De uns tempos para cá tenho notado uma polarização no público masculino, alguns homens parecem só se importar com novidades e tendências, outros se fecham ao que surge de novo e prezam apenas o tradicional.
Longe de apoiar ou criticar qualquer um dos dois lados, pois acredito que ambos podem gerar bons resultados – sobretudo se colocarmos na balança elementos como cultura, religião, localização, profissão e posição social, etc – mas minha opinião é que o equilíbrio entre os dois perfis leva ao melhor cenário.
Para os que defendem a moda masculina clássica, é bom lembrar que muito do que é considerado clássico hoje já foi novidade um dia e certamente encontrou seus detratores. Até a camiseta branca de algodão chocou a sociedade quando foi usada como peça principal, sendo que antes ela não passava de um underwear que protegia a camisa; o jeans era roupa de trabalhador braçal; os tênis eram usados apenas durante a prática de esportes, e por aí vai…
Já os que só tem olhos para o que é moderno, saibam que o arrojo tem um preço: nada é novidade por mais de 12 meses, isso os mantém em uma incessante busca que talvez nunca os satisfaça completamente. Também existem aqueles que se entregam ao consumo se julgamento para poder acompanhar o ritmo das mudanças e depois se arrependem de suas escolhas.
Em um universo perfeito o ideal seria saber valorizar os clássicos e acompanhar de perto as novidades para incorporá-las assim que elas parecessem uma boa opção e provassem sua serventia, mas nesse mundo polarizado em que vivemos isso é bem difícil, todo mundo parece que tem que torcer por um “time”.
Contudo, quando falamos de estilo estamos tratando de personalidade, de escolhas pessoais que fazem o seu visual único, então a coisa mais inteligente a se fazer é observar a moda masculina como um todo e lembrar que muito do que é novidade, não passa de uma releitura do que já está aí faz muito tempo, ou seja, não faz sentido torcer o nariz, seja você clássico ou moderno, o importante é vestir o que te favorece e te representa, mesmo que existam limitações para isso.
#PAZ ; )