Saber manusear agulha e linha traz vantagens muito além do simples conserto e manutenção de roupas, com um pouco de empenho é possível fazer suas próprias peças, desde que elas não sejam muito complexas, claro!
Uma gravata de seda tem seu preço entre 150 e 200 reais, uma peça de lã, linho ou algodão de qualidade pode sair por 80 ou 90 reais, as de poliéster feitas decentemente partem de 30 ou 40 reais. Com base nesses valores acredito que uma gravata no esquema faça-você-mesmo pode custar metade, levando-se em conta que você vai precisar de 1,40 de tecido que pode render duas unidades. Como ninguém quer ter duas gravatas exatamente iguais, não está fora de cogitação usar uma delas para presentear um amigo ou mesmo vendê-la para amortizar os gastos.
Se você não quer por a mão na massa, a opção é entrar em contato com alguém que tenha as habilidades necessárias mostrar o vídeo abaixo:
Encontrei também este excelente post do WikiHow que, além do passo a passo, traz informações sobre tecido, entretela e detalhes da execução, acho que ele pode complementar o vídeo e fornecer algumas alternativas para a confecção da peça.
Embora muitos de nossos leitores certamente não se interessem por produzir ou encontrar que produza suas próprias gravatas, ainda assim é bem interessante conhecer o processo e saber o quanto de trabalho está envolvido.
…….
Mais “faça você mesmo”:
Faça Você Mesmo: Uma Carteira de Couro Usando Ferramentas Caseiras