Testamos: Smartwatch Moto 360 Sport

13/04/2016 Sem comentários por

Moto 360 Sport - Motorola

Eu já havia testado a primeira versão do Moto 360, como você pode ver neste artigo, e agora tenho a oportunidade de experimentar a mais nova versão do smartwatch da Motorola (na verdade Lenovo, ainda vou demorar para me acostumar!) que tem um perfil mais esportivo e recebeu alguns upgrades bem interessantes: o Moto 360 Sport.

Moto 360 Sport – Design

Moto 360 Sport - Motorola

Como eu já havia dito anteriormente, o design que tenta se aproximar de um relógio comum ajuda esse gadget a se mesclar com as roupas do dia a dia, permitindo até a combinação com outros acessórios bem casuais, e isso acontece até aqui onde temos um pulseira de silicone que envolve até a caixa da peça, dando a ela um ar mais esportivo. Incrivelmente o que poderia prejudicar o relógio acabou ajudando, o acabamento ficou melhor integrado e com aparência de algo mais bem projetado, além de confortável, claro! O mostrador ganhou um aro com acabamento em bisel (chanfro) que emoldura melhor o vidro da Corning Gorilla Glass e também faz lembrar a “catraca” dos relógios esportivos, mas que não gira para fazer qualquer tipo de medição. O botão que permite voltar a tela principal, entre outras funções, agora se localiza na altura das duas horas e na parte oposta temos um microfone que permite ao Moto 360 Sport responder a comandos de voz.

Não se trata de uma peça linda como um clássico relógio de pulso suíço, mas sua neutralidade não compromete, permitindo a composição de um visual casual sem problemas. Assim como seu antecessor, não se trata de uma peça para acompanhar um traje social, mas no restante das ocasiões deve se sair bem.

…….

Moto 360 Sport – Tela

Moto 360 Sport - Motorola

Mais um ponto positivo: a tela híbrida AnyLight Corning Gorilla Glass 3 se adapta a luminosidade, tornando a leitura fácil em ambientes com pouco ou muita iluminação. Outro ponto que eu não havia gostado na versão anterior e que foi melhorado é o mostrador em repouso que agora não fica completamente apagado, ou seja, sempre há algo na tela, mesmo que você não esteja usando o gadget (foto), lembrando até um display de e-ink. O resultado é tão bom que eu fico imaginando porque ninguém fez o mesmo em um smartphone!

Infelizmente a tela ainda exibe a faixa preta na parte inferior, local onde se localizam sensores fundamentais para o funcionamento do aparelho. A parte boa é que depois de um tempo você se acostuma com ela, mas não deixo de pensar como seria bem mais bonito sem esse detalhe.

…….

Moto 360 Sport – Funcionalidades

Moto 360 Sport - Motorola

Bem, se você está no time dos que não sabem qual é a utilidade de um smartwatch, posso te garantir que só usando um no dia a dia para saber o que ele pode melhorar na sua vida. Eu fiquei cético quando os primeiros modelos chegaram ao mercado, mas hoje sou fã de algumas facilidades trazidas por este simpático item de tecnologia, são elas:

  • Não ficar tirando o celular do bolso o tempo todo, já que muitas notificações do aparelho pareado acabam na tela do Moto 360;
  • Controlar tocadores de música com um simples toque no pulso;
  • Visualizar o monitoramento de seu exercícios físicos e sincronizar com outros aplicativos;
  • Acompanhar rotas do Google Maps sem ter que ficar segurando o smartphone ou perdendo a atenção ao dirigir;
  • Comandos de voz que ativam diversos apps, como o Whats App ou busca de endereços, por exemplo;
  • Usá-lo como iPod e salvar músicas em sua memória a partir da biblioteca de seu smartphone.

Também é bom ressaltar que algumas ferramentas funcionam melhor no seu pulso do que em um smartphone, um cronômetro é uma delas! Mesmo um simples despertador pode funcionar melhor em um aparelho com vibração preso ao seu pulso

…….

Moto 360 Sport – Software

Moto 360 Sport - Motorola

A geração anterior apresentava algumas raras travadinhas que chegavam a incomodar as vezes, mas o Android Wear 1.3 roda suavemente graças a melhoria de processador, só mostrando alguma dificuldade em lidar com o processamento quando rodamos duas funções que requerem mais processamento como player de música alternado-se com o monitoramento de atividades físicas, mas não chega a incomodar.

A navegação é simples e intuitiva, e a resposta por comandos de voz torna as coisas ainda mais fáceis em certas tarefas. O visual usa com habilidade os ícones para identificar facilmente o que está sendo mostrado.

…….

Moto 360 Sport – Bateria

Moto 360 Sport - Motorola

A bateria de 300 mAh resistiu bem aos testes que fiz, durando algo em torno de 12 horas com uso diverso e alternando entre casa e atividades físicas, mas com uso maciço das funcionalidades mais pesadas, como monitoramento de atividade física, música, GPS, uso de aplicativos e comandos de voz, senti a bateria ser drenada bem mais rápido e acredito que sua duração deve cair pela metade. Vale ressaltar que a performance é melhor do que a da bateria do modelo anterior.

A parte bacana é a recarga, que é feita por indução, bastando colocar o dispositivo sobre o dock. Não cheguei a medir quanto tempo durou a recarga total, mas não foi nada demorado.

…….

Moto 360 Sport – Características

  • Tela: Anylight com 35 mm de diâmetro;
  • Resolução: 360 X 325 e 263 ppi;
  • Sistema Operacional: Android Wear;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 400 ;
  • Peso: 54g;
  • Ram: 512;
  • Armazenamento: 4GB;
  • Bateria: 300 mAh;
  • Sensores: Altímetro, barométrico, acelerômetro, sensor de luz, giroscópio, monitor cardíaco PPG e motor vibratório, GPS integrado;
  • Conectividade: WiFi b/g e Bluetooth 4.0 LE;
  • Proteção: IP67  – resiste a poeira e sob 1 metro de água por 30 minutos;
  • Dimensões e peso: 45mm de diâmetro, 11,5 mm de espessura e 54 g;
  • Cores: no Brasil só temos o preto até o momento;
  • Compatibilidade: sistema Android e iOS;
  • Preço: R$1.999,00

…….

Conclusão:

O Moto 360 Sport se apresenta como uma real evolução de seu antecessor, inserindo novas funcionalidades e refinando seu design, mas a barreira imposta pelo preço pode fazer com que o usuário opte por outros produtos similares, mesmo que eles não tragam as mesmas vantagens. Contudo, é sempre bom notar que esse tipo de tecnologia está evoluindo, apesar de ainda estar longe do potencial esperado pelos fanáticos por gadgets pessoais e entusiastas, as melhorias fazem diferença.

Mais informações: www.motorola.com.br

Leia também:

Destaques, Moda Masculina, Tecnologia, Wishlist

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Testamos: Smartwatch Moto 360 Sport”

Deixe um comentário