Não é porque está quente que você vai abrir mão de uma das peças de roupa mais importantes do guarda roupas masculino: a camisa. Mesmo durante o verão ela pode ser usada tanto em ambientes formais, quanto em ocasiões sociais que não necessitem de tanta pompa, mas que merecem uma certa elegância. Nos momentos de lazer também não é diferente, afinal, nada como uma bela camisa para dar um “up” naquele look simples e confortável.
1 -Tecidos
Entre os diversos tecidos que podem ser usados para a confecção de uma camisa, mas os mais indicados para altas temperaturas são sempre os feitos com 100% fibras naturais, como linho (foto acima) ou o tricoline, o primeiro amassa facilmente, mas faz bons looks para praia, onde suas características informais lhe dão um charme especial, o segundo, muito usado em camisaria social masculina, pode ter diferentes fios, inclusive o algodão egípcio que é caro, mas tem um toque, frescor e conforto incomparáveis.
Quem mora em locais muito quentes, como o norte e nordeste do Brasil, deve evitar as camisas jeans e trocá-las pelas feitas em chambray (foto acima). O tecido tem aparência similar ao denim, mas é muito mais leve e confortável, gerando boas combinações com bermudas, calças em sarja e até combos mais alinhados com alfaiataria.
Outra boa opção é a gaze (foto acima), aquele material também feito em algodão, mas com uma trama mais aberta e, consequentemente, mais arejada, um dos favoritos de quem mora em cidades quentes.
2 – Cores
Nem é preciso dizer que o branco reina no verão, afinal não existe uma cor mais adequada para a temporada do que aquela que reflete a toda luz, portanto esquenta muito menos, mas nem todo mundo vai querer passar 3 meses vestido como um pai-de-santo, optando por algumas peças coloridas. Neste caso, os tons escuros como roxo, vinho e oliva são menos indicados, já os vibrantes e iluminados como verde claro, amarelo, magenta, coral e suas variações em tons pastel, ou seja, mais lavados, são mais apropriados para o clima.
Os neutros (bege, marinho, cinza) continuam fazendo parte do dia a dia, com exceção do preto, obviamente, pois tem o efeito totalmente contrário ao branco, esquentando demais.
3 – Estampas e padrões
O xadrez com cara de verão é sem dúvida o vichy, seja ele em tamanho maior ou menor, mas o madras, principalmente em tons que lembram suas raízes indianas, como magenta e amarelo, também se encaixa bem nesta época do ano.
Outro hit deste ano são as camisas com efeito ombrê ou dip dye: desbotadas da metade para baixo ou vice-versa elas resultam em um visual interessante, porém é bom lembrar que o ideal é gastar pouco com estas peças, se no próximo ano elas ficarem datadas elas não serão grande prejuízo caso fiquem esquecidas no armário.
As camisas masculinas também tem outra particularidade que são os tecidos maquinetados, cujo padrão aparece no próprio tecido, em uma textura que pode ser sentida ao simples toque. Estes tecidos também são chamados de falsos lisos e tem um efeito visual muito parecido com o do padrão espinha de peixe que só pode ser percebido se observado de perto.
Depois de seu sucesso no início dos anos 2000, as listras voltaram com tudo neste verão, e, como não poderia deixar de ser, as camisas são um destino certo para elas, seja em maior ou menor espessura, elas estão presentes em coleções de praticamente todas as marcas.
4 – Modelagens, mangas e detalhes
A primeira discussão que surge aqui é sobre a manga longa versus a manga curta. Bem, quem lê o Canal Masculino já sabe que sou sempre a favor da manga longa, por ser mais versátil, mas este ano ela parece que também está melhor cotada pelas marcas que estão investindo muito mais nela do que nos modelos em manga curta. Se levarmos em conta o quesito investimento ela leva vantagem, podendo ser usada durante todo o ano, mesmo em lugares onde faz frio.
Quanto a detalhes e caimento, o ideal é ficar no básico, com o look mais clean possível, camisas com muitas insígnias, bordados, alças, logos e estampas definitivamente não combinam com um visual leve e despojado de verão, até pode rolar um detalhe ou outro, mas tudo muito discreto. Já o caimento continua mais ajustado para camisas com destino urbano, na praia o conforto fala mais alto e o corte mais largo e arejado torna-se perfeito para o look “relax”.
5 – Onde usar
A camisa é o tipo de roupa bem aceita em todos os lugares, mas, como disse acima, prefira os modelos mais folgados para momentos de lazer e privilegie os exemplares em alfaiataria para trabalho ou ocasiões em que a elegância seja o requisito básico ou haja um certo grau de formalidade no ambiente.
Mais algumas dicas:
Ricardo, Aonde eu consigo encontrar essas camisas chambray? Sempre procuro e não consigo encontra-las.
Bruno,
Tem em lojas como a Renner, C&A, Riachuelo, TNG, Zara, Topman, Levi’s e Calvin Klein, mas as vezes os vendedores não sabem o que é. Pergunte por camisas estilo jeans que sejam bem leves, pode ser que assim entendam.
Abs
A minha chambray eu comprei na C&A por R$ 69,90. Vale a pena. Ela cabe em diversos looks diferentes e diversas ocasiões. Vale a pena.
Olá!
Gostei muito da camisa da primeira foto onde encontro? e sabe me informar qual é a marca dela ?
Abs
Leandro,
infelizmente não sei qual é a marca da camisa, mas você pode tentar na Tommy Hilfiger.
Abs.
Boa noite,
Preciso comprar a camisa de Linho azul igual ao segundo modelo, sabe dizer onde encontro.
Estou tentando fazer um look descolado para o meu casamento onde será feito no campo durante o dia.
Não sei se opto por camisa mais finas com suspensório e chapéu Panama ou Fedora Ipanema gravata slim.
Tem alguma dica
…. continuando
Ou até mesmo nesse segundo estilo sem o suspensório, mas com um colete.
Como será no gramado quero ir com roupas mais leves e pelo meu estilo mais descolado e todo tatuado, fico na duvida, pq curto todos os estilo que comentei.
agradeço se der alguma dica.
Ricco,
a Zara geralmente tem camisas de linho em sua coleção de verão ou alto verão (que chega mais adiante), além dela, a Richards também é uma boa aposta e mesmo se não encontrar uma de linho pode optar pelos modelos leves e confortáveis que eles lançam para o calor.
Se quiser algumas inspirações para looks descolados e leves dê uma olhada em nosso post sobre casamentos na praia, alguns deles também servem para cerimônias no campo:
https://www.canalmasculino.com.br/o-que-vestir-em-um-casamento-na-praia-looks-para-noivos-e-convidados/
Abs.
Olá Ricardo seus comentários são indispensaveis e muito úteis, onde posso encontrar tecidos para fabricar em pequena escala esses tipos de camisas, Grato
Gerson,
infelizmente a parte de confecção está acima dos meus conhecimentos, não vou poder te ajudar.
Abs.