Noivos: 5 Opções de Roupas Formais Para o Dia do Casamento

24/01/2016 Sem comentários por

opcoes-trajes-noivo-smoking_dest

É natural que a escolha do traje para casamento seja um assunto delicado para o noivo, afinal um evento tão importante não dá espaço para gafes e muitas dúvidas aparecem nessa hora. Será que é melhor optar por um terno, a solução mais simples, ou será que um fraque é mais chique? Qual cor de gravata é mais indicada? Pode usar acessórios? Essas são só algumas das perguntas que nossos leitores tem feito a respeito do traje ideal para o noivo em um casamento, então explicaremos uma a um:

1 – Terno ou costume

opcoes-trajes-noivo-terno

Tradicional e popular, mas não menos elegante, o terno (com colete) ou o costume (traje sem colete) sempre farão parte dessa ocasião especial. Na hora de escolher o seu, preste atenção no caimento correto, seja ele tradicional (aqui) ou slim fit (aqui) e procure um bom tecido (preferencialmente lã fria).

Cores: pela manhã as cores claras (azul, bege e cinza claro)  são mais adequadas; a tarde os tons ficam mais escuros, logo, há espaço para um cinza médio e marinho; a noite o preto é o mais correto se a cerimônia for muito chique (black tie opcional), mas um dress code menos exigente permite também o grafite e o marinho.

Sapatos: tem que ser de amarrar como os oxfords ou derbys e a cor mais formal e chique é o preto, mesmo o traje marinho aceitando o calçado marrom.

Onde comprar: lojas especializadas em roupas formais masculinas ou em um alfaiate para um traje feito sob medida, que pode custar a partir de uns 1.600 reais.

Gravata: gravata de cor neutra para não chamar muita atenção (deixe isso para a noiva) o que nos leva a branca, preta ou cinza, podendo ou não ter listras transversais. Durante o dia as de tecido muito brilhante são dispensáveis, guarde-as para os eventos noturnos. Se quiser optar por uma borboleta, fique a vontade!

Outros acessórios: o lenço branco no bolso dá um toque de classe ao traje, um relógio clássico de pulseira de couro é um detalhe elegante e o boutonniere, o pequeno arranjo preso a lapela, serve para dar o clima de festa que o terno precisa. Se estiver sem o colete, um tie-clip pode ser adicionado, mas tome cuidado para não ficar parecendo uma árvore de Natal, se achar necessário exclua algum acessório que esteja muito próximo ao rosto.

…….

2 – Smoking

opcoes-trajes-noivo-smoking

Formal e classudo ele é garantia de um visual inesquecível, desde que você compre ou alugue algo de qualidade. Os smokings geralmente tem o corte mais tradicional, então pensar em fazer algo sob medida pode ser uma boa se você consegue arcar com o custo de um traje desse tipo.

Cores: aqui não dá para inventar, pois certamente a cerimônia que exige tal traje será a noite e o preto é clássico e a prova de erros, sobretudo quando usado com uma camisa branca de corte impecável.

Onde comprar: em lojas de roupas formais masculinas, de roupas para festas ou contratando um alfaiate para fazer sob medida.

Sapatos: oxford preto, pode ser até um luxuoso wholecut de verniz.

Gravata: a borboleta preta é a melhor escolha.

Outros acessórios: o lenço branco no bolso dá um toque de classe ao traje, um relógio clássico de pulseira de couro é um detalhe elegante e o boutonniere, o pequeno arranjo preso a lapela, serve para dar o clima de festa que o terno precisa.Abotoaduras também são um belo toque!

Dica: se seus convidados são pessoas muito simples, escolher um smoking pode destoar demais do restante dos presentes e deixá-los pouco a vontade. Pense nisso antes de bater o martelo!

…….

3 – Fraque

opcoes-trajes-noivo-fraque

Na maioria das vezes o paletó é longo e cinza escuro com a calça combinando a cor, mas com risca de giz, já o colete é cinza ou branco. Digo “na maioria da vezes”, porque já ví algumas variações de tons e até de cores em todas as peças citadas.

Cores: tentar escapar do cinza não é muito fácil, apesar de existirem até versões diurnas do traje em bege ou azul, o que faz com que ele perca muito de sua solenidade, além de descaracterizá-lo.

Sapatos: oxford preto é mais sério e elegante para a ocasião.

Onde comprar ou alugar: lojas de roupas para festas.

Gravata: tradicional (pode ter brilho) e lisa, nas cores prata ou branco.

Outros acessórios: lenço branco de algodão no bolso, abotoaduras e o botonniere, se quiser.

Dica: quem tem baixa estatura sofre com este tipo de paletó, pois ele encurta as pernas, se este é o seu caso, talvez o smoking e o terno sejam melhores opções. Caso não queira abrir mão do fraque, escolha o meio fraque como traje para os padrinhos.

…….

4 – Meio Fraque

opcoes-trajes-noivo-meio-fraque

Seria idêntico ao fraque se não fosse seu paletó mais curto, mas não tanto quanto em um terno tradicional, ou seja, novamente os baixinhos saem perdendo aqui, aliás todo mundo sai, ninguém quer que suas pernas pareçam curtas, não é?

Cores: paletó cinza escuro, calça cinza com riscas de giz e colete cinza com risca de giz.

Sapatos: oxford preto é mais sério e elegante para a ocasião.

Onde comprar ou alugar: lojas de roupas para festas.

Gravata: pode ser um pouco menos solene, com listras e alguns toques de cores que não sejam neutras, mas tudo muito discreto.

Outros acessórios: lenço branco de algodão no bolso, abotoaduras e o boutonniere, se quiser.

Dica: quem tem baixa estatura sofre com este tipo de paletó, pois ele encurta as pernas, se este é o seu caso, talvez o smoking e o terno seja melhores opções.

…….

5- Casaca

opcoes-trajes-noivo-casaca

É o traje reservado para solenidades extremamente formais e importantes, como um casamento da realeza, por exemplo, em uma ocasião onde estarão presentes meros mortais pode soar extravagante. O paletó é curto na frente e tem uma cauda longa bipartida com a calça combinando e um colete branco, acompanhado sempre de camisa branca e gravata borboleta branca.

Cores: paletó e calça pretos, sem exceção.

Sapatos: o oxford preto pode ser de verniz. Aqui o wholecut também cai bem.

Onde comprar ou alugar: lojas de roupas para festas.

Gravata: como já disse, deve ser uma borboleta branca.

Outros acessórios: lenço branco de algodão no bolso e abotoaduras.

Dica: Para pais e padrinhos escolha o meio fraque.

…….

Dicas para escolher melhor a roupa para seu casamento

  • Seu traje tem que estar alinhado com o da noiva, mas sem ofuscá-lo;
  • É importante destacar também o noivo, portanto escolha trajes de modelos e/ou cores diferentes para os pais e padrinhos;
  • Pese bem o uso de acessórios, se achar que algo está sobrando não exite em excluir;
  • O arranjo da lapela (boutonniere) deve combinar com o buquê;
  • Não caia na tentação de fazer uma combinação diferentona com a camisa e a gravata, muitas vezes isso não fica como você havia imaginado, e o pior, você só nota quando está vendo as fotos do evento! Aí já era!

Leia também:

Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Noivos: 5 Opções de Roupas Formais Para o Dia do Casamento”

Deixe um comentário