Muitos fashionistas consideram o chapéu fedora e o chapéu trilby a mesma coisa, outros apontam para uma única diferença entre os dois como o fator de discernimento: o tamanho da aba, maior no Fedora. A verdade é que encontrar informações corretas sobre este tipo de acessório na internet não é uma tarefa das mais fáceis, parece que ninguém se interessa muito em explicar detalhes ou origens de um dos poucos itens de vestuário feitos para proteger nossas cabeças das intempéries e nos deixar mais classudos, mas com um pouco de esforço pude reunir algumas informações que parecem corroborar a tese de que o Fedora e o Trilby não são a mesma coisa, veja só:
O Fedora
Muitas roupas começam como peças masculinas e depois invadem o guarda roupa feminino, com este chapéu foi o contrário, o modelo foi usado por Sarah Bernhardt quando interpretou a personagem que dava título a peça fedora no final do século 19. A obra foi vertida em ópera no início do século 20, transformando o acessório em sucesso entre as mulheres no próximos 20 anos. Na década de 20 os homens renderam-se a seu charme mantendo-o como peça essencial até a década de 60.
Mas existe uma pegadinha aí! Para ter sido usado em uma peça de tão conhecida atriz, provavelmente o modelo já devia ser notório. É aí que entra a uma fábrica italiana Borsalino que reclama para si o crédito da invenção deste chapéu conhecido em muitos países (incluindo o Brasil) justamente por borsalino.
Veja abaixo uma galeria de fotos de homens estilosos usando o fedora:
O Trilby
A história é parecidíssima com a do fedora, pois reza a lenda que a primeira produção da peça Trilby, baseada no romance de George du Maurier, a personagem título da peça (uma mulher de novo!) usou um chapéu de feltro de aba curta que também se tornou popular entre as décadas de 20 e 60.
Um dado curioso é que a Wikipédia, em sua verão em inglês reconhece o fedora e o trilby como dois modelos distintos, já a versão em português não.
Clique nas imagens abaixo para ver a galeria de combinações com o chapéu trilby:
Resumindo
- Apesar dos formatos similares o fedora e o trilby tem como maior diferença o tamanho da aba;
- Tanto um quanto outro foram assim nomeados por causa de uma personagem teatral e ambos foram moda entre as mulheres primeiro;
- Ao que tudo indica a Borsalino na Itália foi a criadora do chapéu fedora e é por isso que ele é chamado assim em diversos países;
- No Brasil os dois são considerados iguais por muita gente, mas ao que tudo indica lá fora são considerados modelos distintos.
Ricardo, estou procurando a algum tempo não consigo achar. Você sabe algum site ou loja que venda aquelas pulseiras de couro? Obrigado.
Tem muita coisa no Etsy.com, com os preços mais variados (de 7 reais a 200). Em SP tem algumas lojas que vendem este tipo de pulseira na rua Augusta, principalmente na loja Endossa.
Abs.
White Collar, Neal Caffrey é um ótimo exemplo de como se vestir bem.
pessoal vcs tem q me ajudar ,eu ñ consigo encontra
o chapéu trilby estilo justin timberlake com a aba menor
e dobrada na frente e atrás vcs podem me enviar o site ou
uma loja para q eu possa comprar muito obrigada adro vcs
bjssssss .
Lorena,
infelizmente não tenho ideia de onde encontrar este modelo específico, mas se esberrar por um desses por aí, te aviso.
Abs.
https://www.youtube.com/watch?v=D25hS_FnLPs esse chapéu que o Neymar alguém sabe qual é
Fábio, esse modelo é um Trilby.
Abs.
Pelo que li na matéria falando sobre os tipos de chapéu feita por você mesmo, Ricardo, esse chapéu usado pelo Timberlake não é um trilby, mas sim um hormburg ou gelot. Pelo que vi, a principal diferença entre o trilby e o gelot é que o primeiro é aberto na frente e dobrado atrás, enquanto o segundo é todo dobrado pra cima.
Daniel,
realmente ficou uma dúvida aí, porque o homburg geralmente tem a aba maior, mas algumas características parecem ser dele mesmo. Acho melhor excluir a foto para evitar deixar a galera confusa.
Abs.