No Brasil do início dos anos 90 era socialmente aceito que um indivíduo saísse na rua completamente coberto por roupas feitas unicamente de moletom. Perto do ano 2.000 chegou-se finalmente a conclusão que este tipo de traje era uma afronta a pessoas de bom senso, ficando mais restrito a práticas esportivas e ao ato de comprar pão no domingo de manhã.
Mas sejamos honestos: o problema não era o moletom e sim a maneira como era usado, com exagero no tamanho, nas estampas e, geralmente, com mais moletom, dando a impressão o que o sujeito estava vestindo um pijama. Dessa maneira qualquer um fica parecendo desleixado, isso porque nem começamos a falar de como este tipo de malha, com aquele corte da década de 90, desvalorizava o corpo.
Então por que você pode ter uma recaída agora?
Lá fora o movimento pró moletom é forte. Quando você entra em um site de streetstyle, uma revista online ou tumblr e vê dezenas de fotos de pessoas usando a peça é porque vem aí uma tendência forte, que pode tomar de assalto as fast-fashions e quando a coisa chega neste nível, pode se preparar.
Mas o que mudou nos últimos 10 ou 15 anos?
A maneira como as pessoas se relacionam com seu vestuário, a chegada do conceito hi-lo que mistura peças caras, de grife, com outras mais básicas e baratas e, finalmente, o corte e caimento das roupas, muito mais ajustado e elegante.
Quem acredita na volta do moletom?
Muita gente, a começar por grifes top como Kenzo, só para citar um exemplo, afinal, depois que o moletom começou a ser usado como material para criação de blazers casuais, calças com corte de alfaiataria, tênis assinados por designers renomados, casacos com corte clássico, gravatas skinny, bolsas e mochilas, ele tem reaparecido em diversas vitrines.
Ainda há quem torça o nariz devido ao déjà-vu do século passado e realmente as lembranças não são das melhores, mas assim que todo mundo compreender que trata-se da mesma matéria prima aplicada de maneira melhor e diferente, acredito que veremos mais moletom usado com estilo pelas pessoas nas ruas.
Como usar?
O segredo está em mesclar peças em moletom com roupas com cortes clássicos, ou mesmo itens bem modernos, criando um visual contrastante e despojado, confortável sem perder o estilo.
Como a conversa é longa, é possível que façamos um artigo focado nisso futuramente. Por enquanto, meu conselho é que você fique atento ao que acontece nas semanas de moda, em sites e blogs e veja como há aplicações bacanas para este que já foi um traje anti-social, mas foi reinserido no guarda roupa do homem fashion. 🙂
poxa gostei muito dessa proposta em moletom sempre gostei deste estilo e aplicar com outros tipos de peça acho isso muito moderno e estiloso
Alguem ai sabe qual o melhor tipo de moletom para usar com blazer?
Marcel.
não há um tipo melhor, tudo vai depender do estilo que você quer. Dá para usar o modelo com capuz que fica mais despojado ou um básico cinza mescla para sobre por uma camisa. O preto, com caimento mais justo, pode fazer as vezes de uma camiseta manga longa e criar um look cool para uma balada.
Abs.