Dica: Camadas de Roupa a Mostra Ajudam a Compor o Visual Masculino

02/07/2016 2 Comentários por

Dica: Camadas de Roupa a Mostra Ajudam a Compor o Visual Masculino

Quando usamos o recurso da sobreposição de várias peças de roupa (ou layering) esperamos que os itens combinados resultem um look que reflita nosso estilo e personalidade, pois eles dependem de uma escolha pessoal que poucas chances tem de ser obtida por outra pessoa, além disso, a maior diversidade de elementos ajuda a conseguir um impacto visual maior e mais interessante.

Explorando as camadas

Mas o layering não depende somente do que você usa, mas também de como você usa, aliás isso vale para tudo na moda masculina, não é? Uma camisa colocada por dentro da calça e sobreposta por uma malha tem um efeito, se estiver por fora da calça e for mais longa que a blusa, certamente influenciará no resultado, mudando os pontos focais do combo. O mesmo vale se você repuxar as mangas e dobrar os punhos da camisa, novamente mostrando mais do que apenas o colarinho.

Dica: Camadas de Roupa a Mostra Ajudam a Compor o Visual Masculino

Dois exemplos de layering que chamam atenção de maneiras diferentes: a direita a malha listrada atrai o olhar, a esquerda as partes da camisa xadrez que se revelam tornam o visual mais interessante.

Todas estas pequenas sacadas podem ser a diferença entre o cara estiloso e alguém que mesmo bem vestido não se destaca na multidão, ou o contrário, já que também podem resultar em más escolhas. Saber usar os elementos visuais presentes em sua indumentária para valorizá-la é tão importante quanto saber combinar cores ou conhecer o caimento correto de um terno.

Na foto do topo temos um bom exemplo: o camiseta listrada acabou complementando a blusa* e criando pontos de interesse próximos ao rosto, quadril e mãos, mas também é importante frisar que esse tipo de recurso não deve ser usado se você não deseja que certas partes de seu corpo atraiam o olhar. As listras na linha da cintura, por exemplo, não são indicadas para quem está muito acima do peso ou tem quadril largo.

*Note que os punhos e a barra da blusa também são listrados!

Peças para repensar o uso:

  • Camisas
  • Camisetas, principalmente as que tem algum padrão ou estampa;
  • Polos;
  • Malhas.

Como fazer:

  • Dobre as mangas, quando possível;
  • Deixe golas e colarinhos aparecendo;
  • Não abotoe totalmente cardigãs, casacos, jaquetas e blazers;
  • Use blusas e camisas com gola alta;
  • Aproveite o contraste de cor.

Se para você isso parece novidade, aconselho a buscar fotos de looks masculinos em redes sociais como o Pinterest, Instagram e Tumblr, atentando para detalhes no uso das roupas que fazem com que certos elementos, mesmo não estando em destaque, consigam despertar atenção e dar mais estilo ao look.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Dica: Camadas de Roupa a Mostra Ajudam a Compor o Visual Masculino”

  1. Jarça says:

    Olá, Ricardo boa tarde.

    Descobri seu site pesquisando pela NET e fiquei maravilhado com a gama de dicas e informações para o publico masculino, parabéns!

    Tenho uma dúvida, trabalho em uma empresa onde a formalidade não é muito exigida, porém com o bom senso quero sempre manter um estilo. hoje venho utilizando calça jeans, sapatênis e camisa social, entretanto sei que ainda está incorreto, o que devo mudar ou acrescentar neste estilo?

    Muito obrigado.

    Grande abraço

    • Ricardo says:

      Jarça,
      acho muito bacana que mesmo não sendo cobrado em seu ambiente de trabalho você tenha a iniciativa de melhorar seu estilo, muita gente fica na zona de conforto, ainda mais quando a vida profissional não exige.

      Não é necessário nada demais para ter um visual casual que seja profissional, mas tem muita gente que faz drama a respeito disso. Eu acho que é fundamental ter um jeans escuro e discreto, algumas camisas casuais sem muitos detalhes e camisas sociais de boa qualidade, o upgrade pode vir por conta de uma gravata ou de um blazer para deixar o look mais sofisticado.

      Quanto aos calçados, aqui realmente acho que você tem que mudar, deixando de lado os sapatênis que estão cada vez mais com cara item para frequentar churrasco na casa de amigos. O sapato, mesmo que seja casual, de nobuck, com sola colorida e afins é mais profissional e elegante.

      Caso queira algo mais colotido, também pode seguir por este caminho:
      http://www.canalmasculino.com.br/calca-color-no-look-para-trabalho/

      Abs.

Deixe um comentário