Como Assumir os Cabelos Grisalhos Sem Parecer Mais velho

10/11/2016 1 comentário por

cabelos-brancos-idade-destaque

A chegada dos cabelos brancos parece coroar a ideia de que se está ficando velho, mas a verdade é que o visual “tiozinho” é decorrente de um apanhado de fatores que vão da genética ao desleixo com a aparência e saúde, tem muita gente relativamente jovem com cabelos cor de carvão parecendo sexagenário, assim como tem uma porção de sessentões que fazem cosplay de quem está na casa dos quarenta, graças a boa aparência.

Mas será que existe um segredo por trás disso tudo? Uma mandinga ou simpatia, talvez? Nada disso, basta atentar para os seguintes fatores e você poderá ficar até mais estiloso com os fios se tornando prateados:

1 – Corrija a postura

cabelos-brancos-idade-postura

Conforme envelhecemos perdemos massa muscular e nossa saúde fica fragilizada, é natural arquear os ombros e não manter a coluna tão ereta quanto na juventude, essa aparência cansada ajuda a envelhecer a pessoa, entretanto você não precisa aceitá-la, preste atenção na postura, principalmente se trabalha sentado, também vale procurar um fisioterapeuta e apelar para o RPG (Reeducação de Postura Global), esse cuidados vão te poupar de dores nas costas e de andar por aí com a imponência do Sr. Burns dos Simpsons.

…….

2 – Faça exercícios regularmente

cabelos-brancos-idade-esporte-exercicios

Não há necessidade de virar um rato de academia, mas exercícios regulares também vão ajudar na postura, deixá-lo mais saudável, mais disposto e elegante. A atividade física, sobretudo a musculação, aumenta a produção de substâncias químicas que retardam o envelhecimento, como o hormônio de crescimento e a L-glutamina. Os esportes são uma boa opção para quem não é fã das academias, do surf ao futebol, tudo ajuda a te manter sadio.

…….

3 – Cuide da pele e evite rugas

cabelos-brancos-idade-pele-olheiras

Desculpe-me se você se acha muito macho e não passa nada no rosto, porém é fato que é necessário pelo menos um hidratante e um protetor solar para que sua pele fique livre de vincos, entre eles os temidos pés de galinha que fazem muita gente de 30 envelhecer 10 anos, principalmente quando ganham cabelos brancos precocemente – olha aí a genética safada que eu falei!

Obs: se você não tem preconceito com cremes anti-idade, melhor!

…….

4 – Trate as olheiras

cabelos-brancos-idade-olheiras

Outro fator que faz com que você pareça muito mais acabado que a realidade, por sorte fizemos um post recente com um guia para quem sofre desse problema, clique aqui para ler a respeito.

…….

5 – Escolha roupas com atenção

cabelos-brancos-idade-caimento-roupas

Muitos homens não prestam atenção ao jeito de se vestir, em decorrência disso aparentam mais idade do que tem e os cabelos brancos acabam agravando esse quadro. Você não precisa se vestir como um garoto de 15 anos, basta apostar na elegância e um estilo marcante.

O caimento das roupas é um elemento fundamental: tecido sobrando, barras e mangas muito grandes, cortes ultrapassados prejudicam sua imagem e te envelhecem.

…….

6 – Mantenha os cabelos bem cuidados

cabelos-brancos-idade-cabelos

Um corte de cabelo que combine com seu rosto e seu estilo pode ser um fator decisivo para manter uma aparência jovem, seguido de perto pela decisão de como usar a barba (abaixo). Muitos homens nem precisam de um corte super moderno, apenas frequentar assiduamente um bom barbeiro e deixar longe o ar de desleixo. Se o telhado está ficando escasso, pense em cortar careca ou passar a máquina bem baixa, as vezes as entradas te dão mais anos do que os fios prateados.

Os fios limpos e hidratados também fazem diferença, cabelos ressecados sempre passam a imagem de que os anos não foram gentis com você!

…….

7 – Deixe a barba sempre em dia

cabelos-brancos-idade-barba

Sei que a barba está em alta, mas no caso do George Clooney ela adicionou uns bons anos em relação ao rosto limpo mostrado a direita.

Não tem como deixar de fora a queridinha dos caras nos últimos anos, a barba. Ela é um recurso de estilo e funciona muito bem em algumas pessoas, mas também envelhece outras de maneira impressionante. O melhor é experimentar diversos comprimentos antes de sair cultivando um barbão sem mais nem menos. Também ajuda fotografar o crescimento, comparar o visual para saber que tamanho fica melhor no seu rosto e, em última instância, admitir que deixar crescer os pelos faciais não é o seu lance.

…….

8 – Aprenda a escolher óculos escuros/receituário

cabelos-brancos-idade-oculos

Os óculos (solares ou de receituário) são outro item que ajuda a manter uma aparência jovial. Para tanto, é necessário usar um modelo que privilegie seu formato de rosto (já explicamos isso aqui) e que tenha um design bacana, ou seja, prepare-se para provar vários deles até encontrar um que te agrade e cause o efeito desejado.

…….

9 – Alimente-se bem

cabelos-brancos-idade-alimentacao

Se você ainda está começando a ficar com os cabelos brancos saiba que a falta de ácido fólico, vitamina B12 e minerais como o zinco, manganês, cobre, entre outros, pode levar a queda de produção da melanina que pigmenta os fios. Se você tem uma dieta baseada em fast-food é melhor começar a se preocupar com uma boa alimentação e, quem sabe, consultar um nutricionista.

Quem já tem os cabelos brancos também deve se preocupar com o que come, uma boa dieta pode influenciar pele, olheiras, perda de peso e ganho muscular.

…….

10 – Não relaxe ou desanime

cabelos-brancos-idade-ben

Ben Affleck fez filmes terríveis como Demolidor, Pearl Harbour e Contato de Risco, mas não desanimou! Hoje ele ostenta cabelos grisalhos e interpreta o Batman nos cinemas com um competência razoável.

Só porque os cabelos grisalhos chegaram não quer dizer que você perdeu a batalha pela boa aparência, pois os motivos para isso acontecer são diversos – idade, questões genéticas, estresse, doenças hormonais e deficiências nutricionais são algumas delas – mas ainda que isso tenha acontecido, descuidar da saúde e do modo de vestir só vai agravar o caso, muita gente ganha fios brancos e eles acabam deixando a pessoa até mais charmosa, sem parecer mais velho do que é na realidade, mas para que isso aconteça é necessário manter-se bem cuidado.

…….

Nota do editor:

Se você acha tudo isso muito complicado, ainda tem a opção de tingir os cabelos ou passar um tonalizante tipo Grecin 2000, mas eu ainda acho que vale a pena assumir os cabelos grisalhos e seguir essas dicas, no final das contas você se tornará um homem elegante, estiloso e bem cuidado, não um cara com tinta na cabeça.

Leia também:

Destaques, Estilo, Grooming

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Como Assumir os Cabelos Grisalhos Sem Parecer Mais velho”

Deixe um comentário