5 Maneiras de Usar Costumes – Do Formal ao Casual

03/04/2016 1 comentário por

maneiras-de-usar-terno-destaque

Muitas vezes deixamos nossos ternos e costumes encostados em um canto obscuro do guarda-roupas por acreditarmos que não há ocasião para usá-los ou por não pensar em combinações que permitam levar o traja a locais que não exijam algo tão formal. Pois bem, neste artigo mostraremos 5 maneiras de usar o costume ou terno, da mais formal a mais casual, garantindo que você o use em diversas ocasiões e mostre que domina o jeito adulto de se vestir. ; )

1 – Formal – Costume com camisa lisa e gravata

maneiras-de-usar-terno-camisa-gravata

A clássica combinação do costume ou terno com camisa lisa e gravata sempre será o pico da elegância e formalidade masculina. O sapato Oxford e o cinto social acompanham com perfeição e dão ao look um polimento impecável.

Para dar um up: os acessórios são fundamentais, então capriche na gravata, em um relógio com pulseira de couro, lenço no bolso e, se ocasião exigir, um par de abotoaduras ou um prendedor de gravata.

Onde usar: ocasiões formais, no trabalho e em palestras e eventos profissionais.

Peças básicas: costume ou terno escuro (marinho ou grafite), camisa clara lisa ou mesmo branca,  gravata lisa,  de listras ou micro estampa, sapato Oxford preto e cinto de couro discreto.

Também pode: usar camisa com xadrez pequeno extremamente discreto se o ambiente de trabalho permitir.

…….

2 – Semi formal – Costume com camisa lisa, sem gravata

maneiras-de-usar-terno-camisa-sem-gravata

Também conhecido como traje passeio, dá um ar sofisticado ao homem, mas sem tanta pompa e seriedade. O público masculino gosta porque a exclusão da gravata dá mais liberdade, principalmente no calor, o público feminino acha sexy, portanto podemos confirmar que só existem pontos positivos aqui. Os calçados ainda tem que ter seriedade, ou seja, fique com os Oxfords e os Derbys, apesar de muita gente se aventurar com maestria nos loafers croco, por exemplo. Atualmente há quem deixe o cinto de lado neste caso, mas aí há um adicional de casualidade no traje, só faça isso se estiver absolutamente certo deste recurso de estilo.

Para dar um up: um lenço no bolso colocado de maneira displicente,  um relógio clássico com pulseira de couro e um anel ou pulseira mais classudo.

Onde usar: coquetéis, jantares em restaurantes elegantes, trabalho casual que exija uma roupa mais sofisticada, festas, encontros.

Peças básicas: aqui o costume preto ganha um ar mais descolado, sendo tão indicado quanto o marinho ou o grafite, a camisa pode ser clara ou com xadrez discreto, os sapatos pretos ou marrons no caso do traje azul escuro. Quer ser moderninho e usar tênis? Até pode, mas aí o combo torna-se totalmente formal.

Também pode: adicionar uma echarpe nos dias um pouco mais frios, um chapéu para proteger do sol ou do vento durante o dia.

…….

3 – Semi formal/casual – Costume com camisa xadrez, sem gravata

Vamos sair um pouco do costume escuro e pensar em algo mais claro, para um evento diurno?  Uma boa escolha é o traje em tons como bege, areia e castor combinado com uma camisa em xadrez vichy ou madras, sendo que ambos podem ser bem coloridos, a luz do dia só vai deixar essas matizes ainda mais bonitas! As cores que eu sugeri são neutras, logo você vai poder combiná-las com qualquer coisa. Nos pés o loafer ganha espaço, assim como os sapatos de amarrar de nobuck ou camurça, mas isso não quer dizer que você não possa investir em um belo monk strap marrom ou um derby marinho, por exemplo.

Para dar um up: escolha óculos de sol que fiquem perfeitos em seu rosto, um chapéu Panamá e algumas pulseiras de contas para dar um ar ainda mais despojado.

Onde usar: ambiente de trabalho casual, uma festa ao ar livre, um encontro diurno ou um passeio cultural, como uma ida a um museu.

Peças básicas: costume de algodão ou linho, camisa de algodão xadrez e calçado casual de couro.

Também pode: trocar o sapato de couro por um tenis baixo e leve de lona, mas, novamente, o look vai ficar totalmente casual, portanto é melhor ava;liar o local a ser frequentado antes de optar por este calçado.

…….

4 – Casual – Costume com polo ou camisa henley

maneiras-de-usar-terno-camisa-polo

Quando optamos pela polo já estamos falando de um look casual, não que você não possa usá-lo no trabalho, ou em uma ocasião que exija um pouco mais de elegância, mas não contamos mais com desdobramentos do traje formal original, como acontece nos exemplos anteriores. Aliás é bom lembrar que usar um paletó ou um blazer por cima da camisa polo ou da henley é uma boa maneira de tirar a peça da peça de roupa de coxinha, principalmente se você apelar para combinações sóbrias e descoladas como a do exemplo acima.

Para dar um up: um par de óculos cool, um relógio com uma pegada levemente esportiva e algumas pulseiras de couro.

Onde usar: as cores claras caem bem em eventos diurnos descontraídos, mas que mereçam um look alinhado, a noite o visual cobre baladas, festas, encontros e jantares com os amigos.

Peças básicas: costumes (só paletó e calça), camisa polo ou henley e um calçado.

Também pode: o tênis aqui já se encaixa melhor sem chocar tanto. No caso do costume claro também pode rolar uma meia colorida e no verão deixar de usá-las ou escolher uma modelo sapatilha pode ser a solução para o calor.

…….

5 – Casual – Costume com camiseta

maneiras-de-usar-terno-camiseta

Aqui temos a combinação mais permissiva, a casualidade da camiseta dá espaço para combinações descontraídas  e modernas onde acessórios ganham destaque. A t-shirt pode ser básica e lisa, o que facilita a criação do combo, ou pode ter um estampa vintage ou geométrica para dar um ar cool. O calçado pode ser qualquer coisa menos os quadrados sapatênis, pois esse look não é para indecisos ou você quer radicalizar com um sneaker ou prefere a elegância de um sapato.

Para dar um up: um par de óculos cool, um relógio mais descontraído, pode ser até com pulseira de lona colorida, e acessórios como pulseiras e colares bem modernos.

Onde usar: qualquer ocasião que não exija nada muito formal, afinal não é porque você está de terno que o pessoal vai ignorar a camiseta e os tênis! : )

Peças básicas: costumes (só paletó e calça), camiseta, tênis ou sapatos.

Também pode: o tênis aqui já se encaixa melhor sem chocar tanto. No caso do costume claro também pode rolar uma meia colorida e no verão deixar de usá-las ou escolher uma modelo sapatilha pode ser a solução para o calor.

…….

Obs: este post contempla roupas para meias estação e verão, para trajes de inverno faremos um post a parte em breve.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “5 Maneiras de Usar Costumes – Do Formal ao Casual”

  1. Thiago Lourenço says:

    Ricardo,

    Parabéns pelo site. Acredito que nós, homens brasileiros, merecíamos dicas como essas, de forma a nos pôr em melhor situação em nossa “moda-cultura”.

    Aliás, seguindo na toada do post acima, gostaria de deixar a dica do site http://www.permanentstyle.co.uk/. Ainda, quanta diferença dos ingleses p/ nós…

    Abraço,

Deixe um comentário