5 Itens Para Proteger do Frio Que Cabem na Mochila Ou Bolsa

27/06/2016 2 Comentários por

5 Itens Para Proteger do Frio Que Cabem na Mochila Ou Bolsa

Dificilmente você vai encontrar alguém que possa admitir honestamente nunca ter sido pego despreparado devido a condições meteorológicas imprevisíveis, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, cujo clima muda constantemente durante o dia (e aí curitibanos?). Na lista abaixo você encontra 5 itens para proteger do frio que cabem na mochila ou bolsa e que podem se tornar seus companheiros constantes no inverno, caso você seja um homem realmente precavido:

1 – Luvas

5 Itens Para Proteger do Frio Que Cabem na Mochila Ou Bolsa - Luvas

Luvas podem te salvar nos dias mais frios, sobretudo se você é do tipo que fica com as mãos geladas com facilidade (eu! o/). Atualmente existem até modelos de lã com a ponta dos dedos indicador e polegar removível, assim você consegue interagir com a tela do smartphone sem tirá-las completamente. As de couro são mais caras, mas vão durar muito mais se você cuidar bem delas. Uma busca por luvas de couro no Google mostra muitas opções de lojas virtuais com o produto a disposição.

Outra vantagem é que o acessório não ocupa muito espaço e pode ficar em algum bolso ou compartimento de sua bolsa ou mochila.

Dica: as de pelica são finas, ideais para quem acha que o couro grosso de alguns modelos é inconveniente, as forradas com lã ou pele esquentam bem mais. Se optar pelas de tricô ou malha, tome cuidado extra ao manuseá-las, elas desfiam ou rasgam fácil.

…….

2 – Touca

5 Itens Para Proteger do Frio Que Cabem na Mochila Ou Bolsa - Touca

Eu acho terríveis aqueles dias de vento cortante que chega a doer quando bate na cabeça, de tão frio. Andar com alguma proteção para a cachola no inverno é imprescindível, mas ao mesmo tempo complicado, um chapéu tem que ficar o tempo todo na cabeça, pois amassa com facilidade se guardado em uma bolsa, o boné pode destoar demais de uma roupa um pouco mais formal, portanto resta como alternativa a touca de tricô que não amarrota, pode ser dobrada e guardada numa boa!

Se você ainda não tem uma, procure os modelos de cor neutra, assim não há perigo de chamar mais atenção do que deve e vai combinar com tudo, mas por favor, se você trabalha em um local que exige um certo cuidado com a aparência, não use o acessório “indoor”, ou seja, da porta para dentro, seja educado e tire a touca ao adentrar o recinto.

Dica: como a grande maioria das toucas é deita de tricô de ponto médio ou grande preste atenção a objetos pontudos dentro da bolsa, cadernos espiral são especialmente bons em destruir esse tipo de acessório.

…….

3 – Cachecol

5 Itens Para Proteger do Frio Que Cabem na Mochila Ou Bolsa - Cachecol

Essa peça eu nem tiraria da mochila no inverno, a gente nunca sabe quando vai precisar, e o cachecol é de grande ajuda em uma situação em que a roupa escolhida para o dia se mostra insuficiente, pois com ele é possível deixar o pescoço e o tórax muito bem aquecidos. Os feitos de lã fina protegem bem podem ser dobrados para não causar incômodo, os tipo echarpe são mais volumosos e não tão quentes, mas podem ser uma boa alternativa para os dias mais frios do outono, quando uma peça mais leve é conveniente.

Aqui também vale a regra usada para a touca: escolha cores neutras (preto, cinza, marinho, bege), assim não vai importar a roupa que você está usando, quando esfriar, vista e seja feliz.

Dica: os de tricô sempre aquecem mais, mas podem ser de lã acrílica, algodão e lã de ovelha, o preço vai depender de quão orgânico é o material. Os cuidados com o cachecol são os mesmos citados acima para a touca, logo uma divisão a parte para este item parece ser uma boa ideia.

…….

4 – Jaqueta corta-vento

5 Itens Para Proteger do Frio Que Cabem na Mochila Ou Bolsa - Jaqueta Corta Vento

Já falei dessa peça de roupa em outro post e volto a bater nessa tecla, afinal a jaqueta corta vento e de uma versatilidade e utilidade impressionante. Ela não vai te aquecer muito, pois é composta por uma fina camada de tecido sintético (muitas vezes impermeável), mas vai impedir que você tome vento diretamente e, caso esteja com uma malha ou camisa de manga longa, não deixará que o calor do seu corpo se disperse tão rapidamente. Dobrada ela muitas vezes fica menor que um livro facilitando seu transporte na bolsa.

Esse é um item um pouco mais difícil de encontrar, mas se tiver a oportunidade de comprar uma jaqueta desse tipo a um bom preço, não deixe passar!

Dica: procure pelos modelos com capuz, dessa maneira você mata dois coelhos com uma só paulada caso ache melhor deixar a touca em casa, ganhando espaço na mochila. Algumas tem forro, portanto fique ciente que elas vão ocupar mais espaço.

…….

5 – Meias

5 Itens Para Proteger do Frio Que Cabem na Mochila Ou Bolsa - Meias

Como assim meias? Teoricamente você sairá vestindo um par se o temperatura estiver muito baixa, não é? Eu espero que sim, porém é bom lembrar que nem sempre esse cuidado surtirá um efeito termicamente confortável uma vez que meias sociais, por exemplo, não são conhecidas por serem lá muito quentes, então um par mais “encorpado” pode ser deixado na mochila, só para garantir, se na hora da saída do trabalho ou da faculdade o tempo resolver não cooperar, é só trocar e seguir seu caminho para casa!

Dica: nada de meias brancas, prefira as pretas, grafite ou marinho, elas são discretas o suficiente e vão servir como quebra-galho, mesmo que não combinem exatamente com a roupa usada, afinal, trata-se de uma emergência.

…….

Preciso carregar tudo isso ao mesmo tempo para me proteger do frio?

Se tiver espaço sobrando e sentir-se mais seguro assim, por que não? Mas se você pensar bem a jaqueta corta vento pode quebrar o maior galho se for equipada com um capuz e fechamento alto, protegendo cabeça e pescoço, dispensando o capuz e o cachecol se você quer apenas algo que impeça de tomar ar frio diretamente.

Obs: para o verão aquelas capas de chuva baratas que se dobram até ficarem minúsculas são fundamentais e podem substituir o corta vento, já que não há tanto problema com o frio. Elas podem não ser bonitas, mas protegem você e sua roupa das tempestades do início do ano.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “5 Itens Para Proteger do Frio Que Cabem na Mochila Ou Bolsa”

  1. Flávio says:

    Ricardo, sempre acompanho seus posts e as minhas perguntas são quase as mesmas rsrs

    Mas não tenho como evitar, você sempre posta alguns itens de mto bom gosto. Já faz tempo que procuro uma luva de couro boa e que “abrace” mto bem as mãos com aquele caimento perfeito. Porém, só acho em corvino com um acabamento bem ruim ou em lã mesmo que, particularmente, não sou mto fã.

    Enfim: recomenda algum lugar bacana em que posso achar luvas de couro?

    Abs

    • Ricardo says:

      Flávio,
      atualmente está um pouco complicado de encontrar esse tipo de luva em lojas físicas que não cobrem os olhos da cara pelo acessório, com exceção da Zara. Como eu disse no texto, acho que dar uma pesquisada no Google é uma boa opção, dá para comparar preços, modelos e materiais.
      Abs.

Deixe um comentário