13 Roupas Atemporais Masculinas que Estão Acima das Tendências

11/11/2014 5 Comentários por

trucker_jacket_levis_denim3

Revistas especializadas até podem alardear as novidades da estação, mas a verdade é que se você adotá-las muitas delas não permanecerão em seu repertório por muito tempo e outras até podem durar por alguns anos até o tempo dizer se são imprescindíveis para a moda masculina, mas existem roupas, calçados e acessórios que podem até exigir um investimento alto, mas são atemporais e vão ter servir por muito tempo. Veja abaixo uma seleção com algumas das mais importantes e dicas para encontrar opções mais baratas, caso você não disponha de muito dinheiro:

1 – Calça Jeans 501 da Levi’s

levis_501_calca_masculina

O tempo passa e as outras calças mudam a altura da cintura, o diâmetro das pernas, o tamanho do cavalo, a largura da barra e a localização dos bolsos, mas a 501 da Levi’s continua reinando com seus cinco bolsos, os botões substituindo o zíper e o caimento que pouco mudou em mais de 100 anos. Por mais que você goste de jeans skinny, costuras em locais inusitados e detalhes espalhafatosos, só quando veste sua primeira 501 parece que você finalmente comprou um autêntico e clássico denim!

Também pode ser: um jeans five pockets de corte tradicional e levemente afunilado nas pernas, se tiver o detalhe dos botões ao invés do zíper, melhor, mas mantenha-se atento às costuras e acabamentos da calça, procure comprar de marcas confiáveis, a idéia e usá-lo por muito tempo.

…….

2 – Camiseta branca da Hering

roupas_verao_homem_camiseta_branca2

Pode ser por baixo da camisa para proteger contra a transpiração ou combinada com um jeans para um look básico e urbano, a camiseta branca da Hering é barata e boa o suficiente para acompanhar o homem em qualquer situação. Qualquer um tem que ter, pelo menos, umas 3 no armário.

Também pode ser: uma camiseta básica feita em algodão de qualidade e com corte adequado. Preste atenção especial nas costuras que tem que ser resistentes e não podem ser tortas.

……

3 – Camisa polo clássica da Lacoste

lacoste_classic_short_sleeve_pique_polo

A pólo clássica da Lacoste, sem listras, patches, números, faixas, distintivos, frases engraçadinhas ou qualquer outro detalhe dispensável, é ideal para mesclar com peças que vão do extremo casual (bermudas, tênis) ao semi formal (blazers, calças de alfaiataria) criando looks para diversas ocasiões sempre com um toque de descontração.

Também pode ser: uma pólo em algodão piquê de boa qualidade (geralmente peruano) e acabamento caprichado.

…….

4 – Chuck Taylor All Star da Converse

converse_all_star_chuck_taylor_vinho

Podem encher o tênis caríssimo de traquitanas que mesmo assim ele não tomará o lugar que o All Star ocupa há décadas no gosto masculino. Quem sabe que menos é mais não dispensa um sneaker nesse estilo!

Também pode ser: um tênis de lona, sola baixa, design minimalista e estilo jovem.

…….

5 – Trucker Jacket Levi’s

trucker_jacket_levis_denim

Quando alguém fala em jaqueta jeans esta é a imagem que vem a nossa mente no mesmo instante! Um ícone da moda masculina, criado no início do século XX, a Trucker Jacket tem aquela pegada rebelde, jovem e roqueira que ninguém quer deixar para trás.

Também pode ser: uma jaqueta com a mesma modelagem de outras marcas especializadas em jeanswear, o Brasil tem muitas e com preços bem atrativos, só não caia na armadilha dos “fru-frus” que deixam a peça datada!

…….

6 – Trench Coat Burberry

burberry_trench_coat_casacos_ft05

Criado por Thomas Burberry para ser usado na Primeira Guerra Mundial e proteger os soldados do frio e da chuva graças a seu tecido impermeável, o trench coat é praticamente uma unanimidade, não há quem não se renda a sua beleza, elegância e sofisticação.

Também pode ser: um trench coat de uma marca conceituada, mas não tão cara, pode não ser um Burberry, mas será seu companheiro por muito tempo.

…….

7 – Óculos Aviador da Ray-Ban

lente_verde_rayban_sunglasses

Adotado pelos pilotos da força aérea dos Estados Unidos por repelir com eficiência os raios solares, este óculos se mantém na lista dos itens mais procurados pelos homens desde sua criação no final dos anos 30, em certas épocas tem maior ou menor destaque, mas nunca sai das prateleiras das melhores óticas do mundo.

Também pode ser: um modelo similar de outra marca que garanta lentes com proteção UV e tenha uma armação bem feita.

…….

8 – Chapéu Panamá de Montecristi

vestir_bem_cidades_quentes_panama

Talvez você já saiba que os chapéus Panamá são originários do Equador onde existe a palha tonquilha, matéria prima deste acessório, o que pouca gente sabe é que os artesãos do vilarejo de Montecristi são considerados os mais perfeccionistas e habilidosos na produção do famoso chapéu e os fanáticos pela peça afirmam que não há nada melhor do que o Panamá desta localidade.

Também pode ser: um chapéu Panamá de outra marca equatoriana, pode não ser feito com a mesma precisão, mas a matéria prima principal é a mesma.

…….

9 – Top Sider da Sperry

sperry_top_sider_boat_shoes

Criado em 1925 nos EUA por Paul Sperry quando este tentava encontrar um calçado que não escorregasse durante suas aventuras náuticas, acabou se tornando a versão definitiva de sapato para velejar e a encarnação do boat-shoe. Hoje o calçado se mantém atual e integra combinações de verão tanto na cidade quando na praia.

Também pode ser: um boat-shoe com acabamento bem cuidado, neste caso evite comprar pela internet, pois não há como conferir este tipo de produto. Itens de couro também são mais duráveis e confiáveis, prefira estes.

…….

10 – Relógio Omega

omega_speedmaster_apollo11_45anos_03

Eu podia citar dezenas de outras marcas, mas a Omega tem uma característica que eu prezo muito: seus relógios são bonitos, duráveis, másculos e sofisticados sem fazer parecer que seu dono está usando-os apenas por ostentação, como acontece com algumas marcas que fazem questão de poluir suas criações com ouro e pedras preciosas, além disso o design de seus modelos parece não envelhecer, particularidade que transforma um Omega em um companheiro para toda a vida.

Também podem ser: outras marcas suíças menos tradicionais e um pouco mais baratas, mas que seguem a mesma linha de design da Omega.

…….

11 – Sandálias Havaianas

richards_havaianas_perceria_verao_ft01

Mesmo lá fora, devido ao sucesso, estão se tornando sinônimo de sandálias descontraídas e confortáveis, uma prova disso é a loja da rua Oscar Freire, em São Paulo, onde se nota que muitas vezes a frequência de estrangeiros é maior do que a de brasileiros. Apesar de toda a concorrência, pois não são poucas a marcas que se dedicam a criar este tipo de calçado, a sandália ganha mais adeptos a cada ano e não perde o charme.

…….

12 – Sapatos Oxford da Church’s

sapato_oxford_masculino_preto_churchs

Grife inglesa que conta com mais de um século de existência fazendo calçados com matéria prima de alta qualidade e acabamento perfeito. O homem que precisa de sapatos sociais para o dia a dia ou um evento especial encontrará nos modelos da Church’s um complemento mais do que confiável para seu traje, usando-o sem medo der errar por anos.

Também pode ser: um sapato Oxford em couro com bom acabamento. Preste atenção na sola de couro e nas costuras em todo o calçado, fuja de qualquer coisa que parecer suspeita.

……..

13 – Coturno Doctor Martens

dr_martens_men_boots

É simples e parrudo, com aquele toque militar que a maioria dos homens adoram. Depois de tanto tempo continua brigando cabeça a cabeça com marcas consideradas mais luxuosas e modelos mais rebuscados, mas ainda é top-of-mind quando alguém fala em coturno ou uma bota encorpada, agradando aos mais velhos pelo seu visual enxuto e aos jovens pelo relação que tem com o movimento punk. É o tipo de que você só deixará de usar quando não tiver mais condições de vestí-lo e garanto que esse dia vai demorar a chegar.

Também pode ser: um coturno parrudo, com sola grossa costurada no cabedal. Muitas marcas nacionais tem este modelo de calçado em sua linha de produtos e o fazem com bastante talento.

…….

Nota: se você pretende adquirir alguma destas peças não há necessidade de que elas sejam exatamente das marcas citadas, muitas delas se tornaram conhecidas mais por seu design do que pela etiqueta, apenas procure investir em itens de qualidade, já que, como citei anteriormente, você poderá usá-los por muito tempo.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

5 Responses to “13 Roupas Atemporais Masculinas que Estão Acima das Tendências”

  1. Claudio Roberto says:

    Jaqueta de couro é indispensável também.

  2. Gui Ferrer says:

    Adorei a seleção de peças e a página também, ótimos post com dicas bem bacanas. Parabéns!

  3. Ed Carvalho says:

    Post excelente. Parabéns.

Deixe um comentário