Dica: Como e Quando Combinar o Sapato Com o Cinto

30

como_combinar_cinto_sapato

Saiba como e quando combinar o sapato com o cinto, afinal nem todos os trajes pedem que estas peças fiquem alinhadas, os looks casuais, por exemplo, dão muito mais liberdade na hora de escolher calçados com acessórios, já com os ternos a regra é mais rígida.

Traje social

  • Sempre combine o sapato com o cinto;
  • Dê preferência a peças feitas de materiais semelhantes;
  • Use cintos finos com fivelas discretas;
  • Use cores iguais ou muito próximas;
  • Nunca, em hipótese alguma, misture cinto preto com sapato marrom ou vice-versa.

Traje casual

  • Neste caso você tem mais liberdade para combinar, em alguns momentos nem vai fazer diferença;
  • Com os cintos de lona ou cadarço preste mais atenção a roupa que está usando do que aos sapatos;
  • Quanto mais casual for a roupa, mais largo pode ser o cinto e mais pesada a fivela, mas sem exagerar;
  • Tênis dão liberdade de usar qualquer cinto, desde que você respeite o estilo do calçado (náutico, street, rocker, etc).
  • Bermudas e calças de sarja sempre ficam melhores com cintos em lona que podem até ter alguns detalhes em couro, sem nenhum problema;

30 COMENTÁRIOS

    • Kaio,
      você só deve se preocupar com isso quando estiver usando terno, roupa casual não necessita deste tipo de combinação, você está liberado para improvisar.
      Abs.

  1. A cor da calça (linho ou jeans) influencia na escolha da combinação com o sapato-meia? Existe alguma regra fundamental para se usar sapato perto ou marrom com calça preta ou clara?
    Grato e parabéns pelas dicas.

  2. Bom dia! Sou engenheiro civil e visito muitas obras, por isso acabo não usando muito sapatos sociais no meu trabalho, acabo dando preferência às botas do tipo “adventure”. Uma das minhas botas é preta com marrom café. Nesse caso, eu posso usar cintos marrons escuros e pretos ou devo optar pela cor predominante da bota (preto) ?

    • Pedro,
      se você usa bota estilo adventure está vestido de maneira casual, portanto não há necessidade de combinar cinto com calçado, a regra só se aplica com traje social. Nos anos 80 e 90 existia uma obrigação implícita de combinar tudo, não importando o tipo de roupa, mas hoje a moda está mais relax, sem tantas exigências.
      Abs.

  3. Bom dia, tenho uma festa de 15 anos de uma amiga para ir, no convite especificado é traje “esporte fino”, estava pensando em usar camisa social oxford preta, calça jeans preta (skiny, porém não tão apertada na perna), sapatênis branco meio cinza e cinto cinza. Ficaria um estilo de roupa bom para a ocasião?

    • Plínio,
      o look está bom apesar do descrito estar mais para o “esporte” do que o “esporte fino”, há uma pequena discrepância neste quesito, muita gente acha aceitável o uso de jeans como “esporte fino” outros acham que isso configura um traje esporte. De qualquer forma eu trocaria o sapatênis por um sapato, é mais bacana e mais elegante.
      Abs.

  4. Olá Ricardo! Tenho uma dúvida, será que irá estragar o look se eu usar um terno perto com sapatos pretos e cinto preto, porém usando um relógio social de ponteiro com a pulseira marrom escura?
    segue o link do relógio: http://us.asos.com/ASOS-Watch-With-Metal-Face-and-Leather-Look-Strap/11dfbo/?iid=2924347&mporgp=L0FTT1MvQVNPUy1XYXRjaC1XaXRoLU1ldGFsLUZhY2UtYW5kLUJyb3duLUxlYXRoZXItTG9vay1TdHJhcC9Qcm9kLw..&WT.ac=rec_viewed

  5. gostei muito das dicas,estou com duvida,,tenho uma reuniao formal daqui a uma semana,,,ainda nem comprei roupa,,eu ja tenho cinto castanho,queria saber que cor de calcas,camisas e sapato combinariam com aquilo,,,,

  6. Meu caso é o mais complicado de todos.
    Vou casar em um sítio (casamento no campo) e usarei terno cinza bem claro, camisa branca, gravata amarela e um tênis all star amarelo (diferente/ descontraído).. e a dúvida é com relação a cor do cinto, qual usar?
    Pensei em cinza bem claro e entendo que deva ser social.

    • Eduardo,
      você pode usar um cinto marrom claro ou mesmo colocar o costume sem cinto, atualmente muita gente está deixando o acessório de lado, principalmente quando opta por usar o traje com tênis.
      Abs.

    • Luciano,
      o cinto dá um arremate final ao look, então sempre que você estiver usando a camisa por dentro da calça é bacana ter um cinto complementando, mas ele só é obrigatório no traje formal.
      Abs.

  7. Boa noite Ricardo.
    Tenho uma inauguração do escritório que trabalho. E estou na dúvida doq usar. Estou pensando num esporte fino. Um sapatenis da osklen na cor café, uma camisa slim fit da Sérgio K branca com umas âncoras e estou na dúvida de que cor de cinto e que tipo de fivela.
    Obrigado

    • Tadeu,
      talvez seja mais adequado uma roupa um pouco mais comportada com camisa lisa, sapato com cinto combinando e calça de alfaiataria ou, no máximo um jeans muito comportado.

      Também é bom lembrar que as pessoas tem se equivocado com o esporte fino. Nele não entram tênis ou sapatênis, jeans ou camisetas. Sua composição é feita com alfaiataria (costume ou calça + blazer), camisa social e calçados sociais, excluindo do combo a gravata e a necessidade de usar, necessariamente, um terno ou costume.

      No traje esporte encontramos jeans ou calça chino, camisa e blazer. Muita gente usa tênis como calçado, mas ainda aqui o correto são sapatos casuais como loafers, oxfords de nobuck e até botas mais comportadas.

      Abs.

  8. Olá Ricardo, tudo bem? Gostaria de saber, se teria algum problema em usar um sapato marrom de tonalidade mais escura com um sinto do mesmo tom e um relógio com um tom de marrom mais claro?

    • Para traje formal o ideal é aproximar ao máximo o tom da pulseira do relógio com o do cinto e do sapato, já para a roupa casual você não tem que combinar ou pode até usar uma pulseira de metal se quiser.

      Abs.

    • Silvio,
      o sapato social com jeans só fica desconexo se o look for muito casual, no caso de um jeans escuro e uma camisa alinhada o calçado pode fazer um combo bem bacana.
      Abs.

    • Paulo,
      isso vai depender de alguns fatores:

      – se ele for um cinto de couro sem brilho, mas ainda assim tiver uma fivela discreta e não mostrar muitos detalhes, desenhos ou desgaste você pode usar com todas as roupas que não são consideradas alfaiataria;

      – se ele tiver um couro mais rústico, a fivela grande ou que chama atenção por algum motivo e algum tipo de detalhe marcante é melhor usa-lo com bermudas e jeans combinados com tênis e sapatos bem informais. Na parte de cima camisetas, camisas jeans e outros modelos descolados, se quiser sobrepor com um blazer, tudo bem, mas use a peça justamente para dar contraste no look.

      Abs.

Deixe uma resposta