Em 1830 a Liverpool Rubber Company criou um tênis com cabedal de lona, sola de borracha e uma banda colorida na lateral também de borracha, chamando-o posteriormente de sandshoe, pois havia sido pensado para praia. Como a lateral do calçado lembrava a Plimsoll Line, marcação que assinalava o limite de elevação de água no casco de uma embarcação, ele acabou sendo apelidado dessa maneira em 1870.
Se você pensou em uma tênis Vans Era ou um All Star da Converse, está correto! Em muitos países, e principalmente na Inglaterra, é comum que esses sneakers sejam considerados plimsolls, muitos deles mantém até hoje as características básicas citadas acima, inclusive a faixa colorida, geralmente azul ou vermelha, demarcando o limite entre a entressola e o cabedal, ou seja, se a água passar daquele ponto, seu pé ficará molhado.
O melhor dos plimsolls é que se tratam de calçados simples, clássicos e adequados para combinações com roupas casuais de todo tipo, sem a agressividade dos modelos esportivos ou a passividade dos sapatênis, com um toque jovem e despojado que dá leveza ao visual, mas sempre mantendo um toque levemente vintage.
Veja algumas combinações que nós já mostramos aqui usando esse tipo de calçado: