Relógios Masculinos: Como Reconhecer um Dress Watch

0

Dress watches são relógios apropriados para eventos totalmente formais, portanto devem ser elegantes, sérios e discretos, para que seu uso não destoe do traje formal exigido para o momento.

Muita gente tem dificuldade para reconhecer um dress watch, já que existem detalhes que podem mudar a natureza do relógio, tornando-o inapropriado para a ocasião devido ao exagero.

Relógios Masculinos: Como reconhecer um Dress Watch?

Ao contrário do que pensam a maioria dos homens, um dress watch não tem que ser só clássico – até aí, existem relógios esportivos clássicos – o dress watch tem que estar totalmente alinhado com a roupa social e com o momento, ele não deve se destacar demais, mas deve dar aquele “tchans” no look. Veja abaixo as características mais marcantes desse acessório?

1. Perfil baixo

O relógio tem que poder entrar embaixo do punho da camisa, caixas com perfil alto impedem a passagem do punho e tiram a harmonia do traje. Sim, o relógio não tem que ficar a mostra o tempo todo!

Os relógios mecânicos automáticos atuais estão mais espessos devido ao fundo transparente que permite ver o mecanismo, mesmo assim alguns deles tem perfil baixo o suficiente para caber sob a manga, já os quartz geralmente são mais finos devido a seu mecanismo compacto, então podem ser a solução se você não está se acertando com os mecânicos. Acho a espessura entre 5 mm e 10 mm perfeita para esse cenário, mas um pouco mais que isso ainda é funcional.

……..

2. Mostrador clássico

relogio-dress-watch-como-reconhecer-mostrador

O visual é clássico e clean, sem números grandes, luminescência e diversos subdials. Basicamente você tem hora, minutos e segundos, geralmente acompanhados por data.

Para uma escolha certeira fique com os mostradores de cores como preto, branco, creme ou azul marinho, cores fortes podem chamar mais atenção do que o desejado.

Pode ter um ou outra complicação que não polua o dial, falo disso mais adiante.

……..

3. Sem elementos esportivos

Bisel com marcações de tempo, submostradores de cronógrafo e qualquer outro elemento oriundo de relógios esportivos não é uma boa ideia, o mostrador, como já disse, deve ser clean.

Cores como o laranja e vermelho também remetem a esportividade e raramente são encontrados em um relógio formal.

……..

4. Pulseira de couro

A pulseira deve ser de couro, liso ou croco, nada muito rústico como camurça ou com cores que remetam a esporte, aliás, as cores devem combinar com o cinto e os sapatos, sempre!

Cuidado com pulseiras que tenham perfurações, ou forro de cor forte. Como a pulseira deve combinar com os outros itens de couro tome cuidado para não se encantar com um relógio com pulseira verde ou azul e depois acabar com uma peça destoante.

……..

5. Caixa de metal

Pode ser redonda, quadrada ou retangular, de aço ou algum metal nobre como ouro, prata ou platina. Nesse caso ela também deve combinar com o restante dos metais, como fivela e abotoaduras.

Caixas em black PVD ou plástico, por mais que sejam em formato clássico não são aceitas nessas circunstâncias.

Quando falo sobre elegância isso também inclui não usar um relógio do tamanho de uma tampa de bueiro. O tamanho ideal da caixa é entre 35 e 40 mm, mesmo para quem tem pulso grande.

……..

6. Complicações adequadas

São aceitas as mais simples como a janela de data, fases da lua, ou um ponteiro extra para marca outro fuso-horário, pois não deixam o mostrador poluído. Mas não todas juntas, claro! Lembre-se de manter o dial fácil de ser lido e elegante.

Turbilhão é aquele mecanismo que gira o escapamento evitando que a gravidade interfira na marcação do tempo, essa é outra complicação permitida nesse tipo de relógio. O “open heart”, janela que permite ver o mecanismo funcionando, tem um apelo visual semelhante e, embora não seja uma complicação, também vale ser citada aqui como algo ok.

……..

Antes que você pergunte…

Uma coletânea de dúvidas que eu sei que vão surgir, então vou me adiantar!

Meu relógio não tem essas características, mas é um Rolex caríssimo, posso usar?

A troca do relógio só é negociável se você é o noivo (esse pode usar até um swatch verde limão se quiser) o convidado deve se ater ao dress code e respeitá-lo, não importando se a peça em questão custou 100 reais ou 100 mil reais.

Tenho um relógio com mostrador esqueletizado lindo, ele serve para essa ocasião?

Também não, o mostrador esqueletizado (com dial vazado e todo mecanismo a mostra) vai contra a ideia de uma peça clean para se alinhar a sobriedade do terno.

Gostaria de usar um relógio clássico, como na descrição acima, mas o dial possui guilloche, isso é um problema?

Guilloche é um ornamento que dá uma textura padronizada especial ao mostrador, nos relógios mais caros ele é feito manualmente em um processo demorado que valoriza bastante o visual do acessório. Muitas vezes o efeito só é totalmente notado com a incidência de luz adequada, então não é nada que possa pesar no visual ao ponto de tirar seu relógio da categoria dress watch. Pode usar numa boa!

O 007 usava um relógio diver em qualquer situação, inclusive com smoking, por que não posso usar também?

Porque havia todo um contexto para o uso de um diver por um agente britânico, ex-oficial da marinha, que estava em uma missão super secreta. Se você tem o mesmo perfil está liberado para usar.

Os divers são considerados tool watches, ou seja, relógios ferramenta, assim como os recers, com cronômetro e taquímetro, servindo para aferir tempo decorrido e velocidade. Sempre que você tem um tool watch, você não tem um dress watch!

Relógio digital não pode?

Para essa ocasião, não!

Só tenho um G-Shock, o que eu faço?

Não use relógio, ninguém é obrigado a usar, se for necessário ver a hora, basta usar o celular! O G-Shock destoa muito da ocasião e do traje, deixe-o para momentos bem casuais.

E se eu colocar uma pulseira de couro no meu smartwatch?

O Apple watch e outros smartwatches na verdade são aparelhos eletrônicos presos a seu pulso, uma telinha preta envolta por uma moldura de metal não adiciona nada de sofisticado ao seu traje, não adianta disfarça-lo! Já o relógio tradicional funciona como uma joia, ele é um detalhe que valoriza o look sem muito esforço. Nesse caso a tradição supera a tecnologia!

Não gosto de pulseira de couro, meu relógio se encaixa na descrição mas tem pulseira de aço, posso usar?

Embora as pulseiras de aço sejam aceitas no ambiente de trabalho formal, elas trazem um tom mais cotidiano e até levemente esportivo para o combo formal. Se seu relógio só precisa de uma pulseira de couro, talvez seja o caso de comprar uma, é possível achar bons produtos por pouco mais de 50 reais em sites como o Mercado Livre. As tipo quick-release são fáceis de por e tirar e geralmente não custam muito a mais. Também é uma boa comprar o instrumento que facilita a retirada dos pinos originais da pulseira, você pode encontrá-lo a partir de 20 reais no site citado acima.

Meu relógio tem ponteiros e índices luminescentes, posso ir com ele?

Na teoria, não, mas acho que se for algo bem discreto ninguém vai chamar a polícia.

Só tenho relógios com pulseira marrom e meus sapatos são pretos, posso usar mesmo assim?

Como disse antes, você tem a opção de trocar a pulseira para o evento, depois, se quiser, pode colocar as antigas de volta ou até mudá-las de tempos em tempos para não enjoar, sai bem mais barato que comprar um relógio novo e basta ter a ferramenta que ajuda na troca, que é bem barata.

Não estou nem aí, vou com meu Invicta do Coringa 48mm e quero que se dane o dress code!

Ok, esse é um país livre, mas se você não liga para a etiqueta, por que diabos está lendo este post???

(Acreditem, sempre surge esse tipo de comentário!)

Deixe uma resposta