Barba e Cabelo Moderninhos Não São Desculpa Para se Vestir Mal

19/01/2016 Sem comentários por

barba_cabelo_roupas_estilo_ft01

Um fenômeno interessante que tenho notado nos últimos tempos é que os homens estão cada vez mais preocupados com o corte de cabelo e a possibilidade de ostentar uma barba volumosa, mas também é interessante muitos que conseguem chegar a este objetivo parecem se tornar cada vez mais polarizados: ou adotam uma postura extremamente vaidosa (vamos chamá-lo de tipo 2), ou parecem acreditar que o grooming moderninho dá passe livre para se vestir de qualquer jeito (esse é o tipo 1) , resultando em um visual impecável do pescoço para cima e um desastre social no restante.

Tipo 1 – Aposta tudo na barba e no cabelo

barba_cabelo_roupas_estilo_ft02

Outro dia, no metrô, notei um rapaz que estava de pé há uns 4 metros de distância do meu assento. Algo me parecia errado nele, mas não conseguia dizer ao certo o que era, além do fato de estar vestido de uma maneira bem displicente, o que geralmente não me incomoda, costumo reparar na roupa dos outros sim, mas são ossos do ofício – afinal, na minha opinião, o streetstyle interessa mais do que a passarela atualmente – preciso ficar de olho no que os homens usam no cotidiano. Em certo ponto cheguei a conclusão do que me chamava atenção: a cabeça dele não parecia pertencer ao corpo! O cabelo, com corte moderno, estava impecavelmente estilizado com um produto que devia ter custado algo próximo a uma centena de reais, senão mais, a barba cheia havia sido aparada com perfeição, fruto de várias idas a um barbeiro habilidoso. Estava claro que aquele sujeito devia deixar uma grana no salão todo mês (ou quinzena?) e investia muito em produtos para manter todo o grooming nos conformes, mas, infelizmente, os gastos e os cuidados com o visual não ultrapassavam a linha dos ombros!

Pode parecer que a personalidade do sujeito supracitado estava dividida em duas, e uma parte dela simplesmente não se importava com roupas, contudo acredito que isso tenha mais a ver com onda dos undercuts e barbas frondosas que estão tomando a mídia, colocando o restante dos elementos que fazem parte do visual masculino em segundo plano, ou seja, temos a impressão que a moda não inclui mais roupas e acessórios e com apenas a barba e os cabelos atualizados você já está garantido! Se você pensar a respeito verá que isso é beeeem esquisito!

Seu “estilo” é resultado de um todo: barba, cabelos, roupas, acessórios e até tatuagens! Isso significa que qualquer coisa dessa lista que não esteja te valorizando está, na verdade, prejudicando o conjunto, portanto sua barba hipster não apaga a má impressão daquela calça caindo, da camiseta com frase de mal gosto ou daquele calçado com design ruim, principalmente em ambientes em que é necessária uma boa apresentação. Nesse ponto as mulheres sempre foram superiores, elas tem uma visão global de sua imagem e raramente a parte de beleza não está alinhada com a roupa. Certos homens deveriam aprender com elas!

…….

Tipo 2 – Tudo tem que chamar MUITA atenção!

barba_cabelo_roupas_estilo_ft03

No outro lado temos o homem que viu sua vaidade ser despertada quando finalmente conseguiu ficar feliz com seu rosto. Ele provavelmente nunca se achou grandes coisas, mas depois de um trato no cabelo e a espera paciente por uma barba no tamanho exato, perfeitamente moldada, ele começa a se dedicar mais a sua imagem, sentindo-se atualizado com os padrões de beleza. Contudo, em vez de investir em elegância e peças discretas, ele quer que o restante chame tanta atenção quanto seu rosto barbado e seu pompadour volumoso, o problema é que suas escolhas exageradas, sempre tentando desesperadamente superar o visual dos outros, em um tipo de competição que não leva a lugar nenhum, o transformam em um ser caricato que para muitos pode parecer estiloso, mas é tão problemático quanto o já citado “tipo 1”.

A moda masculina é sutil, mesmo quando extremamente casual, vestir-se como um pavão não vai fazer ninguém melhor e acrescentar um milhão de acessórios ao look não é garantia de um resultado positivo. Se seu cabelo e sua barba são modernos e impecáveis provavelmente inspirarão admiração, mas não é necessário que o restante dos elementos escolhidos para seu traje concorram pela mesma atenção, vale mais ter algo que centralize os olhares do que fazer com que os outros nem saibam para onde olhar devido ao excesso de informação.

…….

Resumindo

Se sua barba e seu cabelo são motivo de orgulho, isso é ótimo, principalmente para sua autoestima, mas não deixe isso “virar sua cabeça”, um grooming bacana não pode ser motivo para descuido com o guarda roupas e muito menos o trampolim para exageros e excentricidades que só vão deixar seu look carregado.

Leia também:

Destaques, Estilo, Grooming

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Barba e Cabelo Moderninhos Não São Desculpa Para se Vestir Mal”

Deixe um comentário