoria não passaria pelo crivo das regras descritas anteriormente.

……

Exceção 3

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft10Mais um caso de jeans praticamente idênticos se não fosse o tratamento resinado da jaqueta que dá a peça uma reflexão de luz diferente da calça, fazendo com que as duas roupas coexistam em paz.

…….

Dicas complementares

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft26

Evite excesso de peças jeans, tudo tem um limite!

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft22

O chambray é aquele tecido usado em camisas e muito parecido com jeans. Visualmente tem o mesmo efeito e é muito mais leve e fresco, perfeito para quem mora em cidades quentes.

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft01

Para um visual mais sóbrio aposte em peças escuras, mas em tons de azul diferentes. Lembre-se quanto mais claro e lavado mais casual.

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft06

Acessórios de couro ou em cores fortes servem para dar contraste e deixar o visual mais interessante.

jeans_com_jeans_moda_masculina_ft20

Roupas em tons próximos alongam a silhueta dos gordinhos e dos baixinhos, mas se você é muito alto é melhor optar por jeans de tons bem distantes.

Veja abaixo a galeria de fotos, elas podem render uma boa inspiração para criar seus próprios looks:

Conclusão

As regras até que funcionam bem, mas o homem com estilo sabe quando testar novas combinações, mesmo que elas não se encaixem nas convenções e tendências da época.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Como Combinar Jeans Com Jeans na Moda Masculina”

  1. Caio says:

    Ótima postagem! Eu seguia essas regras extintivamente, eu acho. Usando uma jaqueta jeans e calça cinza de tons muito próximos, todavia com detalhes mais chamativos para a jaqueta e a calça mais básica.

Deixe um comentário