Vale a Pena Comprar Camisas Masculinas de Viscose?

Camisas masculinas de viscose estão em alta, mas será que vale a pena investir nesse tipo de peça? Tire suas conclusões!

2

O verão 2019 trouxe consigo a tendência das camisas masculinas de viscose, com as de mangas curtas em destaque, some a elas outra grande onda, que diz respeito às listras largas coloridas e temos um visual masculino com um certo frescor visual para quem procura algo além do navy e do minimalista.

Embora as mulheres estejam mais habituadas a usar roupas feitas de viscose, nos homens surge a dúvida se o tecido é adequado para seu dia a dia. Questões sobre durabilidade, caimento e comportamento frente às mudanças de temperatura são importantes para quem vai investir em uma peça desse tecido, é por isso que vamos falar um pouco sobre ele agora.

Composição da viscose

A viscose é um tecido artificial, ou seja, suas fibras são fabricadas (ao contrário do linho e do algodão) porém esse material não é oriundo do petróleo (como o poliéster, por exemplo) se comportando melhor no verão e mantendo um visual mais natural. A viscose pode ser feita com celulose originária de cavacos de madeira de árvores pouco resinosas ou do línter da semente do algodão – o línter consiste na camada de fibras curtas que se prendem a superfície da semente e é usado, entre outras coisas, para a fabricação de papel moeda e tecidos cirúrgicos.

Também pode acontecer a mistura da viscose com outros materiais, o tecido conhecido como seda javanesa é um bom exemplo disso, ele passa bem longe da seda de verdade, sendo composto por viscose misturada com acetato. Também há a poliviscose, vamos falar sobre ela mais adiante, vá rolando a página…

Onde é possível encontrar viscose?

Nas roupas femininas ela está presente em blusas, camisas, casacos, vestidos e saias, contudo, seu uso na indumentária masculina é bem mais restrito, surgindo, em sua forma mais pura, em camisas para o verão e alguns itens esportivos.

É muito popular a poliviscose, que nada mais é que a mistura de poliéster e viscose em porcentagens que podem variar (geralmente 67% do primeiro e 33% do segundo). O resultado é um tecido usado em ternos e costumes que amassa pouco, é fácil de passar e é mais fresco que o poliéster puro, embora não tão nobre e termicamente confortável como a lã fria, mas bem mais barato.

Vale a pena comprar camisas masculinas de viscose?

Antes julgar se vale a pena comprar camisas masculinas de viscose vamos enumerar as características consideradas positivas nesse tipo de tecido:

  • Fresco e indicado para o verão;
  • Tem caimento fluído;
  • Toque macio, semelhante a seda;
  • Preço acessível;
  • Resistente a luz;
  • Respirável, absorvendo umidade e transpiração;
  • O tingimento gera cores vibrantes;
  • Resistente a traças.

Agora os pontos negativos da viscose:

  • A absorção de óleos corporais pode causar manchas;
  • Não é muito resistente, sobretudo quando molhada;
  • A limpeza é melhor se feita a seco (prologa a vida útil);
  • Pode encolher;
  • Processo de fabricação não é sustentável;
  • Amassa fácil;
  • Tem vida curta;
  • Não é reciclável.

O que considerar quando for comprar uma camisa de viscose?

Na lista dos prós e contras já dá para ter uma boa ideia se esse tecido vai te agradar ou não, mas devemos considerar como prioridade os itens abaixo:

1 – Caimento

O quesito caimento é um dos que mais importam quando falamos de estilo, pois o tecido de viscose é fluído, mas funciona melhor com quem é magro ou atlético, os gordinhos tem sua barriga implacavelmente marcada por ele.

2 – Versatilidade

Outra característica que merece atenção é que o visual da viscose é muito casual, roupas formais raramente se cruzam com esse tecido no look que exige algo elegante, quando isso acontece, causa um contraste estranho de estilos.

Um problema para mim é que eu acho que a viscose não tem uma aparência das mais nobres, principalmente quando não é das mais bem feitas, fica fácil notar que se trata de um produto de qualidade inferior.

3 – Durabilidade

Durabilidade é um ponto crucial, portanto é bom pesar isso quando achar que a viscose é barata. As vezes uma camisa de tricoline ou linho pode ser uma melhor opção quando pesamos o custo/benefício. Mas se for algo só para usar uma ou duas estações, a viscose pode quebrar um bom galho.

4 – Frescor

Um ponto positivo que não pode ser esquecido é que trata-se de um tecido leve e fresco, confortável para o verão brasileiro.

5 – Conservação

Um problema que você não terá: traças. Um cuidado ocasional: lavagem suave ou a seco. Uma preocupação constante: evitar que a roupa amasse demais.

6 – Estampas e padrões

Se você está considerando comprar uma dessas lisa, vai ter trabalho, pois a maioria das lojas está oferecendo apenas versões estampadas que é a tendência atual para esse tipo de camisa, geralmente encontrada na versão de mangas curtas. As estampas mais comuns são as florais e os padrões que dominam são os que possuem listras largas e cores chamativas. Os padrões conhecidos como chevron, onde linhas em zigzag atravessam a peça horizontalmente, começam a aparecer timidamente por aqui, mas lá fora já fazem grande sucesso. Veja exemplos abaixo:

7 – Sustentabilidade

O processo de fabricação da viscose agride bastante a natureza, então se você defende causas ecológicas e/ou é vegano acredito que não se sentirá muito a vontade vestindo este tecido.

…….

Conclusão:

A viscose pode ser uma alternativa para quem mora em locais muito quentes e quer algo bem casual e descontraído, mas nunca é demais lembrar que experimentar a camisa antes de comprar é uma atitude sensata, o caimento do tecido nem sempre agrada e em certos casos pode destacar algo que não te agrada.

…….

Para saber mais:

23 Tendências do Verão 2019 na Moda Masculina

10 Peças Para Montar Seu Look de Ano-Novo e Arrasar

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo, como sempre. Uma pequena correção: a viscose é um tecido artificial, porém não sintético, por ser originado de uma fonte natural, a celulose.O poliéster, este sim é um material sintetizado a partir de derivados de petróleo, portanto um tecido sintético

Deixe uma resposta