Dúvida do Leitor: Posso Usar Estampa Floral no Trabalho?

0

Dúvida do Leitor: Posso Usar Estampa Floral no Trabalho?

Com a onda de peças masculinas com estampa floral logo surge a dúvida: será que podemos usar esse tipo de estampa no ambiente de trabalho? Pelo menos essa foi a pergunta enviada por alguns leitores do Canal Masculino logo que a tendência se mostrou forte.

A resposta é SIM, mas o local tem que ser tolerante a este tipo de roupa, veja abaixo:

Ambiente com dress code conservador

Geralmente é o dress code encontrado em multinacionais e ambientes executivos onde se lida muito com clientes importantes, algumas vezes até estrangeiros que não encaram bem certas liberdades no traje formal.

Neste caso o melhor é não forçar a barra, dê apenas um toque floral ao look usando um lenço de bolso com uma bela estampa floral ou uma gravata com esse tema que seja discreta o suficiente para que ele nem seja notado. A camisa se mantém lisa, pois uma peça com padrão liberty, por exemplo, seria muito casual.

…….

Ambiente com dress code social/liberal

É aquela empresa que exige o terno tradicional, mas não impõe algo muito formal, dando certas liberdades com estampas e cores. Na maioria das vezes são empresas mais modernas, mas que querem passar uma imagem de competência e arrojo.

Aqui vale uma gravata um pouco mais descontraída e colorida ou uma camisa com um floral bem discreto e neutro. Como você pode ver no exemplo acima, dá para combinar duas peças florais se as estampas forem diferentes e bem discretas.

…….

Ambiente com dress code business casual

Nós já falamos desse estilo anteriormente, ele é marcado por peças de alfaiataria com toques de itens casuais, permitindo até deixar a gravata de lado. O local de trabalho que adota esse dress code é descontraído, mas o contato com clientes exige que você tenha um visual bem cuidado.

Dá para arriscar uma camisa com floral liberty combinada com uma calça chino e sobreposta por um blazer que repita algum tom da camisa (ex. camisa em diversos tons de azul e blazer marinho), mas nos pés um sapato impecável, nada de tênis aqui.

…….

Ambiente com dress code smart casual

Finalmente uma camisa com estampa maior pode dar as caras, o blazer pode ser de sarja e o jeans é a preferência, embora divida espaço com chinos e calças de sarja com cores comportadas, um tênis discreto e clean serve como calçado, assim como os sapatos bem casuais e as botas estilosas.

…….

Ambiente liberal/criativo com dress code casual

Aqui tudo fica mais fácil, o floral pode estar em uma camiseta em uma camisa, ou até em uma jaqueta, como já vimos nas bombers criadas para serem usadas em dias um pouco mais quentes. Calçados e acessórios também podem levar a estampa, mas o ideal é não exagerar, apenas uma peça floral por look pode ser a melhor escolha, já que as estampas grandes tem espaço garantido, mas não admitem concorrência.

…….

Dica: note que quanto mais casual a combinação, maior e mais colorido pode ser o floral.

Deixe uma resposta