Como Usar Terno ou Costume Com Tênis

22/07/2015 23 Comentários por

terno-costume-tenis-10

Provavelmente você já se perguntou se é possível usar terno com tênis e ficou imaginando se a combinação não poderia te fazer passar um carão por aí. Bem, em outros tempos talvez tenha sido um pecado esse tipo de traje, mas atualmente é plenamente aceitável, desde que você saiba como, quando e onde usar.

Para entender melhor é adequado pensar que você não está usando terno ou costume com tênis, você está usando tênis com terno ou costume.  Qual é a diferença? Simples! Não se trata de uma roupa formal com um toque casual, estamos falando de uma roupa casual com um toque formal, são os tênis que dão o tom do traje, isso quer dizer que tal combinação não é adequada para um casamento (a não ser que os noivos estipulem o contrário) ou trabalho em ambiente corporativo conservador, mesmo com a presença da alfaiataria.

Como usar

1 – Deixe os sapatênis fora dessa

terno-costume-tenis-03

Já que é para quebrar paradigmas que seja assim, com um tênis de verdade.

O bacana desse look é o contraste entre a formalidade do terno/costume e a descontração dos tênis, entretanto o sapatênis tem aquele ranço de um calçado que quis trafegar entre os dois estilos e perdeu a identidade. Além disso os modelos mais similares a sapatos vão fazer parecer que você tentou montar um traje formal e errou feio no calçado.

…….

2 – Vá pela simplicidade

terno-costume-tenis-06

Para combinar com terno os tênis devem ser simples, muitos detalhes só atrapalham.

Nada de tênis com molas, lâminas ou solas tecnológicas e cabedal volumoso, seu sneaker é simples e descolado como os da linha All Star, os Vans (tipo plimsolls) e os modelos retrô da Adidas, Nike, ASICS e New Balance.

…….

3 – Cuidados com as cores

terno-costume-tenis-21

Costume verde? Acho que não! É melhor começar pelos básicos e ir se aperfeiçoando aos poucos!

Se você ainda esta maturando a ideia de usar esses dois itens juntos, não exagere nas cores, fique com os ternos neutros (preto, grafite, cinza, marinho e bege) que podem ser complementados por um detalhe discreto como a risca de giz ou o window pane. Quando estiver dominando o estilo pode tentar cores mais ousadas, valendo o mesmo para o calçado, mas ainda assim não deixe o bom senso de lado!

…….

4 – Combinando tênis e o terno

terno-costume-tenis-14

Para não errar é só repetir a cor do terno no tênis ou usar tom sobre tom.

Na hora de combinar os dois evite grandes contrastes a princípio, principalmente se você não quer chocar ou chamar muita atenção. Uma boa solução é repetir as cores, ou seja, costume preto e tênis preto, costume marinho e tênis marinho e assim por diante. Outra opção é o tom sobre tom, neste caso teríamos um terno bege combinado com um tênis marrom, ou um terno cinza médio com tênis grafite, por exemplo.

…….

5 – Terno tradicional ou slim fit

terno-costume-tenis-13

A modelagem moderna do slim fit “cai como uma luva” neste caso!

Como o slim fit é mais moderno e jovem eu o considero ideal para este tipo de combo, mas é bom lembrar que quem esta muito acima do peso não deve abrir mão do corte tradicional, pois este lhe favorece, mesmo neste caso.

…….

6 – Camisa ou camiseta/pólo?

terno-costume-tenis-11

Indeciso entre a camisa e a camiseta? Vá de pólo! ; )

Como eu já disse, você está casual, então dá para vestir qualquer uma das duas. A camisa sempre é mais alinhada e a camiseta despojada e a pólo pode ser um opção intermediária. Qual faz mais seu estilo?

…….

7 – Camisa com ou sem gravata?

terno-costume-tenis-20

Não é porque você está de tênis que precisa se livrar da gravata.

A gravata skinny acrescenta um ar formal que pode ficar bacana contrastando com os tênis se você quer radicalizar, por outro lado a camisa com um ou dois botões abertos tem um apelo casual e descontraído. Mais uma vez, a escolha é sua, não tem certo ou errado aqui!

…….

8 – Acessórios

terno-costume-tenis-01

Capriche nos acessórios, deixe o visual divertido, mas cuidado com o exagero.

O suspensório sobreposto pelo paletó é discreto e alinhado, algumas pulseiras ajudam a personalizar o visual, o chapéu (tipo fedora no inverno ou panamá no verão) pode ser um detalhe interessante, até o lenço no bolso, colocado de maneira displicente, pode adicionar estilo extra ao look. Já que a intenção é fazer algo diferente e moderno, os acessórios masculinos só vem para acrescentar, desde que você use moderadamente, claro! Então sempre dê aquela boa olhada no espelho para ver se não tem nada sobrando.

…….

9 – Tênis brancos são bem vindos

terno-costume-tenis-07

Maia uma vez mostrando porque é o curinga da moda masculina!

O grande curinga da moda masculina atual pode ser um bom aliado na hora de combinar com terno. Sua neutralidade e o aspecto “clean” combinam com a alfaiataria seja ela em cores escuras ou claras, embora fique evidente que no caso de um terno escuro o sneaker vai se destacar mais, mesmo assim não chega a ser algo deselegante, muito pelo contrário, o visual minimalista tem tudo a ver com a alfaiataria.

…….

10 – Como combinar as meias

terno-costume-tenis-23

Os tênis já são bastante chamativos, então é melhor combinar a meia com as calças.

Aqui você tem duas opções: não usar meias, sobretudo no verão, apelando para uma barra ligeiramente mais curta, ou usá-las combinando com o costume ou terno e não com os tênis, pois neste caso estaria dando ênfase demais no calçado.

…….

Quando e onde usar?

1 – Eventos

terno-costume-tenis-05

Como já foi dito, apesar do terno este traje é considerado informal, então você só vai usá-lo em um casamento ou formatura se o dress code for casual, caso contrário é melhor dar aquela engraxada em seus sapatos sociais.

2 – Trabalho

terno-costume-tenis-17

Se é uma corporação conservadora este traje não será bem-vindo, melhor nem tentar! Já locais abertos a dress codes casuais permitem o uso desse tipo de vestimenta sem nenhum problema, principalmente empresas que lidam com criação e arte de alguma forma, pois geralmente são os mais permissivos.

3 – Lazer

terno-costume-tenis-15

Esta é uma roupa própria para baladas descoladas, cinemas, festas e até um coquetel em um ambiente descontraído. Por outro lado, não se trata de algo adequado para parques ou qualquer tipo de atividade ao ar livre que seja muito ligada a natureza devido ao caráter urbano do traje.

Mais uma dica…

terno-costume-tenis-18Muitos noivos optam por este tipo de combinação tanto para si mesmos quanto para os padrinhos. O resultado fica bem bacana, mas funciona melhor para eventos diurnos.

…….

Mais alguns exemplos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

23 Responses to “Como Usar Terno ou Costume Com Tênis”

  1. Paulo Nunes says:

    Na minha opinião nem todos ficaram legais. Depende do modelo do tênis. Ricardo suas dicas são sempre muito bem vindas. Obrigado por compartilhar seu conhecimento e bom gosto. Um abraço.

  2. Alan Silva says:

    Caracaaa, muito shoooow. Se um dia tiver a oportunidade de fazer esse estilo, vou sem medo, e com senso, claro!
    Essas combinações seria mais permissivas em agencias de publicidades e moda?

    • Ricardo says:

      Oi Alan,
      geralmente as agências e as grifes de moda são mais tranquilas quanto ao dress code no local de trabalho, assim como as empresas .com, designers, músicos, enfim, o pessoal ligado a arte e entretenimento de alguma maneira.
      Abs.

  3. Paulo Venchiarutti says:

    Alguém possui o link para comprar o que parece ser um all star na sexta foto?

  4. tales says:

    Vou ser padrinho de formatura, meu terno vai ser azul escuro (calça, blasé), camisa de dentro branca. A duvida é uso sapato ou sapatenis ? Que cor ?

  5. Edna says:

    Meu filho vai fazer formatura 9° ano. Combinaram de cada um ir como quiser. Meu filho optou por um terno preto, camisa vinho,gravata slim combinando e um all star de couro preta. Será que este look combina com a ocasião, já que a formatura para 9° é sempre mais informal que do colegial e faculdade. Ele tem apenas 13 anos. Lembrando que tem alunos que vão com jeans e blazer…Obrigada

    • Ricardo says:

      Edna,
      a combinação está bem moderna, acho que ele vai fazer sucesso, e se não há um dress code definido a aposta por algo mais elegante com toque descontraído me parece perfeita.
      Abs.

  6. gustavo says:

    Ricardo, sapato driver combina com terno?

    Obrigado

  7. Tiago says:

    Opa Ricardo, seguinte eu estou com uma dúvida, msa primeiramente queria te parabenizar pelo post, muito show! Minha dúvida é a seguinte, eu vou casar de terno e tênis, o terno é um azul marinho mais claro, quero usar ou um tenis da oakley ou um new balance, só que eu estou na dúvida se uso o tenis azul ou cinza, o que você acha que fica melhor?
    Agradeço desde já

    • Ricardo says:

      Tiago,
      ambos podem ser usados com o costume ou terno marinho, mas o azul pode ficar apagado se for na mesma cor ou em um tom muito parecido com o do traje, o melhor é que haja algum contraste, já que você, provavelmente, quer mostrar que optou por um dress code que foge ao convencional. A opção em cinza também é interessante, mas também não pode ser muito escura, assim com o marrom e o branco também podem entrar no páreo se você quiser ter mais opções.

      Apenas lembre-se de deixar os tênis esportivos de fora. Os de sola baixa, de cabedal de lona, nylon ou nobuck, são os mais descolados e próprios para um look moderninho.

      Abs.

  8. Dalmo says:

    Oí Ricardo !
    Tenho um casamento em uma fazenda as 17:30 vou de terno azul royal , camisa branca , gravata(?) e ensei em um All Star cinza chumbo . Oque vc acha?
    E o cinto ?

    Valeu obrigado .

    • Ricardo says:

      Dalmo,
      se o dress code permite usar tênis, ou seja, transformar a roupa social em um combo casual, tudo bem, dá até para dispensar o cinto, como alguns caras mais modernos tem feito, caso contrário opte por um preto de couro. A gravata se torna opcional, use se achar que fica melhor.

      Abs.

  9. mauricio says:

    No mercado norte americano o que eu sei ou pouco que eu sei que vc pode usar tênis com terno se esta no iniciio de carreira , ou falido .ISSO QUEM ME FALOU FOI MAIS DE UM NORTE AMERICANO E O PESSOAL QUE TRAB EM MODA E TAMBEM QUE TRAB EM BOLSA DE VALORES .Nem na casa branco vc naõ recebido ou numa outra solenidade,ou arrumar emprego..

    • Ricardo says:

      Mauricio,
      como disse no texto, é um traje casual para ser usado em ocasiões casuais, locais onde você se sente a vontade e que permitem. No trabalho e em solenidades o bom e velho traje social ainda é o mais adequado e elegante.
      Abs.

  10. Márcio says:

    Boa tarde, estou numa duvida cruel. Casarei em setembro e minhas vestes serão algo informal tipo: uma calça cor areia, camisa branca, colete cor da calça e um tênis converse rasteiro cor areia, aí surge a dúvida, gostei bastante de um cinto de couro na cor caramelo na Richards e gostaria de saber se combina ou esqueço está opção? Agradecido.

    • Ricardo says:

      Marcio,
      pelo traje parece que você vai casar ao ar livre e o dress code escolhido foi o casual, certo? Nesse caso você tem mais liberdade de escolher os acessórios e até dá para encaixar esse cinto no look, sobretudo porque pouco dele deve aparecer, já que o colete deve cobri-lo parcialmente, mas também seria uma boa considerar um cinto mais claro, até mesmo bege se você quiser uma silhueta mais alongada que vai te fazer parecer mais alto e mais magro. Outra opção é não usar cinto e optar por suspensórios claros (podem ser até brancos) por baixo do colete.

      Abs e bom casamento.

  11. Márcia says:

    Boa noite, minha filha vai se formar, tenho um filho de 20 anos, magro, alto. Quando falei que ele poderia ir de tênis na formatura ficou mais animado, não sei se fiz bem. Gostaria de saber sua opinião pois não tenho nada comparado e acho que devemos nos sentir bem, claro sem estragar a festa que é de outras pessoas tbm. Grata.

    • Ricardo says:

      Márcia,
      como já comentei, o terno usado com tênis se torna um traje casual, então é necessário saber se o evento permite trajes casuais com um toque mais sofisticado ou apenas o dress code formal. Algumas festas de formatura são bem liberais quanto ao traje, outras nem tanto, vale a pena se informar para que ele não se sinta deslocado.
      Abs.

  12. Tatiane says:

    Olá, meu nome é Tatiane e vou num casamento em menos de 20 dias. Sou mulher e uso roupas masculinas, logo, no casamento irei de terno. Ou muito mais provável, irei de calça social, camisa e colete (ou invés de colete, suspensório). Como já vai ser muito falado, tenho um poco de encanação em ir de tênis. Seria melhor usar um sapato social mesmo?
    Agradeço muito se puder me ajudar
    abraço

    • Ricardo says:

      Olá Tatiane,
      como isso foge ao dress code tradicional do casamento eu não sei se o uso do tênis faria alguma diferença, mas o sapato é sempre uma solução elegante para a maioria dos looks, portanto eu votaria no sapato.

      Boa festa!

Deixe um comentário