É comum ter uma certa neura na hora de combinar duas peças que tem estampas iguais. Realmente a possibilidade de pesar a mão nesse caso é grande, ainda mais quando eles seguem direções diferentes, mas também existem alguns macetes para parear dois padrões da mesma “família” sem pisar na bola.
Por que funciona?
No caso do exemplo acima as listras do blazer não existem realmente, elas são um efeito ótico criado pela trama do tecido (o famoso falso liso) tornando o visual suave e elegante, quando ele sobrepõe a camiseta náutica parece que o casamento é perfeito, por mais que você tenha apostado no efeito contrário! A trama discreta do blazer não briga com as espessas linhas da t-shirt.
A escolha da chino marrom é até meio óbvia, devido ao contraste causado entre ela e todo esse marinho e branco na parte de cima. Note que ela tem o corte um pouco mais folgado do que o slim fit, provando que até os cortes um pouco mais confortáveis podem funcionar se as peças são bem cortadas.
A escolha do lenço de bolso é sempre bem-vinda, mas eu teria optado por um todo branco, as costuras azuis deixaram o acessório meio bagunçado no bolso.
Experimente…
adequar o calçado desse look para a época do ano: docksides no verão, um derby ou oxford em tempo ameno e um chukka boot em dias um pouco mais frios.
Não seria a mesma coisa se…
tivéssemos um blazer com listras grossas ou um anarruga (também conhecido como seersucker), aí as listras virariam uma confusão, mas dá para tentar uma peça com riscas de giz bem discretas, o efeito pode ser bem parecido com o que temos aqui.
Resumindo:
- Misturar listras em tamanhos e direções diferentes é difícil, mas não impossível;
- Um blazer com tecido falso liso que forma listras verticais discretas pode ser combinado com uma camiseta navy;
- A calça chino marrom faz um bom contraste com o marinho e mantém a leveza do look;
- Os calçados para acompanhar esse look versátil podem ser adaptados de acordo com a ocasião ou clima, ou seja, boat shoes no calor, Oxfords em tempo ameno e um chukka boot se esfriar um pouco.