A história se repete: o sujeito quer deixar o terno com uma cara mais moderna para ir a um evento ou trabalhar, fica imaginando como ele pode vestir o traje social de uma maneira mais moderna e acaba montando um daqueles combos “total black”, inadequados tanto para ambiente profissional quanto para um casamento, além de, na maior parte das vezes, deixarem o cara parecendo um segurança de boate. Abaixo sugerimos algumas mudanças e adições a sua roupa formal para dar uma modernizada no look:
1 – Repense sua escolha de camisa!
Você quer mudar a cara do seu terno, mas tudo que vem a cabeça é tocar a camisa branca por uma em tom escuro? Sinto em dizer que nem sempre essa é a melhor escolha. Experimente uma dessas opções:
1a – Camisa xadrez
O xadrez discreto e delicado tipo window pane ou vichy pode complementar o visual engravatado com classe, valendo para trabalho ou para eventos formais, mas que não exigem black-tie.
1b – Camisa denim/chambray
O costume perde um pouco de seu ar sisudo se combinado com uma camisa de denim ou chambray, tecido leve, mas visualmente parecido com o jeans. Não é o tipo de combinação para um casamento ou trabalho em ambiente conservador, mas garante uma produção charmosa em locais que dão espaço para trajes com toques casuais.
1c – Camisa micro estampa
Para fugir do tradicional tecido liso das camisas existem diversas opções como o listrado, o falso liso e o oxford, entretanto a micro estampa é capaz de dar um ar divertido ao conjunto de uma maneira que poucas estampas conseguem. Casamentos no campo ou praia e ambientes casuais que pedem uma certa elegância são os locais ideais para este tipo de traje.
1d – Camisa de poá
Seja em francês “pois” ou em inglês “polka dots”, os pequenos pontos concorrem com a micro estampa no quesito estampa descontraída, emprestando um estilo descolado ao sério costume do trabalho, dando espaço para complementos como pulseiras e uma gravata mais casual.
…….
2 – Troque a gravata!
2a – Gravata de crochê
Um item diferente e despojado, só aconselhável se você está procurando um toque casual para seu traje social. Já esteve em baixa, mas atualmente é sinônimo de um visual moderno e antenado, embora sirva para ambientes que não sejam conservadores, ou seja, não é o tipo de gravata para um advogado ou um convidado em um casamento formal.
2b – Gravata de algodão ou lã
Além de dar um toque mais “rústico” ao look alinhadinho engravatado, tem versões divertidas sem cair no ridículo, portanto é comum encontrar alguns modelos com florais tipo liberty, poá, listras coloridas e estampas temáticas discretas (náuticas, equestres, etc). Ideal para quem quer dar um ar irreverente ao terno e não é obrigado a usar gravatas tradicionais.
2c – Gravata borboleta
A variedade de modelos, larguras, estampas e padrões garante a gravata borboleta um lugar em nossa lista, mesmo com seu inegável apelo retrô. Aliás, apesar de remeter a ao visual de décadas passadas, ela mostra ousadia ao se vestir e até sofisticação, contrastando muito bem com uma camisa xadrez ou de poá.
…….
3 – Adicione acessórios
3a – Lenço de bolso colorido
Uma coisa é usar um lenço de algodão branco, outra coisa é escolher cuidadosamente um exemplar de seda cuja cor contrastante dará um destaque todo especial ao costume. Este é um bom exemplo de quando um item clássico se torna moderno devido a maneira como é usado.
3b – Meias coloridas
Amadas por uns e olhadas com certa desconfiança por outros, as meias coloridas não precisam ser, necessariamente, contrastantes, um modelo listrado fazendo tom sobre tom com o costume já é o suficiente para dar uma nova interpretação ao traje. Só tenha cuidado com o dress code, se for extremamente formal as pessoas podem achar que você é algum tipo de subversivo! ; )
3c – Echarpe
Um acessório carregado de estilo que tem o poder de elevar o traje formal a um novo nível de sofisticação. Quem quer algo para encher os olhos pode escolher uma cor bem forte e contrastante, já os contidos tem nas cores neutras seu porto seguro. Uma coisa boa da echarpe é que ela não chega a ser uma transgressão no traje formal, sendo aceita até nos lugares mais caretas.
3d – Pulseiras
Uma tendência que pegou os homens de jeito já há alguns anos e que serve muito bem para dar aquele toque descontraído ao terno. Algo em couro e prata serve para acompanhar quem não tem muita liberdade no traje formal e as combinações coloridas fazem a cabeça daqueles que se dão ao luxo de interferir no look sem restrições.
…….
4 – Use diferente
4a – Com camiseta/4b – Com tênis
Para quem procura algo bem descontraído, a dica já foi dada no Canal Masculino neste post sobre terno com tênis, mas estamos devendo um artigo sobre o uso do traje com camiseta que deve sair em breve. A adição destes dois elementos dá um novo significado ao costume tradicional, mudando completamente seu estilo, do formal para o casual total, tornando uma boa escolha para momentos de descontração como festas, baladas, passeios, etc.
4c – Com barra mais curta
Esse comprimento de barra ainda sofre um certo preconceito no Brasil, mas, aos poucos, vem tornando-se mais comuns em alguns lugares, principalmente onde faz muito calor, principalmente quando usada sem meias, o que providencia uma ventilação a mais. Se você ainda acha estranho, não tem problema, na moda masculina ninguém é obrigado a nada, mas eu aconselho a experimentar qualquer dia desses, só para ver se acaba abraçando a ideia. ; )
4d – Colete esporte de nylon (gilet)
Com tantas dicas tendo em vista o uso do traje social no verão, afinal muita gente em nosso país nem vê inverno durante o ano, achei uma boa ter uma opção para os dias mais frios e, nesse caso, o colete de nylon é uma boa maneira de deixar o visual mais moderno e ainda proteger, além de oferecer a possibilidade de ser tirado e guardado na bolsa quando não for necessário.
Mais exemplos e combinações de cores:
…….
Cuidado!
As ideias dadas aqui funcionam muito bem sozinhas, mas tenha bom senso ao tentar misturar tudo, avaliando sempre se o combo não está pendendo para o exagero, mesmo em ambientes onde o dress code é liberal, uma coisa é dar um toque moderno ao terno ou costume, outro é transformá-lo em um árvore de Natal!
Gostei muito de todas as opções ! Onde encontrar gravata de lã em SP capital? Nunca achei! Parabéns pelos artigos!
Guilherme,
Já ví esse tipo de gravata na Zara e na Aramis.
Abs.
Vi muitas opções na Alfaiataria Paramount no shopping Cidade Jardins.
As dicas estão ótimas, confesso que só tenho resistência com a barra curta, tenho a sensação de que estou usando aquele “primeiro terno” comprado quando tinha quinze anos para ir na festa de debutante, mas acho válido a dica e concordo que em dias quentes a sensação de calor fica menor usado desta forma.
é possível usar colete preto/grafite com terno azul? o que você acha dessa combinação? posso usar azul num casamento “norturno” 16h (sendo o noivo no caso)?
Philippe,
Para eventos noturnos o ideal é o marinho, qualquer tom de azul mais claro pode parecer muito diurno para a ocasião. É possível usar colete grafite com um terno marinho, mas não aconselho a fazer isso em um casamento, geralmente o noivo é quem mistura dois tons quando veste o fraque, então pode acontecer de te confundirem ou parecer que você está “concorrendo” com o noivo. Se você quer usar o colete é melhor comprar o traje completo de uma só cor.
Abs.
Abs.
No caso o noivo sou eu mesmo kkkk qual a função do colete na edumentaria?
Philippe, é verdade, não havia me atentado a isso! : )
O colete deixa o traje mais alinhado e com uma cara mais clássica. Muito popular até os anos 60, com o tempo a peça passou a ser deixada de lado, principalmente em países quentes, mas continua evocando a elegância de de décadas passadas e aos poucos está retomando sua importância na indumentária masculina, seja no guarda roupas formal ou no casual.
Nos casamentos tem sido cada vez mais visto e realmente dá destaque para o noivo sem que seja necessário apelar para algo extravagante.
Abs.