O Look Certo: Varsity Jacket, Moletom, Jeans e Coturno

18/08/2012 2 Comentários por

Se você está atento aos editoriais de moda americanos ou visita frequentemente sites de streetstyle, já deve ter visto que o visual colegial, como aquele presente em dezenas de filmes de Hollywood está agradando homens de diferentes estilos, do preppy ao rapper. Mas o mais importante é que a peça chave deste tipo de look é conhecida por varsity jacket e, apesar de ser um item de vestuário extremamente comum para os estadunidenses, ainda é algo novo para os brasileiros, gerando algumas dúvidas quanto a seu uso, mas esperamos, neste post, elucidar algumas!

Por que funciona bem?

A varsity jacket por sí só já é um item cheio de estilo, com referências às décadas de 50/60 (apesar de ser usada até hoje) e ao lifestyle dos adolescentes americanos, ou seja, lembra juventude e descontração, portanto, nada melhor para acompanhá-la do que peças totalmente casuais e símbolos desta época de nossas vidas, como um blue jeans bem desgastado, camiseta, moletom canguru com capuz e, a cereja no topo do sunday, o coturno quebrando a aura divertida do look e inserindo um pouco de agressividade no resultado final.

Tome cuidado

Se for de baixa estatura, a barra dobrada encurtará as pernas, se estiver acima do peso o moletom e a varsity criarão muito volume, então tente evitar estas armadilhas, trocando o moletom por uma camiseta e deixando de dobrar a barra do jeans.

Não seria a mesma coisa se…

Trocasse o jeans por uma calça de moletom (muito relax) ou por uma de alfaiataria (muito séria), já um tênis baixo deixaria a composição muito simples e um para corrida ou academia, muito esportivo, da maneira como está o equilíbrio entre as peças está ótimo.

Poderia trocar…

O moletom por uma camisa xadrez ou uma malha, ou o calçado por uma desert boot ou work boot e não dobrar a calça.

Resumindo:

  • Varsity jacket tem estilo e lembra juventude e descontração;
  • Use com peças casuais;
  • Coturno para quebrar o ar fun com agressividade;
  • Cuidado com o excesso de volume;
  • Se for baixo, não dobre a calça ou pelo menos, não dobre tanto;
  • O jeans detonado tem tudo a ver com a varsity.

Dica do autor

Este tipo de combo tende a deixar a pessoa com jeito de adolescente, se você passou dos 30 anos isso tende a ser perigoso, pode parecer que você está tentando passar a imagem de algo que não é, mas, mesmo assim, já ví muita gente com 40 ou 50 anos que segura o look tranquilamente, é tudo uma questão de estilo, portanto, esteja certo do seu.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “O Look Certo: Varsity Jacket, Moletom, Jeans e Coturno”

  1. Edwyn says:

    Gostei! mas sera que esse estilo daria certo no brasil ?

Deixe um comentário