Você já pensou que pode estar comprando sapatos dos tamanho errado, mas nunca notou isso? Que talvez esse desconforto que você sente pode ser decorrente de um calçado inapropriado para seus pés?
O desconhecimento do real tamanho de seus pés, compras em momentos errados, falta de costume de usar esse tipo de calçado, são alguns dos motivos que podem levar a usar um sapato inadequado e desconfortável, mas isso só vai acontecer se as dicas a seguir não forem seguidas:
Como Saber os Sapatos Estão no Tamanho Correto Para Seus Pés?
Obs: os links adicionados ao final deste post são o complemento perfeito para quem quer comprar sapatos perfeitos e confortáveis, não deixe de lê-los!
1 – Saiba o tamanho atual de seus pés
Sim, o tamanho atual, porque seus pés mudam de tamanho durante a vida, mesmo depois de adulto, então o ideal é medi-los de tempos em tempos para saber se houve alguma alteração. Existe uma engenhoca adequada para esse tipo de aferição, o dispositivo Brannock, com página na Wikipédia e tudo mais, mas eu duvido um pouco que as lojas brasileiras disponibilizem algo assim para seus clientes.
Por outro lado, as lojas virtuais nacionais apresentam a medida de seus pares em centímetros, ajudando quem já fez as medições a encontrar o tamanho correto mesmo sem poder experimentar o calçado antes da compra.
…….
2 – Largura do pé também é medida de sapato
Todo mundo mede o comprimento, mas muita gente se esquece que a largura do pé também é importante! Algumas lojas online disponibilizam suas medidas tanto no comprimento quanto na largura e isso pode fazer diferença se você tem pé fino ou largo.
Ao comprar um sapato na Europa é comum encontrar o tamanho (40, 42, etc.) acrescido das letras A, B, C, D, ou E referentes a largura, eis o significado delas:
B – Pé estreito (narrow) – menos de 9 cm de largura
C e D – Pé mediano – entre 9 e 10 cm de largura
E – Pé largo – acima de 10 cm
Na Europa meu tamanho é 42 C (um 40 no Brasil, com largura mediana), mas é possível ter medidas A e AA (geralmente femininas) e EE ou EEEE que são um pouco raras, exceto nos times de basquete masculinos. ; )
…….
3 – Meça pelo seu pé maior
Essa pode parecer óbvia, mas muita gente nunca parou para pensar que tem um pé maior que o outro e isso é perfeitamente normal, afinal o ser humano é assimétrico em muitos pontos.
Como ninguém que ficar com um dos pés apertado no calçado, o que provavelmente vai causar dor e machucados, o melhor é levar em consideração se pé maior.
…….
4 – Ao comprar, experimente no final do dia
A dica é antiga aqui no Canal Masculino, mas não custa reforçar: se você for comprar sapatos, deixe para experimentá-los no final do dia, quando seus pés estão inchados, dessa maneira não terá surpresas no futuro.
…….
5 – O tamanho marcado na sola é apenas um número
É impressionante o quanto as pessoas se baseiam em etiquetas. Já ouvi mulheres dizendo que deixaram de comprar uma calça ou blusa porque o número da etiqueta era mais alto do que aquele que ela estava acostumada a levar.
A verdade é que as marcas utilizam moldes para roupas que podem conter discrepâncias e o mesmo vale para as formas de sapato. Eu calço 40, mas tenho sapatos 39 e 41 que são igualmente confortáveis.
A lição aqui é que não devemos nos sentir na obrigação de levar um par só porque ele tem nosso número padrão marcado na sola, se o molde é maior ou menor do que o costumeiro, esse número não vale nada.
…….
6 – Sinta o encaixe
Fatores como formato, qualidade do couro, forro, palmilha, sola, entressola, e até algumas costuras podem influenciar a maneira como o sapato calça, deixando-o mais ou menos confortável. Algumas vezes isso pode arruinar o calçado, tornando-o duro e machucando, mas também existem ocasiões que pedem apenas uma simples troca de números, basta experimentar o produto e andar um pouco com ele pela loja para saber a diferença.
…….
7 – Tem que ter sobra
O sapato com tamanho ideal não fica justo, sempre tem uma sobrinha que mantém seu pé confortável. Não caia na besteira de comprar algo que está justo como uma luva de látex, deixe seu pé respirar!
Lembre-se que sempre deve haver uma folga de aproximadamente 1 dedo (mais ou menos 1,5 cm) na ponta do sapato para que ele seu pé o calce perfeitamente.
…….
8 – Os calcanhares contam a verdade
Embora o calçado não deva ser justo, também não deve ter espaço sobrando suficiente para permitir que seu pé escape. Geralmente você pode notar o quão grandes estão os sapatos pelo calcanhar que escapa a cada passo que você dá, isso te mostra que você provavelmente deveria ter comprado um número menor.
…….
Nota do autor
Muito do desconforto que os homens dizem sentir ao usar sapatos sociais é decorrente de uma péssima escolha de tamanho. Os sapatos, sobretudo os modelos sociais, devem ter um fit perfeito para que se obtenha sua melhor performance.
Quando for comprar um novo par, dedique tempo e paciência a isso, escolha com cuidado e pense nas ocasiões onde ele será útil, assim terá certeza de que está comprando o melhor produto para suas necessidades.
…….