Como Usar Roupa Social no Inverno Sem Passar Frio

Saiba quais são as peças do guarda-roupas masculino que podem te ajudar a ficar protegido no frio mesmo usando roupa social.

0

Quem trabalha com traje formal no inverno ou tem algum evento elegante durante a estação mais fria do ano sempre esbarra em um problema: como se manter aquecido vestindo roupa social e respeitando o dress code exigido?

Realmente é um desafio, mesmo para quem tem um terno ou costume de qualidade, a baixa temperatura sempre é um obstáculo, no entanto, ele não é impossível de transpor, existem soluções, algumas óbvias, outras nem tanto, que podem te ajudar a ficar mais confortável dentro da sua roupa social sem passar frio.

Como Usar Roupa Social no Inverno Sem Passar Frio

Abaixo 10 dicas de como turbinar a alfaiataria para deixar a “friaca” do lado de fora:

1 – Malha por cima da camisa

Acho que é uma das soluções mais óbvias, mas também uma das mais eficazes: usar uma malha por cima da camisa social, preferencialmente a de gola V que deixa a vista um pedaço do colarinho e o nó da gravata.

Opte por malhas de cores neutras (marinho, preto, cinza) e sem desenhos ou padrões muito chamativos, as lisas são perfeitas.

As de ponto meia são mais leves e fáceis de usar, os tricôs mais pesados aquecem que é uma beleza, mas fazem um bom volume sob o paletó, deixando alguns incomodados.

Alguns escritórios não permitem nada por cima da camisa, então você vai ter que tirar a peça quando chegar, mas pelo menos chegou aquecido no trabalho.

…….

2 – Camiseta manga longa por baixo da camisa

Não é tão efetiva quanto o tricô, mas uma camiseta manga longa por baixo da camisa social pode ajudar a manter o corpo alguns graus a cima do congelamento. A parte boa é que elas são baratas pois você precisa de algo bem básico.

Uma dica: se for comprar opte pelas que tem um tom similar ao de sua pele ou vá de cinza mescla ou qualquer tom de cinza claro ou mediano, são as que aparecem menos quando a camisa tem uma certa transparência.

Gola V também é uma boa caso você queira afrouxar a gravata e soltar o botão do colarinho.

Outra coisa boa: ela pode ser usada em conjunto com outras peças, como o próprio tricô que acabei de citar, isso aumenta suas chances de ficar aquecido!

…….

3 – Undershirt

Pouco explorada pelos homens brasileiros, a undershirt é um ótimo recurso para proteger a camisa do suor e o corpo do vento frio, pois cria mais uma barreira para barrar a vil brisa de inverno.

Para quem não conhece, trata-se de um underwear similar a uma camiseta feita de tecido tecnológico que mantém o suor longe da roupa, absorvendo a umidade enquanto deixa o corpo respirar.  As cores sempre tentam imitar os vários tons de pele e não aparecem por baixo da camisa social.

…….

4 – Usar o traje de três peças

Parece um pouco óbvio, mas muita gente não pensa que o inverno é um bom momento para usar o terno, ou seja, paletó, calça e colete, este último protegendo o peito e te mantendo mais aquecido.

Também vale comprar um colete de alfaiataria a parte e usá-lo em uma combinação um pouco mais ousada, já que raramente ele será igual ao restante do traje. Contudo, é bom avisar que nem toda empresa permite uma peça fora do combo social, mesmo sendo de alfaiataria, então consulte antes o código de vestimenta de seu ambiente de trabalho para saber se pode ou não usá-lo.

…….

5 – Colete de nylon

O famoso colete dos “farialimers”! Eu sei que você deve ter pego asco dessa peça por causa daquela combada de executivo almoçando na praça de alimentação do shopping só de camisa e colete, mas saiba que em muitas cidades da América do Norte e da Europa é muito comum usar a peça por baixo do paletó para proteger o dorso do frio, tirando-o dentro do escritório, claro.

…….

6 – Cachecol

Item indispensável para evitar lufadas de ar congelante atingindo deu pescoço, porém existe outro recurso muito útil: cruzar as duas pontas do acessório por cima do peito, como um xale, e depois abotoar o paletó, evitando que o V do tórax exponha a fina camisa social e, consequentemente, sua pele. Cachecóis mais longos permitem passar a ponta por baixo do braço, mas não podem ir muito além disso, caso contrário você vai parecer uma múmia!

Isso pode ser feito em casacos e jaquetas também, pense a respeito na próxima vez que deixar as pontas soltas do cachecol e estiver um tremendo frio!

…….

7 – Sobretudo

É a solução mais cara, mas também a mais elegante! O casaco longo – pode ser um ulster coat, um pea coat, trench coat ou até mesmo um corta vento com uma modelagem mais elegante – protege você e seu terno ao mesmo tempo.

Nestes posts eu falo mais detalhadamente sobre eles:

…….

8 – Meias de lã

As meias sociais finas são para verão ou meia estação, no máximo, no frio o ideal é usar meias de lã mais encorpadas, mesmo você achando que tem que vestir o mesmo tipo de meia o ano inteiro. Existem lojas especializadas em meias que podem te oferecer peças de diversas espessuras, basta dar uma procurada.

…….

9 – Dress boots

A dress boot nada mais é do que uma bota masculina com cara de sapato social. Botas como as chelsea, chukka ou as cap toe com modelagem similar ao sapato oxford ou derby podem deixar suas canelas longe da ventania congelante. Some a elas uma meia espessa de lã e pare de se preocupar com o frio nos pés!

…….

10 – Luvas

Outro acessório que o homem brasileiro despreza, mas que é um santo remédio para quem mãos frias, além de dar aquele toque europeu ao visual formal!

Se você não tem muita para gastar compre as de tricô, são mais baratas e cumprem seu papel, as de couro cabem no bolso, não pense duas vezes, eles fazem toda a diferença, principalmente as feitas de pelica e forradas com pele!

…….

Dica final:

Se for a um casamento adicione ao look apenas peças que você consiga deixar no guarda volumes, ninguém quer passar uma festa inteira segurando um casaco, por exemplo.

…….

Nota do autor

Como eu já disse, ninguém te impede de usar ao mesmo tempo mais de uma peça das que foram indicadas. Com um casaco de respeito, cachecol, undershirt, bota e meias quentes, não tem como passar frio – essa é apenas uma sugestão de combo dentre tantas outras possíveis.

O problema maior do brasileiro é a falta de costume em lidar com o frio e o preconceito, é o fim da picada ouvir marmanjo falando que não usa cachecol porque é frescura ou que tem vergonha de vestir uma undershirt, só para citar algumas babaquices que já recebi como comentário nas publicações do site.

A verdade é que o homem esperto, informado e estiloso não passa frio, nem trabalhando de traje social!

Deixe uma resposta