Tipos de Colarinhos de Camisas: Aprenda a Identificar

24/07/2012 18 Comentários por

Aprender a identificar um colarinho pode te ajudar a harmonizar todo o traje formal, afinal alguns tipos caem melhor com certos nós de gravata, cortes de terno e até mesmo formatos de rosto. Como a diferença entre eles pode ser sutil para alguns não habituados, montamos um guia de colarinhos de camisa:

Colarinho Clássico

É o mais tradicional, suas pontas não são demasiado longas e a distância entre elas é pequena, tornando este tipo de colarinho ideal para qualquer tipo de terno. Fica bem inclusive com gravatas finas, usando o nó simples por não ter tanto volume.

Colarinho Italiano

Acho o colarinho italiano a mais fácil de identificar, pois suas pontas são curtas e bem abertas, favorecendo os nós de gravata mais volumosos como o Windsor ou o Half Windsor. Este tipo de colarinho fica melhor com ternos escuros.

Colarinho Inglês

Suas pontas são longas e fechadas, para acompanhar o comprimento você precisará de um nó maior, mas sem tanto volume, como o Half Windsor, alguns preferem este colarinho quando não usam gravata em um look um pouco menos formal. Acompanha bem ternos com corte mais sequinho e homens com rosto redondo, quem tem rosto fino deve evitar.

Colarinho Francês

Um pouco mais curto que o inglês, mais aberto e sem botão. Cai bem com o nó simples de gravata e paletós mais esportivos, sendo adequado para disfarçar rostos finos e compridos, mas é o menos restritivo, fica bem em quase todas as pessoas.

Colarinho Americano ou Button Down

O mais informal de todos, é facilmente reconhecido por causa do botões em suas pontas. Pede nós pequenos e looks menos formais, favorecendo rostos pequenos.

Obs: fora do Brasil o colarinho italiano é chamado de inglês e vice-versa!

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

18 Responses to “Tipos de Colarinhos de Camisas: Aprenda a Identificar”

  1. Guilherme says:

    Nossa muito bom . . .
    To fã desse site . . .
    Parabéns pelas dicas …

  2. butterfly says:

    Faltam os colarinhos sem dobra, os chamados muitas vezes de padre. E devem faltar mais que agora não me recordo. Como se chamam estes que referi?

    • Ricardo says:

      Butterfly,
      você está correto, mas resolvemos não abordar estes tipos para não complicar demais, preferimos ficar apenas nos usados com terno que são usados com mais frequência. Outros colarinhos como o wing-up só são usados com smoking, mas ainda vão ganhar um post a respeito.
      []s

  3. Adriano says:

    Muito bom !! Uso camisas para trabalhar e compro diversos modelos, mas nunca soube os nomes na hora de comprar.
    Agora posso pedir com segurança !

  4. Fernandinho says:

    Ricardo,
    Muito interessante o site! Vai pros favoritos sobre o assunto moda masculina. Parabéns!
    Deixa eu te perguntar umas coisas.
    Fui a um casamento com a camisa com colarinho com botão (não é bem o colarinho americano porque não é daqueles colarinhos altos como está na imagem acima). Aquele colarinho comum de ser ver por aqui no Brasil que parece com o inglês, mas com botão. Lá no casamento um primo disse que eu estava errado porque não se usa mais esse tipo de colarinho em eventos formais e que a camisa com esse tipo de colarinho só deve ser usada sem gravata ou paletó.
    É isso mesmo? Errei?
    E tem alguma associação de colarinho com a formalidade ou informalidade do evento para o qual vai usar a camisa? Colarinhos para usar com ou sem paletó?
    Desde logo, agradeço a atenção!

    • Ricardo says:

      Fernandinho,
      o colarinho que você mencionou deve ser o o que pessoal chama de colarinho curto, muito comum em camisas casuais como as xadrezes, mesmo assim muita gente usa camisa xadrez com gravata sem problemas.

      No caso de smokings ou fraques em eventos muito formais não acho que este tipo de colarinho se encaixe bem, mas se estever usando apenas um terno comum e gravata, não há problemas, aliás, se você prestar atenção verá que os americanos usam este tipo de colarinho o tempo todo, inclusive com traje social.

      O que você deve observar são as proporções: tamanho da lapela, do colarinho, da gravata e até do nó dela, se um for muito largo e o outro for muito estreito o resultado final pode ficar desequilibrado e é por isso que não aconselho a usar gravata skinny com terno de corte reto, as proporções não batem.

      Espero ter ajudado.

      Abs.

    • Ricardo says:

      Fernandinho,
      vou responder de novo, pois meu comentário anterior simplesmente sumiu, não sei o que aconteceu!

      O fato da camisa ter botões no colarinho não influencia muito a sua formalidade, os americanos usam o colarinho assim o tempo todo, com ou sem terno, como não tenho uma imagem da camisa que você usou, arriscaria dizer que seu primo estava enganado.

      Na verdade a camisa é que está mais ligada ao tipo de evento, quanto mais lisa, mais formal, as estampas vão deixando a peça informal, mesmo assim, em ambientes menos conservadores, é permitido o uso de camisas xadrez com terno ou blazer, mais a gravata, sem problema nenhum.

      Espero ter ajudado.

      Abs.

  5. duvier says:

    Site SENSACIONAL! PARABÉNS!

  6. Jefferson Ramos says:

    Olá Ricardo, tudo bem?
    Já conhecia o seu portal, e já faz parte do rol dos meus favoritos. Sou amante da moda, porém não sou escravo da mesma, fazendo uso de suas palavras “acredito no bom senso e iniciativa de que qualquer homem pode se vestir bem”; tenho um estilo contemporâneo mais com uma pitada do fashionismo. E o conteudo do seu portal é de muito proveito, muito bom mesmo. Por isso me identifiquei. Parabéns!

  7. João G. says:

    Olá Ricardo, excelente seu blog, parabéns pela qualidade e, principalmente, pela utilidade do conteúdo! Falando de colarinhos, gostaria que você me esclarecesse 2 dúvidas. A primeira é que eu comprei uma camisa há um mês e fiquei muito satisfeito com a camisa, principalmente pelos detalhes e pelo tecido, porém eu não sei em qual tipo de colarinho ela se encaixa, queria pedir sua ajuda pra me falar isso. Vc pode visualizar a camisa que eu comprei neste link: http://store.vrmenswear.com.br/product/VM24S03LL294_V-0900?cat=/621/688/696. Minha outra dúvida é a seguinte: eu só uso camisa casual (sou webdesigner e meu ambiente de trabalho é bem informal) e queria perguntar se o colarinho com botão ou sem botão muda muita coisa sobre usar uma camisa casual em eventos um pouco mais formais, ou se todo evento formal (casamento por ex) fica muito “feio” usar camisa casual. Obrigado!!

    • Ricardo says:

      O colarinho da foto se parece com o colarinho tradicional, mas é um pouco difícil de dizer com o primeiro botão aberto.

      Em eventos formais o correto é usar a camisa social tradicional, mesmo o colarinho americano é considerado impróprio para uso em casamentos, ele é levemente informal, porém aceito em ambiente de trabalho.

      Abs.

  8. João G. says:

    Ricardo, uma outra pergunta aproveitando o gancho da minha dúvida anterior: o colarinho dessa camisa http://www.submarino.com.br/produto/114591671/camisa-levis-classic-one-pocket é americano?

  9. Tiago M says:

    Olá Ricardo!

    Adorei o seu blog tem muitas dicas interessantes!

    Eu gostaria de saber se calças sarja são apropriada para ser usadas em escritório e se camisas com listras estão na moda e combinam com esse tipo de calça ou são mais indicadas camisas de cores únicas.

    Obrigado!

    Tiago.

    • Ricardo says:

      Tiago,
      calças em sarja ou as “chino”, geralmente em algodão um pouco mais leve que a sarja, se tiverem um corte clássico podem ser usadas em qualquer ambiente, contanto que você não necessite de traje formal, aí não tem como fugir do terno ou costume.

      Quanto as camisas com listras, voltaram a ser destaque neste verão e devem continuar assim por um bom tempo, mas não se preocupe, são clássicas e seu investimento nelas não vai se perder quando a moda passar, dá para usá-las por décadas.

      Abs.

  10. DHENIFFER says:

    OLÁ. TIRA UMAS DÚVIDAS,
    OS COLARINHOS :
    WINDSOR, DOUGLAS ,PONTA E USA MUDARAM DE NOME OU VC N MENCIONA ELES AQUI?
    O COLARINHO AMERICANO É O MESMO Q BICO DAW?
    E O PARIS É O MESMO QUE O FRANCÊS?

    • Ricardo says:

      Dheniffer,
      realmente estes nomes não são mais usados, aliás é quase impossível identificá-los assim, tudo o que consegui saber foi que o Windsor na verdade é o italiano.
      Abs.

Deixe um comentário