O fast fashion é um fenômeno que pode ser considerado recente, fruto da necessidade de consumo de uma sociedade cada vez mais conectada, a par das tendências mundiais sem nenhuma defasagem.
Como era antes do fast fashion?
Nas décadas finais do século XX ainda dependíamos da informação oriunda de jornais, revistas e televisão, esses dados chagavam a nós periodicamente e, não raro, sofriam alterações que atendiam as necessidades do comércio e da mídia, o consumidor ficava em segundo plano.
A maioria das lojas lançava duas coleções: a primavera/verão e a coleção outono/inverno, qualquer coisa que você fosse comprar chegaria em fevereiro ou janeiro, no restante do ano qualquer lançamento era um evento raro.
O que mudou?
Graças a chegada da internet e das redes sociais ficou muito mais fácil se atualizar a respeito do que está chegando ao comércio e anteceder os lançamentos, mapeando tendências e escolhendo o que é melhor para seu estilo e sua personalidade. Acabou o controle sobre esse tipo de informação.
Com toda essa velocidade de informação as grandes redes de moda se viram obrigadas a trabalhar dobrado para atender os anseios dos clientes, entregando muita coisa antes mesmo delas chegarem as passarelas das semanas de moda e aos desfiles das grifes de luxo, graças a seus trendhunters afiados e sua cadeia de produção otimizada.
O resultado foi uma grande oferta de produtos atualizadissimos, por um baixo preço e cara de roupa de grife, embora nem sempre o resultado valha o investimento.
Mas vale a pena comprar roupas masculinas em lojas de fast fashion?
Neste vídeo falamos sobre isso e como escolher suas roupas em uma loja de fast fashion. Assista:
No Brasil temos diversas lojas que podem ser categorizadas dessa maneira, mas não devemos esquecer que o e-commerce está crescendo tanto que já oferece linha própria de roupas com uma periodicidade e informação de moda muito semelhante ao fast fashion em lojas físicas. Em breve também falaremos a respeito disso!
Clique aqui para ver mais vídeos do Canal Masculino no Youtube!
Para complementar também vale a pena assistir este vídeo: