Os acostumados a usar traje social estão cansados de saber que o paletó ou blazer tem comprimento suficiente para cobrir o “traseiro” de quem o veste, e até pouco tempo atrás esta era uma regra imutável. Entretanto, depois que grifes do calibre de uma Hugo Boss, por exemplo, resolveram encurtar a peça, dando a ela um ar mais moderno, muita gente está aderindo ao estilo.
Ressalvas
Assim como o blazer ou paletó tradicional, o cropped vai bem com quase tudo, mas com uma pequena ressalva: seu comprimento pede que as peças que estão por baixo, como malhas, camisas e camisetas, não sejam muito longas ou sejam usadas por dentro da calça, afinal, você não quer que elas fiquem aparecendo.
O comprimento também tem que ser observado, pois alguns deles são apenas poucos centímetros mais curtos, outros tem uma diferença considerável, portanto lembre-se: quanto mais curto, mais cuidado você deve ter com o restante do look.
Vantagens e desvantagens do blazer cropped
Quem tem pernas finas é favorecido com este tipo de casaco, pois o fato de terminar antes do fim do quadril evita aquele efeito “perna de saracura” com as pernas fininhas saindo por baixo do paletó. Aliás, os magrinhos adoram este tipo de roupa, porém quem está muito acima do peso pode acabar dando destaque indesejado para as partes do corpo que deviam ficar em segundo plano, se é que você me entende…
Cropped blazer no traje social masculino
Como já disse, várias grifes de moda masculina já investem há alguns anos em ternos com este tipo de peça, geralmente com corte mais justo e atual, mas ainda não é comum encontra-los em qualquer loja e aquele que resolver investir neste tipo de costume terá que pesquisar um pouco antes.
Como usar no inverno
O estilo mais despojado e jovem do blazer cropped o torna ideal para ser usado com malhas, moletons, coletes e camisas xadrez estilo lenhador, e a sobreposição destas peças também funciona muito bem, tal qual acontece com o modelo mais longo. Se você já se dá bem com este tipo de combinação, vai tirar de letra!
Como usar cropped blazer no verão
Nem é preciso falar para optar por um tecido bem fresco como a lã fria e o linho, este último ideal para dias bem quentes, ficando ótimo mesmo com uma camiseta básica ou uma camisa bem leve e fresca, nestes casos, arrisque um pouco de cor em calçados e acessórios como um cinto de lona ou um lenço no bolso, por exemplo.
Mostre seu estilo
Com uma peça tão despojada você fica livre para combiná-la com outras roupas que são a sua cara como camisetas com logos bandas de rock, temas geeks ou estampas com desenhos estilosos. Da cintura para baixo também vale tudo, do jeans a alfaiataria, do sapato clássico ao sneaker moderninho, o importante é não se limitar ao lugar comum.
Resumindo
- Cada vez mais o cropped blazer ganha mais força na moda masculina;
- As peças que vão por baixo não podem ser mais longas que o paletó, caso sejam, use por dentro da calça;
- Magrinhos ficam muito bem com esta peça, evitando o efeito “perna de saracura”;
- Quem está muito acima do peso tem que tomar cuidado para não destacar a barriga e o “derrière”;
- Por não ser tão tradicional este tipo de blazer não é encontrado em qualquer loja;
- Mesmo mais curto ele vai muito bem na hora de sobrepor várias peças de inverno;
- No verão o linho ou lã fria são materiais ideais;
- Use criatividade e crie seu look, a peça é versátil e permite inúmeras combinações.
Em que lojas podemos encontrar essa peça? Uma postagem com sugestões de lojas seria uma boa pedida!
Anderson,
dê uma olhada na Mandi, Zara e na Topman. Sérgio K, Invert, Richards, Ricardo Almeida, Armani, TNG e até mesmo a C&A são sérias candidatas a possuir a peça.
Abs.