Quando, Onde e Como Usar Abotoaduras

10/02/2014 29 Comentários por

abotoaduras_destaque

As abotoaduras são um símbolo incontestável de elegância masculina, o homem que opta por usá-las demonstra, mesmo que inconscientemente, seu nível de sofisticação e sua preocupação com a imagem. Por outro lado, é um acessório que deve ser escolhido com cuidado, pois se destoar do restante das peças de roupa escolhidas pode arruinar o conjunto.

Por que usar?

A abotuadura tem uma utilidade bem específica que é segurar o punho da camisa, mas não de uma camisa qualquer, o acessório deve ser usado com o punho francês (ou punho duplo) para mantê-lo impecável e alinhado.

Em primeiro lugar você deve conhecer os tipos de abotoaduras existentes:

Abotoaduras Torpedo

abotoaduras_torpedo1

São as mais clássicas. Possuem um pino de metal que provavelmente inspirou seu nome, ligado a uma placa de metal por uma pequena haste. Atualmente existe uma grande variedade dessa abotoadura, seja feita de ouro, prata ou aço, coberta por tecido ou pedras preciosas, em formato geométrico, orgânico ou mesmo com referências pop.

……

Abotoaduras Barbell

abotoaduras_the_barbell1

É uma peça inteiriça de metal que, nas versões mais tradicionais traz nas pontas apenas duas esferas, mas também é possível encontrar uma enorme variedade de formatos e temas.

…….

Abotoaduras Chain Links

abotoaduras_chain_link1

Composta por duas peças unidas por uma pequena corrente, daí o nome “chain link”. Geralmente é bem simples e clean, mas, assim como o modelos anteriores, já recebeu upgrades e tem formatos para todos os gostos.

…….

Abotoaduras Nó de Seda

abotoaduras_no_de_seda_silk_knot1

São mais informais e descoladas, feitas com tecido ou elásticos tem um grande apelo com o público jovem que gosta de sua variedade de cores. Seu formato é muito parecido com o da abotoadura Barbell, mas seu material faz toda a diferença.

…….

Como usar

 Para prender a abotoadura corretamente basta passar uma das extremidades pelas duas casas (orifícios) existentes e deixar que a parte mais larga impeça que o punho se solte. No caso da abotoadura tipo “Topedo” uma das pontas é móvel e seu giro facilita a inserção na casa, a outra fica exposta e geralmente é mais vistosa, possuindo algum tipo de adorno.

Quando usar

Como são acessórios considerados sofisticados são melhor aproveitados em eventos que necessitem de um toque a mais de elegância ou que exijam um visual impecável.

Onde usar

Em ocasiões como casamentos ou cerimônias importantes, principalmente aquelas que exigem black tie. No trabalho é melhor deixá-las apenas para aquelas reuniões onde o visual tem que estar impecável, em dias normais o uso constante de abotoaduras pode ser considerado exagero.

No look casual pode?

abotoaduras_look_casual

Apesar de originalmente terem sido criadas para roupas extremamente formais, há quem traga as abotoaduras para o visual casual com bons resultados. As abotoaduras tipo “Nó de Seda”, por exemplo, se adaptam bem aos trajes mais despojados devido a suas cores fortes e seu apelo jovem.

abotoaduras_broche_lapela

Muita gente também gosta de adornar a lapela do blazer com uma abotoadura, mas aí o efeito é puramente estético.

Como combinar

abotoaduras_combinando_certo

Correto: o metal combina com o relógio e a pedra ainda faz referência ao lenço e a gravata, mas nada está exatamente na mesma estampa ou com o mesmo desenho.

Existem kits que já vem com a gravata, lenço e abotoadura, tudo combinando, tudo com a mesma estampa, mas o correto seria, nos looks mais formais, combinar o acessório com o relógio, ou seja, se ele for dourado, abotoadura dourada, se ele for prateado, abotoadura prateada.

abotoaduras_combinando

Tudo combinando: tem gente que adora, mas é considerado um erro de estilo!

No caso do visual casual a combinação é mais livre, principalmente quando você escolhe as mais coloridas, mesmo assim manter uma certa coerência entre o metal do relógio e o metal da abotoadura é uma boa ideia.

Posso usar em uma camisa de punho simples?

Há quem adapte o punho simples da camisa para ser usado com abotoadura, entretanto considero o resultado de gosto um pouco duvidoso, aconselho a usar o acessório como manda o figurino!

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

29 Responses to “Quando, Onde e Como Usar Abotoaduras”

  1. Paulo Souza says:

    Ótimo post, adorei o relógio da sexta figura, e sobre as abotoaduras, muito esclarecedor, uso-as sempre que convém.

  2. gilkleison says:

    Simples e elegante . Agora sim aprende como e pra q serve as abotoadoras. Obg

  3. Eduardo says:

    Por favor, você conhece algum site e/ou loja que personalize botoaduras?

  4. Fábio says:

    Olá Ricardo.
    Há algo de errado ou fora de moda em usar o kit de gravata, lenço e abotoaduras do mesmo tecido e estampa? Em quais as ocasiões não deveriam ser usadas?

    Obrigado.

    • Ricardo says:

      Fábio,
      na verdade não é fora de moda, é considerado errado mesmo, apesar de muita gente usar assim por pura conveniência, já que é só comprar o kit e não se preocupar com a combinação das peças.

      Os acessórios masculinos devem harmonizar, mas não devem ser exatamente idênticos, pois isso passa a ideia de que você não se preocupa com eles e está usando-os apenas por obrigação, além disso o traje social precisa de alguns elementos para quebrar o ar sisudo, mostrando que você não está engessado dentro daquele estilo e que sabe lidar com a combinação de peças.

      O que algumas pessoas fazem é comprar uns 3 kits e misturar os itens para obter um resultado mais criativo.

      Abs.

  5. Vinicio says:

    Gostaria de saber sua opinião sobre o uso do terno cor cinza chumbo, você acha que abotoaduras douradas ficam legais em um terno nessa cor? Ou a abotoadura prata ficariam melhor?

    • Ricardo says:

      Vinicio,
      você tem que se preocupar mais com os acessórios, se o relógio for dourado, é melhor que as abotoaduras combinem. Quanto ao terno, o cinza escuro é neutro e aceita qualquer tipo ou cor de abotoadura.
      Abs.

  6. Pedro says:

    Muito bom !
    Ricardo posso usar as abotoaduras somente com o visual formal sem terno ?
    Obrigado
    Abs

    • Ricardo says:

      Pedro,
      traje formal significa usar o terno ou costume, qualquer coisa diferente disso já impossibilita o uso de abotoaduras. Há quem use sem o paletó, mas fica parecendo que você esqueceu a parte de cima do traje social em algum lugar.
      Abs.

  7. Victor Cavalcanti says:

    Ricardo,

    Aonde encontro camisas de punho duplo aqui no Brasil?

    obrigado

    • Ricardo says:

      Victor,
      a maioria das lojas de exclusivamente de moda masculina e que trabalham com roupas formais certamente tem o modelo para vender. Brookisfield, Aramis, Via Veneto, Crawford, Zegna, Dudalina são as que você deve encontrar.
      Abs.

  8. Claudemir José Rodrigues says:

    Ricardo
    Sou Regente de Coral, e gostaria de uma ideia de qual melhor tipo d etreno….

    • Ricardo says:

      Claudemir,
      nunca li nada a respeito do dress code para esse tipo de ocupação, mas acredito que o mais adequado seja algo bem formal e neutro como um terno preto, camisa branca e gravata tradicional ou borboleta também preta.
      Abs.

  9. Lázaro says:

    Ricardo qual cor de gravata usar quando a pedra da abotoadura for branco transparente?

  10. Matheus says:

    Ricardo, recentemente ganhei de presente uma camisa social para utilizar com terno. Acontece, que quando a experimentei utilizando o referido traje, percebi que as mangas deste estavam violando a regrinha dos dois dedos entre o final da manga do terno e o final da camisa social. Minha dúvida é: Essa abotoadura é capaz de “segurar” a manga da camisa social para que a mesma não saia em demasiado? Obrigado.

    • Ricardo says:

      Matheus,
      o correto é usar abotoaduras apenas com camisas de punho duplo, então elas não vão te ajudar neste caso. Se a camisa está com a manga muito longa, consulte um alfaiate e descubra se tem como acertar isso.
      Abs.

  11. Claudenir Carvalho says:

    Muito boa a matéria referente. A informação de como combinar a abotoadura com o relógio foi proveitosa, eu nao tinha esse conhecimento. muito obrigado.

  12. PH says:

    Aqui em Vitória-ES é realmente difícil encontrar à venda tanto camisa de punho duplo quanto abotoaduras. Mesmo em lojas especializadas é um tanto complicado (falta estoque, tamanhos, etc.). Tenho apenas uma camisa (branca lisa, encontrei por sorte na Colombo) e dois pares de abotoaduras que vieram da China. Pro meu casamento vou pedir um colega para fazer um par em prata e fibra de carbono.

  13. Heloisa says:

    Casamento a tarde. Traje terno sem gravata. Pode-se usar camisa c pinho duplo e com abotoadura?

  14. Lucas Almeida says:

    Vou me formar na faculdade e vou de smoking , meu relógio e prata e vou com anel de formatura de ouro. Qual cor da abotoadura devo usar ?

  15. LF says:

    Ricardo, é correto utilizar camisa com abotoadura com blazer sem gravata? Caso seja correto, a calça pode ser jeans ou obrigatoriamente deve ser social?

  16. Rafael says:

    Boa noite Ricardo,

    Tenho um casamento à noite. Pensei em usar o costume preto, camisa branca com punho duplo e abotoadura em aço, relógio com pulseira de aço, gravata slim de seda preta, suspensório preto, lenço de seda branco e sapato preto. Está correto ou teria algum excesso na combinacao?

Deixe um comentário