O Look Certo: Blazer Marrom Quebrando o Tom Sobre Tom de Azul

16/09/2016 Sem comentários por

O Look Certo: Blazer Marrom Quebrando o Tom Sobre Tom de Azul

Em outro “look certo” (este aqui) falamos sobre como é possível quebrar um look (quase) monocromático usando um padrão window pane, desta vez temos um caso similar, só que não se trata de uma combinação usando apenas um tom de azul, mas uma combinação conhecida como “tom sobre tom ( ou “ton sur ton”, saiba mais aqui), unindo roupas de uma mesma cor mas em tons diferentes.

Na verdade não há nada de errado em usar esse recurso para montar seu look, entretanto se você usar cores muito próximas o visual pode ficar um pouco cansativo, sobretudo se aplicado ao dia a dia, o ideal aqui é usar uma cor contrastante para deixar o resultado mais interessante.

Por que funciona?

O contraste do blazer marrom com o fundo azul criado pelo restante das peças agrada o olhar e evita que o look se torne entediante, chamando atenção mesmo que os tons sejam todos escuros. O jogo de texturas presentes na gravata, camisa de chambray e no blazer também adiciona um tempero adicional a combinação, até os botões bicolores estão contribuindo com o visual, afinal a beleza mora nos detalhes, não, é?

Não há como não elogiar o caimento das peças, do blazer slim fit bem cortado, perfeito nos ombros, nos braços e na cintura, além da camisa, que mesmo estando por baixo e revelando pouco de sua estrutura permite notar que não há tecido sobrando.

Experimente…

combinar um sapato loafer castanho, o visual com leve toque casual suporta esse tipo de calçado sem nenhuma contraindicação. Oxfords e derbys também cabem aqui, dos modelos mais formais, até os de nobuck, mais descontraídos.

Não seria a mesma coisa se…

o autor do look tivesse optado por um blazer marinho, pois, como já foi dito, o combo não teria o mesmo impacto visual, apesar de continuar correto e elegante.

Resumindo:

  • Mesmo sendo uma boa maneira de combinar peças, as vezes é melhor quebrar o tom sobre tom com uma peça contrastante;
  • Texturas e detalhes também ajudam na composição, pense neles ao se vestir;
  • O caimento é outro elemento importante, esse look não funcionaria com peças que não valorizassem o corpo;
  • Loafers de couro marrom cabem bem aqui, mas ainda há espaço para os tradicionais oxfords pretos;
  • Experimente visualizar essa combinação com um blazer marinho tradicional para ver o quanto o marrom faz diferença.

Dicas adicionais:

Para gordinhos – as cores escuras são uma boa para você, mas aqueles que estão muito acima do peso devem repensar o traje slim fit, provavelmente ele vai marcar demais, o melhor é optar pelo corte tradicional.

Para baixinhos – o baixo contraste das peças ajuda a alongar a silhueta, mas tome cuidado com sapatos muito arredondados, como certos tipos de botas, o loafer, como sugerido anteriormente, é uma boa escolha.

Para os altões – os tons escuros blocados podem alongar demais, mas usar o blazer aberto pode diminuir essa impressão. Um lenço de cor clara colocado no bolso vai ajudar a dar destaque para seu rosto.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Look Certo: Blazer Marrom Quebrando o Tom Sobre Tom de Azul”

Deixe um comentário