Existe um tipo de traje profissional que está entre o formal e o casual, já que não requer o terno ou costume completo, abrindo mão do paletó, mas também não cede totalmente a casualidade, mantendo uma certa seriedade que pode variar de acordo com o dress code da empresa.
Este traje, composto somente por camisa, calça, gravata e sapato, é quase que uma versão tropical da indumentária de trabalho mais tradicional e não é difícil entender porque se tornou tão popular em nosso país, principalmente se levarmos em conta nosso clima e o gosto do brasileiro em tomar certas liberdades com a roupa social.
Como combinar camisa e gravata em looks para trabalho sem blazer ou paletó
As escolhas, quando se tratam de uma adição a calça de alfaiataria, não diferem muito do que fazemos quando temos um terno ou costume, veja abaixo:
1 – Tom sobre tom sempre funciona
A dica ideal para quem não gosta de perder tempo com combinações complicadas está em fazer o tom sobre tom da gravata com a camisa, ou seja, escolha uma camisa clara, como a da foto, e adicione uma gravata em um tom mais escuro. O acessório pode ter um padrão ou estampa, mas vai funcionar melhor se a matiz predominante for derivada da cor da camisa.
…….
2 – O tamanho do xadrez indica o grau de casualidade
Uma camisa xadrez é naturalmente mais casual do que uma listrada ou lisa, mas o tamanho do padrão também indica o grau de casualidade: o xadrez grande é bem casual e fica melhor com um jeans ou sarja, já o xadrez pequeno e discreto pode ser usado com alfaiataria ou com uma calça chino comportada. Na hora de combinar a gravata, use uma lisa cuja cor esteja presente também no padrão da camisa.
…….
3 – Uma cor + branco é sucesso na certa
Entre as cores neutras, o branco uma das que mais se destaca para o traje de trabalho, pois sempre traz aquela aparência limpa e profissional para o combo. Embora as soluções com essa cor pareçam óbvias e pouco ousadas, a verdade é que elas são quase que obrigatórias para quem quer um visual perfeito. Para montar sua combinação basta escolher uma cor bem séria – como cinza, marinho, preto, marrom ou vinho – para calças e gravata e manter a clássica camisa branca, ou, no máximo, com listras da matiz escolhida.
…….
4 – Misture padrões para um efeito mais vistoso
Saber coordenar padrões e estampas pode resultar em um visual muito bacana, você precisa apenas dosar esses elementos, por exemplo: um camisa de listras final pede uma gravata com desenhos maiores, que sejam bem discerníveis, assim não há a possibilidade de que eles se confundam ou que a informação contida nesses padrões não se torne inteligível.
A questão das cores continua com a mesma solução: se houver algum tom que se repita em ambas as peças, a combinação está garantida.
…….
5 – Use a gravata para tornar o look mais formal ou mais casual
Gravatas de material nobre e estampas clássicas como as regimentais (listradas) e micro estampa são mais adequadas para um combo sério, gravatas de malha ou as de crochê combinam muito bem com o estilo casual, acompanhando camisas de chambray ou co xadrez vistoso. A verdade é que o estilo da gravata pode mudar completamente sua apresentação.
…….
6 – Prendedores de gravata são seus melhores amigos
Quando você não conta com um paletó, blazer ou mesmo colete para manter a gravata no lugar o prendedor de gravata (tie bars, tie clips, tie pins) são seus melhores amigos. Eles vão evitar que o acessório sofra algum acidente – cair na pia molhada, por exemplo – e mantê-lo no prumo, mesmo nos dias de vento forte, além disso dão um toque sofisticado ao look e chamam atenção.
…….
7 – Gravatas borboleta são uma opção
O modelo borboleta tem um ar descolado que pode funcionar para quem quer alguma coisa diferente para o visual do trabalho. Os métodos para combiná-la são os mesmos usados para gravatas tradicionais, mas é bom atentar para sua largura, pessoas de rosto muito fino devem privilegiar as pequenas, que se mostrem proporcionais, já as pessoas de rosto grande podem usar as largas para manter a harmonia.
…….
8 – Cuidado com as camisas escuras
Só para lembrar: camisas de cores muito escuras não são apreciadas em qualquer escritório, muitas empresas acham o visual muito pesado, embora o combo possa ficar estiloso devido a presença delas. O melhor é investir nas peças claras ou, em alguns casos, equilibrar o traje combinando com uma calça em um tom mais leve, como na foto acima.
…….
9 – As calças também são importantes: saiba escolhê-las
Para os looks que privilegiam um ar mais sério fique com as calças de alfaiataria, elas são imbatíveis. As cores neutras vão facilitar a combinação com camisa e gravata, portanto tenha sempre itens nas cores preta, marinho, cinza médio, grafite e bege.
Se a ideia é atingir um visual casual, mas elegante, invista em jeans escuros, sem muitos detalhes e efeitos, calça de sarja e chinos neutras.
10 – Altura da gravata
Quando estiver usando calças de alfaiataria e camisa social deixe a ponta da gravata tocar o cinto, como se estivesse usando o terno completo, No caso de um jeans ou uma peça de sarja, deixe que a gravata termine dois ou três dedos antes, pois geralmente a cintura desses modelos é mais baixa e não faz sentido deixar a gravata tão alongada.
O caimento também conta! Opte por calças com caimento ajustado (slim fit), mas nunca justo demais, sendo que as sociais podem ser um pouco mais soltas se você preferir assim.
…….
Galeria de inspirações – Looks masculinos para escritório com camisa e gravata
…….
Nota do autor:
Mesmo sem o paletó é preciso manter a elegância e o bom gosto, cores sóbrias em locais mais exigentes e caimento adequado para seu corpo são alguns dos requisitos para isso. Claro que você deve ter discernimento e adaptar a combinação para seu ambiente de trabalho, alguns são mais liberais, outros não, mesmo permitindo que você abra mão do paletó. Leve também em conta as pessoas que você tem contato, quem trata direto com o cliente tem que dar atenção redobrada ao traje.