Quais São os Tipos de Botas Masculinas?

28/06/2016 8 Comentários por

Quais São os Tipos de Botas Masculinas?

Não são só as mulheres que tem fixação por sapatos, alguns homens também nutrem paixão por alguns tipos de calçados como é o caso dos sneakerheads que chegam a ter centenas de tênis. Em menor proporção também temos muitos homens que adoram botas, alguns até tem modelos específicos que são de sua preferência, estando sempre ligados em todos os lançamentos, mas quantos realmente sabem quais são os tipos de botas masculinas?

Muita gente ignora que saber identificá-las ajuda na hora de comprar e de saber qual modelo é mais adequado para cada ocasião, ou até mesmo como combiná-las. Você pode começar vendo nosso vídeo sobre o assunto e, mais abaixo, as descrições das mais comuns:

Precisa de mais referências? Não tem problema. Separamos conteúdo suficiente para você ficar por dentro do assunto, continue a leitura…

Tipos de Botas Masculinas: Dress boots, a bota “social”

Quais São os Tipos de Botas Masculinas? - Dress boots ou bota social

São as botas com cara de sapato social, com couro engraxado e muitas vezes apresentam os brogues (furos no couro), captoes e wingtips tão comuns em Oxfords e derbys. O tamanho do cano pode variar, indo do médio ao longo, quase no meio da canela. Podem ou não ter amarração, pois existem dress boots criadas a partir do sapato monk strap, por exemplo, cujo fechamento é feito através de tiras de couro e fivelas, o mesmo vale para as do tipo chelsea que comentaremos mais abaixo. Geralmente a sola também é de couro, como no sapato social, mas as mais modernas podem até apresentar um solado colorido.

Para acompanhar: por serem mais refinadas pedem uma roupa alinhada. Calças chino e alfaiataria caem bem com as dress boots, já o jeans pode destoar um pouco, mas um denim escuro e sóbrio, se usado com bom gosto junto a uma camisa com belo corte pode funcionar. Alguns modelos de dress boots podem ser usados no inverno para substituir o sapato social no terno ou costume, pois é difícil notar a diferença.

Preste atenção: podemos dizer que dress boot não é um exatamente modelo de bota, mas uma categoria de calçado onde se encaixam várias botas cuja aparência se assemelha a de um sapato formal.

…….

Tipos de Botas Masculinas:  Chelsea Boots

Quais São os Tipos de Botas Masculinas? - Chelsea Boots

Com o visual clean, marcado apenas pela faixa elástica na lateral, a chelsea boot se apresenta como uma opção versátil para o homem moderno. Quando feita de nobuck ganha um ar casual que agrada os mais descolados, entretanto os modelos em couro lustrado fazem com que ela se passe tranquilamente por um sapato social (olha aí uma dress boot), sobretudo quando apresenta a sola de couro. Sua criação data do final do século 19, para equitação, e nos anos 60 os Beatles usavam já as botas chelsea em conjunto com ternos de corte slim, o que pode parecer algo moderno até para os padrões atuais.

Para acompanhar: as estilo “dress boots” vão bem com trajes business casual (leia sobre aqui) e podem complementar um costume se não se trata de uma ocasião ultra formal, as casuais vão bem até com jeans e camiseta.

Preste atenção: chelsea boots podem ter adereços como captoes (ponteiras) e brogues, mas nunca cadarços ou zíperes.

Saiba mais: Tipos de Botas Masculinas: Chelsea Boots

…….

Tipos de Botas Masculinas: Work Boots/Yellow Boot

Quais São os Tipos de Botas Masculinas? - Work Boots

As work boots são botas indicadas para trabalhos pesados devido a sua estrutura encorpada, costura reforçada e solado grosso tratorado. São resistentes e duráveis o que levou a serem escolhidas pelos operários americanos para a jornada diária. Possui amarração frontal e o cano vai, na maioria das vezes, até o início da canela.

Quais São os Tipos de Botas Masculinas? - Yellow Boots

As Yellow Boots são botas de trabalho criadas pela Timberland para lenhadores no início dos anos 70 e de tão icônicas hoje viraram sinônimo de work boots. Neste calçado impermeável, o cabedal é de nobuck, o colarinho acolchoado e a sola grossa de borracha tem costura reforçada, entre outros detalhes que tornam as Yellow Boots reconhecidas por sua qualidade.

Preste atenção: apesar do visual das Yellow Boots traduzir o espírito das work boots existem muitos modelos diferentes, mas que mantêm em comum o design parrudo, o solado tracionado e a resistência, então esteja preparado para encontrar botas bem diferentes das mostradas neste post, mas que se enquadram neste quesito.

Para acompanhar: As work boots tem um visual bem casual, portanto as calças de sarja, denim e algodão são escolhas certas que vão, muito provavelmente, surgir acompanhadas de camisetas ou camisas do tipo lenhador.

Conheça essa marca: Timberland Comemora 40 Anos Com Coleção Limitada de Botas

…….

Tipos de Botas Masculinas: Coturnos

Quais São os Tipos de Botas Masculinas? - Coturnos

De origem militar, os coturnos, assim como as work boots, são extremamente resistentes e tem um visual másculo e radical, neste caso pendendo mais para o estilo rocker/punk. O a biqueira de metal, a sola grossa, o cano alto e o couro espesso tornaram esse calçado ideal para os motociclistas, pois em caso de queda, sabem que estão protegidos da canela para baixo.

Para acompanhar: jeans de todo tipo, menos os de cor muito clara, calças cargo, jaquetas de couro ou jeans e casacos pesados fazem uma boa rima com o estilo dessa bota, mas também dá para misturar estilos e colocá-la com uma calça de alfaiataria, por exemplo, e deixar o contraste falar mais alto.

Preste atenção: algumas marcas podem se referir ao coturno como uma work boot, pois o calçado também foi adotado por trabalhadores americanos, mas a biqueira de metal e a altura do cano ajudam a diferenciar.

Saiba mais: O Que Diferencia o Coturno da Maioria das Botas?

Conheça essa marca: Vídeo: Veja o Processo de Fabricação de um Coturno Dr. Martens

…….

Tipos de Botas Masculinas: Chukka/Desert Boots

Quais São os Tipos de Botas Masculinas? - Chukka Boots

Chukka boots e desert boots são muito parecidas em seu formato, mas algumas características ajudam a diferenciar, a mais clara é a sola, já que o crepe de borracha bege substitui o couro nas desert boots. A chukka boot pode ser encontrada em diversos tipos de couro, do rústico ao mais sofisticado, sendo esse último mais comum, porém com desert boot acontece o contrário, seu couro tradicional e a camurça e apesar de existirem outras opções, elas são mais raras.

Quais São os Tipos de Botas Masculinas? - Desert Boots

Para acompanhar: as chukka são mais urbanas e se dão bem com jeans, mas os modelos levemente mais refinados podem complementar um visual business casual, enquanto as desert boots tem esse espírito outdoor, essa cara de calçado para usar ao ar livre, logo, combinações com bermudas de sarja, jeans e calças cargo funcionam muito bem com ela.

Preste atenção: a chukka boot não chega a entrar na categoria “dress boots”, então se for para usá-la com roupas mais alinhadas, tente evitar muitas peças formais em um look só, pode destoar do calçado.

Saiba mais: Desert Boots e Chukka Boots São Ideais Para o Outono

…….

Agora que você está por dentro dos principais tipos de botas masculinas aguarde, em breve teremos artigos mostrando as melhores maneiras de combiná-las!

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina, Vídeos

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

8 Responses to “Quais São os Tipos de Botas Masculinas?”

  1. jorge uilson says:

    qual a marca dessa bota a primeira da foto ? essa da capa da postagem

  2. Al says:

    Ricardo, os moc toes se inserem nos work boots?

    • Ricardo says:

      Al,
      as moc boots também são consideradas por muitos como work boots, mas, como foi dito no texto, a Timberland criou uma imagem tão forte que as botas tipo mocassim hoje são mais ligadas ao estilo lenhador e a vida “outdoor”.
      Abs.

  3. Allysson Lourenço says:

    Parabéns por mais um post excelente, Ricardo.

    Em relação aos coturnos, devo usar por dentro, por fora da calça, ou dobrar a calça no começo do cano do calçado. Sempre tive esse dúvida. E as calças, sempre mais justa, tipo skinny ou slim?
    Desde já agradeço!

    • Ricardo says:

      Allyson,
      se a calça é muito justa (tipo skinny) o melhor é usar a barra por dentro ou dobrá-la até o início do cano, caso contrário o cano ficará preso nela ou vice-versa. Se a calça for reta ou boot-cut o melhor e usar a barra por cima do cano, caso contrário sobrará muito tecido embolado nas canelas.

      Abs.

  4. Matheus Rossignol says:

    Olá, adorei esta esclarecedora matéria. O que acha das Logger Boots? Aquelas com construção de work boots, mas que possuem um salto maior do que o comum. Nunca li nada a respeito em sites brasileiros. Abraços.

Deixe um comentário