Cuidados Para Limpar e Conservar Sua Bolsa ou Mochila de Couro

0

Uma boa bolsa ou mochila masculina de couro é um investimento e tanto, além disso a peça cumpre o papel de grande quebra-galho no dia a dia, ajudando a proteger e transportar seus materiais e pertences pessoais.

Cuidar de algo tão importante é uma obrigação que devemos levar a sério, mas não entre em pânico, basta seguir as dicas abaixo para ter sua bolsa ou mochila de couro por muito tempo.

Como guardar bolsas ou mochilas de couro

Obs: estas dicas levam em consideração o couro tradicional, para casos específicos como croco, nubuck ou chamois, procure um serviço especializado.

1 – Guardar no armário ou pendurar?

Se você vai usar a bolsa ou mochila novamente em breve, pode deixá-la pendurada em um mancebo, cabideiro ou gancho, mas não a mantenha lá por muito tempo, pois a alça pode deformar. O ideal é manter a bolsa protegida em um armário.

2 – Como guardar/posição

Mantenha a bolsa de pé e coberta por um saco de tecido (branco ou cru) que não deixe o couro abafado nem vá manchá-lo, algumas delas vem embaladas com um saco de TNT, o ideal é guardá-lo e usá-lo toda vez que for deixar a bolsa muito tempo sem tomar ar, ou seja, nada de sacos plásticos.

A peça que não é estruturada pode “desabar”, então o melhor é preenchê-la com pequenas almofadas ou algum tecido que não marque o couro.

3 – Evite umidade

Dentro ou fora do armário, sempre evite locais abafados e úmidos, este tipo de ambiente não faz bem para o couro. Prateleiras abertas podem ser uma melhor opção!

…….

Como limpar bolsas ou mochilas de couro

1 – O que usar para limpar a bolsa

Nunca use produtos químicos para limpar sua bolsa, mesmo que seja um simples álcool gel! O produto ideal para fazer o serviço é também o mais barato: água! Umedeça um pedaço de pano macio e passe gentilmente na parte externa.

Se a bolsa for de camurça ou tiver detalhes nesse material você pode aproveitar as dicas deste post para limpá-la melhor.

2 – Parte interna

Tire todo o conteúdo da bolsa ou mochila e e vire-a para baixo a fim de que qualquer poeira ou fiapo caia para fora. Um fita adesiva enrolada na mão pode ajudar a tirar esses pequenas sujeirinhas, basta encostá-la por todo forro gentilmente.

Se for possível puxar o forro para fora você consegue lavá-lo com uma espoja levemente embebida em água com vinagre. Deixe do lado de fora enquanto estiver úmido e só coloque para dentro quando estiver completamente seco.

3 – Manchas difíceis

Se a bolsa tiver manchas decorrentes de gordura, tinta ou algo mais difícil de limpar do que uma simples sujeira superficial, procure uma empresa especializada em limpeza de acessórios de couro.

…….

Cuidados especiais para preservação

1 – Se molhar

Se a bolsa molhar com a chuva, por exemplo, seque a área externa com um pano macio seco, não apele para secadora ou secador de cabelos, o calor excessivo pode danificar o couro e deformá-lo.

2 – Hidratação

Existem produtos específicos para hidratação do couro, que podem ser encontrados em lojas de bolsas ou sapatos, além dele também é indicado o óleo de amêndoas. Antes de passar qualquer produto desse tipo leia as instruções da marca na etiqueta ou folhetos enviados junto com o produto.

O couro necessita de hidratação periódica (6 em 6 meses) e não deve ser deixado no sol.

3 – Desgaste e manchas

Cuidado com o contato com tecidos ásperos ou que possuem tingimento pesado e costumam soltar tinta, a fricção que ocorre com a calça jeans geralmente suja o couro nessa área de contato.

…….

Dica final

Produto com couro claro necessita do dobro de atenção, tanto na hora de guardar, pois pode encostar em algo que o manche, pegar tinta da roupa, manchar com produtos de limpeza inadequados, enfim, a cor clara deixa tudo mais visível, principalmente quando falamos de sujeiras, bolores, marcas ou borrões.

Em último recurso, recorra ao site do fabricante, muitas vezes os cuidados necessários para manter o produto estão disponíveis para acesso ou download.

Deixe uma resposta