Overshirt: O Que é e Porque Vale a Pena Ter Uma

3

Overshirt: O Que é e Porque Vale a Pena Ter Uma

Depois da exploração exagerada do visual oitentista e de exaurir as tendências dos anos 90, a moda revisita algumas peças da década passada, entre elas as roupas de sarja com pegada rústica como a overshirt.

Você já viu o chore coat discretamente dando as caras em coleções da Zara e até da Renner, parecia óbvio que a overshirt aparecesse nas coleções mais cedo ou mais tarde, e foi o que aconteceu. Mas do que se trata exatamente?

Overshirt: O que é?

Overshirt: O Que é e Porque Vale a Pena Ter Uma

A overshirt é um passo intermediário entre a camisa e a jaqueta ou casaco. Visualmente ela está mais próxima da camisa (com colarinho, bolsos e botões similares), entretanto seu tecido geralmente se assemelha ao da jaqueta, só que mais leve, pensado para a meia estação, um inverno ameno ou a composição de uma camada intermediária no look masculino.

É verdade que alguns modelos podem ter um zíper no lugar dos botões ou até 4 bolsos, como em um casaco, mas de perto dá para notar que não é o caso. A overshirt é mais leve e prática, algumas delas permitem até amarrar na cintura e fazem pouco volume na hora de carregar, como uma camisa.

a) Tecidos

Overshirt: O Que é e Porque Vale a Pena Ter Uma

A sarja reina entre as overshirts, seguida de perto pela lã, flanela, anarruga, nylon e linho. Muitas vezes esses materiais se apresentam desgastados, para dar uma aparência ainda mais rústica e vintage.

b) Cores, estampas e padrões

Overshirt: O Que é e Porque Vale a Pena Ter Uma

As cores e padrões, no entanto, são muito, muito diversificadas, você pode encontrar overshirts na cor bege, cinza, marrom ou marinho, mas também pode achar interessante ter um exemplar xadrez lenhador ou com estampa camuflada.

c) Detalhes

Overshirt: O Que é e Porque Vale a Pena Ter Uma

Bolsos tipo patch são os mais comuns nesse tipo de camisa, eles podem ou não ser fechados por aba e botão. As com cara mais militar, safari ou “explorer” podem ter bolsos do tipo cargo (mais volumosos).

O colarinho é sempre idêntico ao da camisa convencional, mas sem nenhum tipo de estrutura para torná-lo rígido, já que isso não é necessário, pois a própria estrutura do tecido o mantém no lugar a maioria da vezes.

O comprimento é na metade da altura do quadril, como nas camisas casuais.

Os botões acompanham a estrutura mais parruda da camisa e são, portanto, mais volumosos, com acrílico, metal, madeira e imitação de marfim aparecendo como os principais materiais usados.

Algumas tem o zíper como recurso de fechamento, o que as deixa mais próximas das jaquetas, mas, ainda assim, é possível diferenciá-las.

d) Estilo

Overshirt: O Que é e Porque Vale a Pena Ter Uma

A overshirt sempre vai ter esse estilo mais rústico que ora flerta com o militar (com as dragonas nos ombros) ora lembra o workwear, aliás podemos dizer que a roupa de trabalho usada nos EUA pode ter sido o que originou a overshirt, assim como foi o caso do chore coat.

A overshirt também pode roubar o estilo de outros tipos de vestuário como safari e seus bolsos cargo, corte acinturado e cor khaki ou o visual lenhador das de flanela com estampa xadrez.

Overshirt: como usar

Provavelmente farei um post mais completo sobre isso, mas dá para passar aqui algumas dicas simples de como usar a overshirt no dia a dia:

  • A overshirt está mais para uma jaqueta do que uma camisa, então aplique a mesma lógica para vesti-la;
  • Raros são os modelos que podem ser vestidos sem algo por baixo, seja uma camiseta ou blusa;
  • Dá para usar a overshirt no layering (look em camadas), basta jogar uma jaqueta, blazer ou casaco por cima;
  • A peça é casual e sempre vai ajudar o look a ficar mais descontraído sem perder pontos de estilo;
  • Não use por dentro da calça, porque, de novo, ela está mais para uma jaqueta do que uma camisa, além disso, o volume do tecido grosso não ajuda;
  • As de cor verde escuro inevitavelmente ganham um ar militar, as pretas tem uma pegada rocker, a cor influencia muito a maneira como você vê a peça e seu estilo;
  • Overshirts de cores neutras como cinza, preto, branco, bege e marinho são as mais fáceis de combinar, portanto pense duas vezes antes de comprar uma laranja, verde claro ou vermelha, por exemplo;
  • Use esse tipo de peça em ambientes de trabalho descontraídos, afinal não se trata de um item de alfaiataria;
  • Muitas overshirts tem puídos e rasgos propositais para parecerem vintage, equilibre o look com peças que não tenham essas características para não pesar no visual.

Mais looks masculinos com overshirt para inspiração:

Opinião do autor:

A overshirt é um bom investimento para quem se veste de maneira casual, ou seja, 99% dos brasileiros. Ideal para locais de inverno ameno ou dias de meia estação, ela sobrepõe confortavelmente uma camiseta e pode ser combinada com jeans, chinos, sarja a até mesmo alfaiataria (veja exemplos acima). Outro ponto positivo é que seu preço se aproxima muito mais do da camisa do que do da jaqueta. Na minha opinião é uma boa compra para este outono/inverno, que ainda ganha pontos extras por ser de tecidos resistentes, durando vários anos se você for cuidadoso.

…….

Para complementar:

Chore Coat é a Próxima Aposta da Moda Masculina

Como Se Vestir em Camadas No Inverno – Um Guia Para Homens

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta