9 Mentiras da Moda Que Muitos Homens Ainda Acreditam

03/02/2016 7 Comentários por

smoking-tuxedo-navy-azul-marinho-casamento

Como se já não bastasse toda a informação que temos que absorver quando queremos nos informar sobre moda, ainda temos que lidar com mentiras, mitos e conceitos antiquados que muita gente insiste em bater o pé, afirmando que é tudo verdade. Logo abaixo listamos 9 desses factoides e embustes do universo fashion:

1ª mentira da moda – Você tem que seguir as tendências

A moda tem que se reinventar constantemente para manter o mercado (e o dinheiro) girando, criar novas tendências faz parte do negócio, quem não faz parte do negócio é você, sobretudo se seu estilo é atemporal, além disso, nem tudo que é lançado fica bem em qualquer um, portanto vale usar o discernimento na hora de aderir a uma tendência. Também é bom lembrar que nem tudo que é lançado é bacana, tem muita coisa escrota que nem deveria ter visto a luz do sol!

…….

2ª mentira da moda – Seu primeiro terno tem que ser preto

Talvez seu pai ou seu avô tenham te dito isso, mas trata-se de uma convenção que já caiu por terra, o terno marinho e o grafite são tão adequados quanto um terno preto, aliás, em algumas ocasiões eu os acho bem mais apropriados. Um terno marinho fica muito melhor em um casamento a tarde do que o traje preto, por exemplo.

…….

3ª mentira da moda – A moda vem das passarelas

A moda vem das ruas, da cabeça dos estilistas, das tribos urbanas, da música e até de movimentos culturais. Um novela pode lançar moda, como já fez muitas vezes, os japoneses podem criar um visual maluco que vai influenciar todas as coleções do ocidente, só para citar dois exemplos recorrentes. Lembra do Restart, o visual emo e as calças color? Então…

…….

4ª mentira da moda – Homens não sabem se vestir

Alguns pecam em alguns pontos, mas atualmente a maioria está mexendo a bunda, aprendendo o que é necessário para aperfeiçoar seu visual, criar seu estilo e respeitar dress codes, quando necessário. Homens só são mais discretos do que as mulheres e menos arrojados em alguns casos, mas isso não quer dizer que se vistam mal de uma maneira geral. O dia em que se livrarem de uma vez por todas dos espalhafatosos e inadequados tênis de academia veremos uma nova era na moda masculina.

…….

5ª mentira da moda – Tudo tem que combinar

A regra aqui é simples: quanto mais formal o traje, mais os itens tem que combinar; ela vale de maneira inversa para looks casuais, onde calçados e acessórios como cintos, lenços, meias, chapéus, gravatas, suspensórios e echarpes não tem que, necessariamente, combinar. Por exemplo, se você está de jeans, dá para usar um calçado marrom com um cinto preto ou até colorido, desde que eles não destoem no estilo.

…….

6ª mentira da moda – Você precisa ter um smoking

Jura? Para usar onde? As revistas traduzem matérias escritas em países onde o povo é bem mais formal e acha que bota banca falando esse tipo de coisa! No Brasil, onde tem gente que consegue passar a vida inteira sem entrar dentro de um terno, essa máxima parece não fazer muito sentido. Se você frequenta ambientes e eventos muito formais, pode pensar nesse investimento, caso contrário é melhor alugar um traje quando precisar, pois dinheiro não dá em árvore para deixar um smoking mofando no armário. Ou seja, se não rolar uma oportunidade para se vestir como James Bond, melhor, você poupou sua grana!

…….

7ª mentira da moda – Grifes top são garantia de estilo e qualidade

Nem sempre, algumas delas tem mais papo do que qualidade, portanto não vou citar nomes, mas temos algumas marcas nacionais que são incensadas pela mídia e não chegam a ter metade da qualidade das roupas chinesas da Zara, outras apostam em peças ousadas e acabam errando feio, amargando vendas baixas e críticas do público, então não acredite que o logo conhecido na etiqueta é garantia de um bom produto.

…….

8ª mentira da moda – It boys se vestem bem

Muitos daqueles caras estilosos que você vê nas fotos do Instagram e do Pinterest são, na verdade, um bando de fanfarrões! Eles pegam roupas emprestadas das marcas, chamam um produtor(a) de moda que monta os looks, agendam com um fotógrafo(a) em um lugar bacana, fotografam tudo de uma vez (geralmente uma manhã ou tarde é suficiente) e depois saem dizendo que foi o look do dia, que se vestiram assim para ir a um importante evento ou reunião. Bullshit! Na verdade eles voltam para casa, colocam um moletom velho e ficam editando as imagens no Photoshop pelo resto do dia. Até tem caras que mandam muito bem no quesito estilo, mas a maioria não sabe combinar a camisa com a gravata ou simplesmente evita usar gravata para não se complicar. : )

Então anote aí a fórmula para virar “it boy”: ter grana + ser boa pinta + ter cara de pau.

Obs: vocês não odeiam o termo “it boy”?

…….

9ª mentira da moda – Terno usado de maneira tradicional te deixa com cara de velho

“Terno escuro com camisa branca e gravata preta envelhece as pessoas”. Já ouviu essa? Acho que sim! Pois eu digo o contrário, com os cortes modernos o traje formal em sua combinação mais tradicional é imbatível. Minimalista, arrojado e classudo, ele é adequado para a maioria dos eventos noturnos (atenção noivos!), assim como para o trabalho, se o ambiente profissional é bem sisudo.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

7 Responses to “9 Mentiras da Moda Que Muitos Homens Ainda Acreditam”

  1. Rubens says:

    Só li verdades, especialmente o item “8”.

  2. Ricardo says:

    Sensato e adequado. Valeu!

  3. Alessandro Borges says:

    Concordo com vc!
    Na nona mentira, só colocaria uma camisa brança com tecido falso liso. Além do corte moderno, como mencionado, com o branco falso liso, ficará elegante e super moderno.

    Abraço

  4. Bond says:

    Ótimo artigo! Já estava com saudade de artigos com a qualidade excelente de quando eu conheci este site, antes da era de enxurradas de propagandas. Obrigado!

  5. Eduardo says:

    Respondendo a pergunta da 8 com outra pergunta. O que seria um it boy?

    • Ricardo says:

      Eduardo,
      são caras que conquistaram muitos fãs em redes sociais por seu estilo, mas a maioria é uma farsa e não sabe nem amarrar o sapato. A muitos deles pagam para ter seguidores e curtidas ou são filhos de pessoas ricas influentes e tem livre acesso a colunas sociais.
      Abs.

Deixe um comentário