O Look Certo: Gravata com Estampa Floral

18/03/2016 5 Comentários por

look-certo-gravata-estampa-floral

É bom ver o homem perdendo velhos preconceitos. Um deles, aquele contra estampas e padrões que não se enquadrassem em uma visão limitada da moda masculina, onde só havia espaço para listras e xadrez , perde força a cada dia, ganhando vida em camisas e gravatas com micro estampas e florais. As gravatas com padrão liberty estão em alta lá fora e começam a aparecer timidamente aqui no Brasil, já merecendo um destaque aqui no Canal Masculino.

Por que funciona?

Toda a atenção destes look está concentrada na parte de cima, com o impressionante blazer de veludo cor de mel, mas que pode ser adaptado para uma sarja ou algodão em clima brasileiro, a descontraída camisa azul com micro padrão xadrez e o arremate da gravata que se torna o ponto focal do look com seu fundo burgundy, fazendo contraste com a cor do blazer, ao mesmo tempo em que as flores criam um tom sobre tom com a peça e deixam tudo perfeitamente amarrado. A calça neutra deixa óbvio que a intenção é jogar o olhar para cima, mas por ser de alfaiataria mostra uma elegância acima do esperado.

Note que se enxergarmos a cor predominante na gravata como uma variação do vermelho, o tom do blazer como um amarelo mais fechado, temos na adição do azul, por fim, a combinação das 3 cores primárias, assunto que já foi falado aqui.

Experimente…

uma dress boot, a bota com estilo social ou uma chelsea boot de nobuck marrom ou na mesma cor do blazer.

Não seria a mesma coisa se…

trocássemos a gravata por um modelo liso em uma cor mais neutra, a parte de cima do combo perderia um pouco de seu charme apesar de ainda estar correta.

Resumindo:

  • Estampas podem ser uma adição cool ao guarda roupas, então tente sair fora do óbvio, mas sem exagerar;
  • Gravatas com padrão liberty estão em alta lá fora;
  • Concentrar a atenção na parte de cima do look chama atenção para o rosto;
  • Com cor forte e padrão a gravata tem tudo para se tornar um ponto focal;
  • A combinação das peças faz uso de variações das cores primárias para garantir o sucesso;
  • A calça de alfaiataria usa sua cor neutra para dar ainda mais destaque para os “tops”;
  • Uma bota complementaria este combo com classe;
  • Se for abrir mão da gravata tenha consciência que o visual vai ficar mais simples.

Dicas complementares;

Para gordinhos – use o blazer fechado para criar uma silhueta mais enxuta.

Para baixinhos – um blazer cropped pode fazer suas pernas parecerem mais longas, isso ajuda a minimizar o corte da silhueta que não te favorece. Uma bota de sola grossa e em um tom semelhante ao da calça também ajuda muito.

Para altões – a silhueta dividida é ideal para você, só tome cuidado com sapatos com sola muito grossa, fique nos sociais ou casuais de sola fina.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

5 Responses to “O Look Certo: Gravata com Estampa Floral”

  1. julio says:

    Show de bola gravata floral mas ta muito difícil achar gravatas florais indica ai lojas sites onde possamos compra las um abraço

  2. Daniel Gervazio says:

    Gosto muito do site, mas, em alguns artigos (na verdade, na maioria), sinto falta de mais imagens. Sugiro que coloque mais ilustrações. Fica mais bonito, mais leve e chama mais atenção. #criticaconstrutiva #sigotodasasdicas

Deixe um comentário