Vídeo: O Mito da Camisa Masculina Para Balada, a GOS!

0

Vídeo: O Mito da Camisa Masculina Para Balada, a GOS!

Em 2016 eu escrevi um post falando sobre o que um homem pode usar em um evento social noturno (ou balada, se preferir) para estar elegante e adequado ao momento e local.

Dentre os erros masculinos para a ocasião, um dos maiores está na escolha da camisa, pois muitos acreditam que a peça deve ter um design especialmente pensado para chamar atenção e, sozinha, concentrar todo o estilo (ou cafonice) do look. Até ontem eu não sabia muito bem como chamar essa peça, já que ela não é uma camisa formal, devido aos penduricalhos, não é totalmente casual, pois não é um item que pode ser usada durante o dia, então eu descobri que os americanos tem um nome tosco, mas que parece se encaixar na peça perfeitamente: GOS.: The Going Out Shirt ou “A Camisa de Sair” em bom português.

Existe até um vídeo satírico contando a epopeia da GOS, assista abaixo:

Como identificar uma GOS

A GOS geralmente é marcada por excessos. Embora eventos noturnos até permitam cores mais escuras, a GOS tem que ser preta, listrada e cheia de badulaques como punhos de cor contrastante, botões duplos em cores que se destacam, pespontos claros, etiquetas ostentadoras e tudo mais que for possível desde que o objetivo seja encher a camisa de informação de gosto duvidoso. Se é para resumir,  podemos dizer que a GOS é o sapatênis das camisas.

A GOS no Brasil

Vídeo: O Mito da Camisa Masculina Para Balada, a GOS!

Aqui no Brasil um dos maiores expoentes da Going Out Shirt foi a Dudalina, mas a marca caiu na real há alguns anos tempo e hoje apresenta produtos bem mais contidos, embora alguns ainda não me agradem, o problema é que o mal já estava feito, e outras confecções entraram no lugar, garantindo que a GOS tenha uma fonte inesgotável.

Hoje, esse tipo de camisa parece extremamente datado, basta encontrar algumas imagens no Google para sentir um misto de nostalgia e asco devido a quantidade de elementos inexplicavelmente bizarros nas peças, como se os exageros dos anos 70 e 80 tivessem encontrado uma fenda do tempo e se propagado no início da década passado.

Resumindo:

Para resumir, pense o seguinte: suas roupas não devem ficar restritas a uma ocasião específica, uma camisa social pode ser usada no trabalho ou em um casamento, um jeans básico pode compor um look para passeio, mas também pode fazer algo mais profissonal. Atualmente o conceito de guarda-roupa cápsula escancarou essa ideia, mas temos que ser compreensivos e entender que a cada dia que passa o homem aprende mais sobre moda, portanto uma viagem ao passado certamente mostrará escorregões de estilo de qualquer um, só fica difícil tornar tolerável que alguém insista em continuar a cometê-los. ; )

Deixe uma resposta