A gravata skinny não é nenhuma novidade, no início dos anos 60 a peça já ganhava destaque catapultada celebridades como os Beatles. Nos anos 70 a gravata voltou a alargar para harmonizar com as lapelas e colarinhos da época e agora os dois tipos disputam a atenção do homem moderno, mas você sabe dizer qual é a diferença entre a gravata tradicional e a gravata skinny nos dias de hoje?
Gravata Tradicional X Gravata Skinny
A única coisa que diferencia uma gravata tradicional de uma skinny é a largura. Atualmente a gravata comum tem aproximadamente 8 cm em sua parte mais larga, enquanto a gravata skinny tem apenas 6, com variações de 5 cm chamadas por alguns de “super skinny”.
É importante frisar que mesmo a largura da gravata comum varia de acordo com a moda. Nos 70, 80 e 90 ela tinha 10 cm em sua parte mais larga, acompanhando a modelagem exagerada dos paletós e blazers.
Regra básica para combinar o “shape”
Para manter a harmonia do traje escolha a gravata de acordo com a lapela do paletó, se ela (a lapela) tiver aproximadamente entre 5 e 6 cm em sua parte mais larga a melhor escolha é a gravata skinny, se for mais larga, bom, aí você só tem uma escolha. 🙂
Basicamente você vai encontrar lapelas estreitas em trajes slim fit e lapelas largas em ternos convencionais, mas essa regra pode ter suas exceções, os italianos, por exemplo, gostam de lapelas largas e não veem problema em colocá-las em um paletó com corte mais acinturado e seco.
…….
Nota
Todos os tipos de gravata dividem os mesmos tecidos, exceto o crochê cujo formato parece se dar melhor com a largura da skinny.
bem legal a materia, estou sentindo falta do podcast e dos caras da web!
Olá Ricardo,
o podcast sai este fim de semana e os vídeos dos caras ainda estão em produção.
Abs.