Há alguns anos aposto que muitos de vocês até embarcaram na moda do xadrez, mas pensaram que em breve este tipo de estampa ficaria saturada, sendo posta de lado, permanecendo apenas no guarda roupa de algumas pessoas com estilo bem específico. Mais de quatro anos se passaram, mas o xadrez, continua a todo vapor e, ao que parece, será incorporado definitivamente pela moda masculina. Mas como ele consegue se manter por tanto tempo, você deve estar se perguntando?
Em primeiro lugar o xadrez não é nenhuma novidade, ele está por aí há anos, do streetwear às roupas de cowboy. O Brasil era um dos poucos países que não tinham muita afeição por ele, mas mudou sua mentalidade nos últimos anos, tornando a estampa um hit nas lojas. A partir daí uma coisa curiosa aconteceu, o xadrez passou a ser menos notado por ser tão comum em todos os lugares, perdendo o status de peça principal e passando a funcionar como acompanhante.
De repente as camisas não eram mais o destaque, mas usá-las com uma jaqueta ou blazer davam um tempero todo especial a combinação, permitindo até misturas de xadrez com pesos diferentes, desde que houvesse alguma peça para equilibrar. Nessa onda começou a proliferação dos acessórios na estampa, então gravatas, tênis, cachecóis, lenços e até cintos passaram a valorizar o look, com o madras das camisas migrando para bolsas, o vichy aparecendo em gravatas, o lenhador deixando os tênis mais atualizados. O que parecia uma moda passageira, evoluiu e se adaptou ao estilo dos novos tempos com incrível sucesso. Vamos ver no que isso vai dar!
Para entender melhor
Um guia visual do que aconteceu com o xadrez nos últimos anos (atenção às legendas):
Nota do autor:
Não estou afirmando aqui que este tipo de combinação é um fenômeno moderno, mas devemos admitir que ela nunca fez tanto sucesso como agora.
Quer apostar? Faça um teste: entre no site de qualquer revista masculina que se preze e veja quantas vezes aparece alguém usando um terno com uma camisa xadrez.
Mas a pergunta é: será que para por aí?