Cuidados Com as Roupas Guardadas Durante o Inverno e a Pandemia

0

Cuidados Com as Roupas Guardadas Durante o Inverno e a Pandemia

Com o trabalho remoto, também conhecido como home office, muita gente adotou o pijama como novo traje social ou, na melhor das hipóteses, uma calça de moletom combinada com uma camiseta de algodão ou camisa de flanela, enquanto isso o restante do seu repertório está guardado e protegido no armário, certo?

Errado!

Mesmo no armário as roupas são suscetíveis a umidade, poeira ou mau cheiro, por exemplo, então é necessário, vez por outra, dar uma geral no acervo para ver se algo não está estragando e você nem está sabendo.

Cuidados com as roupas guardadas durante o inverno e a pandemia

Veja alguns exemplos de desastres que podem se abater sobre suas roupas, calçados e acessórios:

Problema 1 – Couro embolorando ou mofando

O couro de sapatos, cintos e bolsas embolora por causa de umidade próxima ao local.

Solução – Uma vez por mês tire seus sapatos, bolsas e cintos de do local onde estão guardados e dê uma boa olhada na situação, se estiverem embolorados, passe um pano levemente umedecido com uma solução de água com vinagre branco até tirar todo o bolor. Deixe-os secar a sombra.

Problema 2 – Cheiro de roupa guardada por muito tempo

Roupa com cheiro de guardada é muito comum, principalmente agora que muita gente nem está saindo de casa, então certas peças tem raros momentos fora da gaveta.

Solução – Coloque suas roupas para tomar um pouco de sol, se não resolver, o jeito é lavá-las novamente e só então colocá-las de volta no armário. Outra solução menos radical é borrifar uma solução vinagre branco e bicarbonato de sódio, na proporção de 1 para 1/4, mas nem sempre é suficiente.

Problema 3 – Roupas empoeiradas

Solução – Se estiverem fora do guarda-roupas estão pagando o pó da casa, então coloque-as em local fechado ou em um case adequado, como aqueles feitos para ternos. Sacos de TNT podem resolver para blusas e calçados.

Se estiverem dentro do guarda roupas verifique se as portas estão fechando corretamente ou se o móvel não tem um problema de cupins, as vezes o pó é o resíduo da ação dessa praga, então aplique no móvel um produto para combatê-los.

Problema 4 – Suas roupas parecem roídas. Traças a vista!

É muito triste pegar sua malha favorita e encontrar um baita rombo no tecido que surgiu do nada! Nesse caso você tem um problema de traça em sua casa!

Solução – Limpe bem seu armário e faça um composto caseiro para borrifar nas danadas, a receita está neste site.

Problema 5 – As roupas estão deformando

Provavelmente você está guardando no lugar errado ou de maneira errada, quando é por curtos períodos de tempo isso pode não afetar a peça, mas depois de muito tempo o prejuízo é quase certo.

Solução – Guarde as malhas dobradas nas gavetas, nos cabides elas vão deformar. Se suas camisas estão naqueles cabides fininhos de plástico ou arame, troque pelos de madeira com modelagem de camisa. Os blazers e paletós tem que ficar em cabides com suporte para ombreiras, senão também deformam.

Neste post eu falo sobre os melhores cabides para sua roupa.

Problema 6 – A roupa está vincada

Roupa que fica na gaveta por muito tempo, mesmo bem passada e dobrada, pode adquirir alguns vincos muito visíveis e deselegantes.

Solução – O jeito é usar algum produto tipo Passe Bem ou vapor para soltar a fibras e usar o ferro quente para tirar os vincos.

Problema 7 – O couro está ressecando

Solução – passe produtos específicos para hidratar couro, eles são vendidos em lojas especializadas na Internet ou em Shoppings. No caso dos sapatos uma boa engraxada já basta, mas também existem hidratantes exclusivos que são vendidos em sapatarias.

Problema 8 – Os tecidos estão amarelando

Muito tempo sem uso pode deixar alguns tecidos amarelados, principalmente os de algodão.

Solução – basta lavar de novo e deixar a roupa secar. Lembre-se sempre: se for lavar qualquer coisa antes verifique os cuidados listados na etiqueta. Produtos mais sensíveis devem ser levados em uma lavanderia especializada.

Problema 9 – Os tecidos estão embolorando ou mofando

Assim como o couro, alguns tipos de tecido também podem embolorar com mais facilidade.

Solução – Acontece muito com sarja e jeans, como o problema está nas fibras, tirar com vinagre e bicarbonato de sódio é mais difícil, muitas vezes o bolor acaba voltando, eu prefiro lavar a roupa de uma vez.

…….

Nota final:

Por incrível que pareça, muita roupa se perde por ficar guardada, porém esquecida no armário. Como você pôde ver acima um espaço fechado não é garantia de que seu acervo estará a salvo, uma checagem regular, seguida de cuidados adequados, pode salvar muito do que você não está usando agora, mas vai querer vestir quando tudo estiver um pouco mais normal.

…….

Mais links úteis:

Dica: Como Limpar Seus Sapatos de Couro

Cuidados Para Limpar e Conservar Sua Bolsa ou Mochila de Couro

Deixe uma resposta