Faça Essas 5 Perguntas Antes de se Desfazer de Uma Roupa

Antes de fazer o limpa no guarda roupas saiba se essa decisão é acertada.

0

Faça 5 Perguntas Antes de se Desfazer de Uma Roupa

Não importa se você vai doar, emprestar por tempo indefinido ou simplesmente jogar fora, o investimento em roupas deve ser levado a sério, afinal é o seu dinheiro que está indo pelo ralo se a peça foi pouco utilizada ou se surgir a necessidade de comprar outra similar mais adiante, portanto antes de tomar qualquer uma dessas decisões pergunte-se:

1 – O hype passou, mas isso importa?

Muito do que usamos hoje, sobretudo na moda masculina, não depende muito de tendências e sazonalidades, você não vai se livrar de uma calça chino só porque ela passou por um hype há 6 meses. Peças clássicas podem até ficar na mira dos fashionistas por algum tempo, mas isso não as exclui do nosso guarda roupas diário e funcional quando a moda passa.

2 – Posso reformar ou ajustar essa peça?

Você tem uma calça de sarja com um ótimo caimento, mas enjoou da cor? Então antes de excluí-la de seus looks pesquisa e possibilidade de tingí-la. Caso o problema seja com caimento, consulte antes uma costureira ou alfaiate e saiba se é possível melhorá-la sem gastar muito, na maioria das vezes vale muito a pena!

Obs: Já mostramos o bem que o trabalho de um alfaiate pode fazer neste post.

3 – Essa roupa pode voltar a ser tendência?

“A moda é cíclica”. Certamente você já ouviu essa frase algumas vezes e basta observar a história do vestuário masculino para ver o quanto ela está correta, pois até a pochete estão tentando trazer de volta (vade retro!). Uma das coisas mais tristes é jogar algo que estava em bom estado fora, só para ver esse item retornar a moda pouco tempo depois, é por isso que se atualizar sobre tendências e lançamentos do universo fashion pode te poupar uma grana!

4 – Posso usar esse item em ocasiões específicas?

As vezes a roupa está lá parada e assim que você passa o encalhe adiante surge um compromisso cujo dress code permite seu uso. Gravatas borboleta são um bom exemplo: muitos caras compram esperando um sinal divino para usá-las e acabam desanimando, pois não conseguem encaixá-las em seu cotidiano, mas basta doá-las a um amigo para que apareça uma ocasião especial onde elas ficariam perfeitas. Antes de tomar qualquer atitude tente prever essas ocasiões.

5 – Já esgotei o uso dessa peça?

Também é comum pensar em se desfazer de um roupa por não conseguir fazer novas combinações com ela e estar enjoado das antigas. Nesse caso vale novamente a dica do item 3: adquira conhecimento sobre moda, pesquise sites de inspiração como o Pinterest, Tumblr, Polyvore ou Lookbook.nu fique por dentro dos lançamentos e tente imaginar como as opções que estão surgindo podem combinar com esse item em específico. Um bom exemplo disso são os tênis brancos, há 6 anos você só tentaria combiná-lo com jeans, hoje são diversas as aplicações deste curinga no dia a dia do homem.

…….

Nota do autor:

Não vou mentir, já doei muitas coisas por não saber o que fazer com elas, mas também já salvei diversas peças que uso até hoje por fazer essas 5 perguntas antes de passá-las adiante, elas podem ser decisivas principalmente quando a roupa tem um certo valor sentimental ou custou muito caro e a possibilidade de comprar outra igual está  meio distante.

Deixe uma resposta