Roupa Cara X Roupa Barata: No Que Vale a Pena Investir?

1

Roupa Cara X Roupa Barata: No Que Vale a Pena Investir?

Quando o assunto é custo-benefício nada causa mais incerteza que as roupas que você veste. Quando gastar mais com um determinado item e quando economizar com uma peça que faz parte do seu dia-a-dia? Comprar uma roupa cara ou uma roupa barata, eis a questão!

Não é tão difícil assim de identificar o bom investimento de moda masculina, mas é necessário estar atento a uma série de fatores que nos listamos neste vídeo:

Aproveite para assinar nosso canal exclusivo no YouTube, clicando aqui.

Obs: Como de costume, o conteúdo do vídeo está dissertado abaixo.

Roupa Cara X Roupa Barata: No Que Vale a Pena Investir?

Quais são os elementos que influenciam o preço das roupas que você veste?

Matéria-prima e acabamento são elementos que podem adicionar alguns zeros ao preço de sua roupa, mas não são os únicos.

Em primeiro lugar é importante saber os motivos para uma roupa de grife custar caro e uma roupa de fast-fashion ser bem mais barata. Basicamente tudo envolve quantidade, qualidade, originalidade e status, a lista abaixo deixa bem claro os fatores que pesam (ou não) no seu bolso:

O que pesa no preço de uma roupa, acessório ou calçado:

  • Qualidade da matéria prima;
  • Prestígio da grife;
  • Nível do acabamento;
  • Exclusividade (quantas peças são produzidas);
  • Design autoral;
  • Se é peça desejo da estação
  • Sua predisposição para comprá-la;
  • Campanha de marketing;
  • Pesquisa e desenvolvimento;
  • Serviços agregados (atendimento na loja, ajustes, assistência pós-venda);
  • Embalagem, brindes e outros elementos adicionais supérfluos.

…….

Como saber se você está fazendo uma boa compra

Jaqueta de couro X jaqueta sintética (couro falso)
Se você não tem dinheiro para comprar uma jaqueta de couro, até pode arriscar uma sintética, mas não se apague muito a peça, o material não é muito resistente e durável, infelizmente.

Sempre leve em consideração o uso e durabilidade das peças que está levando e atribua valores fictícios – pode ser de um a 10 – para elas, assim você pode estabelecer um limite de gastos para certos tipos de roupa.

Valorize itens feitos com material natural e resistente, provavelmente vão durar mais, mas não pense que são os mais importantes, avalie também se eles tem uso constante, não adianta comprar uma bota que vai durar a vida toda se ela só será usada 3 vezes em 10 anos. Por outro lado, itens básicos são importantes por sua utilidade, mas não é necessário gastar uma fortuna em uma camiseta de algodão.

…….

Dicas para a hora de comprar roupas baratas

Se for comprar roupas masculinas baratas sempre observe estes pontos para não sair no prejuízo:

  • Invista em itens simples como camisetas, camisas casuais e bermudas;
  • Verifique a etiqueta para saber qual o material utilizado, pagar barato não significa usar qualquer coisa;
  • Dê uma olhada no acabamento, veja se as costuras estão bem feitas e retas e os botões bem pregados;
  • Aproveite para comprar peças que trazem tendências passageiras, assim, se a roupa ficar ultrapassada, você não perde muito dinheiro;
  • Atenção ao caimento, mesmo que o tecido e a qualidade do acabamento não seja 100% é possível encontrar algo barato com um bom corte;
  •  Não compre na primeira loja que entrar, pesquise bastante antes de bater o martelo, você certamente terá muitas opções.

…….

Dicas para a hora de comprar roupas caras

Na hora de comprar roupas masculinas caras você pode levar em consideração estas dicas:

  • Invista em itens mais elaborados como jaquetas de couro, ternos e casacos;
  • Verifique a etiqueta para saber qual o material utilizado, se está pagando caro certifique-se que o produto tem qualidade;
  • Dê uma olhada no acabamento, para saber se não está levando um item que só é caro, ou até algo falsificado;
  • Aproveite para comprar peças atemporais que você sabe que usará por muito tempo e valerão o investimento;
  • Atenção ao caimento, mesmo as grifes tropeçam na hora de criar uma peça ou investem em modelagens moderninhas que só ficam bem na foto;
  • Compare marcas, estilos e materiais, veja a que melhor te atende, oferece ajustes, se necessário, e um bom pós-venda, está tudo incluso no preço.

O mais importante: não compre para ostentar!

…….

Resumindo:

No fim das contas não há o melhor ou o pior, tudo vai depender do uso que você dará para essas peças. Um terno pode parecer um grande gasto se você não trabalha com roupa social, mas quem está entre os 25 e 40 anos provavelmente vai frequentar muitos casamentos e eventos que pedem traje formal, então é bom investir nisso mesmo assim; um trench coat pode parecer um casaco pesado para o clima brasileiro, contudo as pessoas que estão planejando férias na Europa precisarão de roupas para enfrentar o clima do velho continente. A ocasião cria a necessidade e faz o gasto parecer menor.

As roupas baratas, por outro lado, quebram o seu galho, mas é importante saber o limite de quanto pode ser gasto com elas. Quando esse limite desaparece você passa a fazer escolhas duvidosas e se vê desperdiçando mais dinheiro do que deveria com itens que não vão te acompanhar por muito tempo.

…….

Nota do autor:

Também é necessário deixar claro que a definição do que é caro ou barato é muito relativa, para alguém que ganha 20 salários mínimos esse conceito é bem diferente do que para aquele que ganha apenas 2, mas ambos, se forem pessoas espertas, vão querer ver seu dinheiro bem investido. ; )

…….

Ouça nosso podcast sobre guarda roupa cápsula, isso também pode te ajudar a gastar menos com roupas e a ter um repertório mais funconal e fácil de combinar:

Papo H Podcast #90 – Guarda-Roupa Cápsula, Memória Afetiva, Amigos Problemáticos

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta