Se você é um cara ligado em jeanswear e lê um pouco a respeito, talvez já tenha ouvido falar a respeito de selvedge denim (ou selvedge jeans) e sobre como algumas pessoas estão desembolsando uma quantia considerável de dinheiro para ter uma calça assim.
O que é o selvedge denim
Longe de ser uma criação da moderna indústria têxtil, o jeans selvedge tem mais de nostalgia do que tecnologia, pois diz respeito a uma técnica de tecelagem muito popular até o início da década de 60. Com o jeans se tornando uma peça fashion na década de 50, fazendo enorme sucesso com os jovens, as marcas passaram utilizar meios de que barateassem e agilizassem sua produção deixando de lado os teares de laçadeira usados na época.
Se você assistiu o filme “Procurado” deve lembrar da cena em que o personagem principal tenta pegar a laçadeira de um desses teares. Caso não se lembre, pode assitir o vídeo abaixo para entender melhor (pule para 2 min.):
A laçadeira passa pelos fios da trama e faz com que o fio de urdume seja contínuo, permitindo o acabamento na borda do tecido em vez dos fios soltos. O resultado é um arremate mais caprichado, dispensando o overloque e que pode ser notado quando você dobra a barra do jeans, por exemplo. Isso, meu amigo, é o tão falado selvedge denim. Simples, não?
Origem do nome
O nome “selvedge” na verdade é uma adaptação de “self edge”, ou seja, a borda própria que é criada quando a trama é fechada.
Raw Denim X Selvedge Denim
É importante saber que raw denim (jeans bruto, sem tratamento) e selvedge denim são coisas diferentes e um não depende do outro para existir. Embora a galera que curte o raw jeans também goste do selvedge, é muito comum encontrar o jeans bruto feito com o método de fabricação mais comum e arrematado no overlock. Por outro lado um jeans selvedge tratado também é possível, mas não muito corriqueiro.
Por que todo esse hype?
O selvedge denim remete a época em que o jeans era mais resistente, as produções eram menores, mais lentas e meticulosas, até o aproveitamento era menor, já que o tear de laçadeira – raro hoje em dia – só fazia um tecido de aproximadamente 1 metro de largura, o que torna esse tipo de peça mais exclusivo e, obviamente, mais caro.
Aqui no Brasil ainda não há muito interesse nesse tipo de denim, mas na Europa, EUA e Japão a demanda está crescendo com valores que variam de 50 a 300 dólares a peça.
Qualidade do selvedge jeans
O acabamento característico do selvedge jeans não garante qualidade. Apesar do método de produção estar ligado a época em que o jeans era mais forte, pesado e necessitava até de algum uso para se tornar confortável, hoje ele pode ser feito com matéria prima boa ou ruim, caso a ideia seja produzir uma peça mais barata ou não.
Onde encontrar
Nordstrom (entrega no Brasil)