O site Insider fez um vídeo curto, mas muito revelador, mostrando o funcionamento da fábrica da Vans em Anaheim, na California. Clicando no play dá para acompanhar processo de produção de um dos modelos mais iconicos da marca: o Sk8 Hi de lona.
Alguns pontos curiosos:
- As solas “waffles” são feitas em formas que parecem aquelas próprias para fazer a massa da guloseima e parece ser a mesma desde o começo;
- Tudo parece muito mais arcaico do que se imagina, mas o resultado é perfeito;
- Algumas operações tem que ser feitas a mão, não tem jeito;
- A maneira como a faixa lateral é costurada é bem engenhosa e inusitada!
- O cara de polo rosa é Steve Van Doren, o filho do fundador da Vans, Paul Van Doren.
É só clicar no play:
É incrível notar como uma fábrica que existe desde os anos 60 ainda mantém alguns de seus processos de produção originais, existem marcas de tênis que possuem uma linha de produção bem mais moderna – talvez isso mantenha parte do charme do calçado, explicando o sucesso da marca! ; )
Mais informações: www.vans.com.br
A forma como se costura a tira lateral é chamada por alguns (eu e o pessoal da fábrica em que trabalho) como “costura programada” e consiste em costurar um cabedal ainda plano (que ainda não se fechou o traseiro ou preparou o forro) em uma séria de gabaritos e programas de costura.
A maioria das marcas grandes utiliza esse método e uma das técnicas produtivas que coloca as fábricas em outro patamar de eficiência e qualidade.
Um engenheiro, consultor ou técnico que conhece esse sistema ao ponto de implantar ele numa linha de produção modesta (2.000 a 4.000 pares/dia) pode cobrar tranquilamente uns 500.000 para instalar esse sistema. Leva um ano, mas é uma boa grana.