5 Dicas de Como Usar Camuflado Sem Exageros

31/01/2013 Sem comentários por

camuflado_masculino_como_usar_ft01

O militarismo na moda masculina já passou há muito tempo da fase “tendência”, sendo possível afirmar que os elementos que definem uma roupa como militar (entre eles a estampa camuflada) já estão profundamente enraizados no lifestyle do homem e as insígnias, patches, martingales e cores ligadas ao exército presentes em nosso guarda roupa comprovam essa afirmação de maneira quase que irrefutável.

Quando o assunto é camuflado já notei que uma grande parcela do público masculino tem um pouco de medo de usá-lo e passar uma certa “agressividade” visual que não é comum ao seu estilo e, convenhamos, o uso maciço dessa estampa militar realmente pode ser chocante ou de uma casualidade excessiva, limitando seu uso ou mesmo causando receio no homem mais discreto. Neste caso é importante saber que há como aderir ao camuflado sem parecer que o sujeito está fazendo um cosplay do game “Call of Duty”, veja abaixo cinco dicas para te auxiliar:

1 -Cuidado com o tamanho da estampa

camuflado_masculino_como_usar_ft02

As manchas em tamanho pequeno ou médio ajudam a fazer um visual mais organizado.

Algumas peças podem não ficar muito bem com o camuflado de manchas grandes, procurar uma estampa menor é uma das maneiras de fazer um look sofisticado sem ficar berrante.

2 – Cores adequadas ao seu estilo

camuflado_masculino_como_usar_ft08

O camuflado em tons muito escuros ou muito claros pode ser uma arma para fugir o look chamativo e em alguns casos é até difícil notá-lo se não olhar com atenção.

Existem camuflados das mais diversas cores, o tradicional verde oliva e suas variações é apenas a ponta do iceberg, entre o rosa (já ví muito na moda feminina!) e o roxo escolha uma estampa em cinza claro, ou usando tons suaves de verde, fica bacana e não chama tanta atenção. Também é possível fazer o caminho inverso, comprar uma peça em cores tão escuras que a camuflagem torna-se discreta. Isso funciona bem com calças e blazers, aliás, vi recentemente um deste tipo na Zara bem interessante.

3 – Somente uma peça de cada vez

camuflado_masculino_como_usar_ft03

Já que a opção foi a jaqueta, o restante está básico, formando um combo equilibrado.

Evite carregar no militarismo, se você já está usando uma calça camuflada não há necessidade de uma camisa ou mesmo de um boné com estampa igual, a dica é transformá-la detalhe e não em tema principal.

A foto em destaque no topo deste post também é um bom exemplo de camuflado aliado a peças básicas.

4 – Acrescente peças discretas

camuflado_masculino_como_usar_ft06

O impacto das estampas foi amenizado pelo blazer em tom discreto e sóbrio. Mas lembre-se, se tirar o casaco o efeito já era!

Quem já está com  uma jaqueta “camo” (como dizem os yankees) pode amenizar o visual com uma calça em alfaiataria, uma camiseta básica ou aquele jeans escuro que vai bem com tudo, desta maneira pegada militar ganha destaque, mas o visual não fica carregado!

5 – Mescle os estilos

camuflado_masculino_como_usar_ft04

Um belo exemplo de mescla de estilos com ótimo resultado. Aqui a criatividade falou mais alto.

Calça camuflada, camisa militar e coturno? Onde você estacionou o tanque de guerra? Seja criativo, mescle o militarismo com peças clássicas, coletes, sapatos oxford e gravatas, fazendo seu próprio estilo. Vale também testar alguns itens esportivos e ver o que acontece, fazer um pouco de experimentação nunca matou ninguém.

Opinião do autor:

Este inverno já dá sinais que será dominado pelo camuflado, pois as redes de fast fashion já mostraram seu interesse em explorar a estampa, ou seja, não será difícil encontrá-la a preços mais acessíveis, uma prova disso são as peças vistas no preview da Renner que você confere aqui. Porém, se o brasileiro será seduzido pelas manchas que caracterizam os uniformes dos soldados em todo mundo, isso já é outra história e eu admito que não sei como ela se desenrolará.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “5 Dicas de Como Usar Camuflado Sem Exageros”

Deixe um comentário