O Look Certo: Com Blazer de Abotoamento Duplo Para Primavera/Verão

2

O Look Certo: Com Blazer de Abotoamento Duplo Para Primavera/Verão

Há anos os paletós e blazers de abotoamento duplo (ou “cruzado”, se preferir) ensaiam uma volta triunfal a moda masculina, mas parece que esse momento sempre é adiado para a temporada seguinte.

Sucesso em outras décadas, como os anos 40, 50 e 60, por exemplo, eles ainda tem fãs incondicionais em países como a Itália, Inglaterra e outros locais civilizados que valorizam uma boa alfaiataria clássica, mas aqui recebe pouca atenção.

Blazers e paletós de abotoamento duplo são peças elegantes e tão versáteis quanto seus primos de abotoamento simples e o look em destaque dessa semana é uma prova disso.

Por que funciona?

Embora tenha um ar mais europeu, as versões leves desse “casaco”, com tecido de fibra natural e meio forro ou até sem forro, são uma boa alternativa para quem procura um visual bacana, original e classudo, mesmo estando casual. Esta versão ligeiramente mais curta e com xadrez discreto cinza é versátil, podendo ser usada com uma roupa casual ou até com gravata e itens mais sisudos para o ambiente de trabalho.

A combinação com uma camisa leve de algodão e a calça de sarja branca tornam o blazer perfeito para um dia de primavera ou mesmo aquele fim de tarde no verão em um dia mais ameno.

Os tons claros também ajudam, não só visualmente trazendo leveza ao combo, mas também por ajudar a manter o corpo mais fresco.

O sapato, um tassel loafer vinho, traz mais elegância para o conjunto, principalmente por causa de seu couro envernizado, mas também ajuda a arejar os pés se o calor bater forte.

A combinação de cores é simples, com tudo neutro, exceto pelo sapato e o lenço de bolso, um bom toque de sofisticação e cor nesse belo combo.

Experimente…

trocar a calça de sarja branca por uma chino na mesma cor ou em tons como bege, cáqui, creme e off-white. Para alongar as pernas e deixar a combinação mais casual, opte por tênis brancos de couro.

Não seria a mesma coisa se…

trocássemos  as peças claras por outras em tons mais escuros, elas contribuiriam para um traje mais quente que perderia essa cara de roupa para dia ensolarado e nem preciso falar o quanto o blazer trouxe estilo para este look, não é?

Resumindo:

  • Embora seja raro seu uso no Brasil, o blazer de abotoamento duplo é uma peça estilosa que pode incrementar seu visual;
  • Versões com tecido natural e leve, com meio forro ou até sem forro, são ideais ara o clima brasileiro;
  • Este modelo ligeiramente mais curto não é tão formal, mas o xadrez cinza discreto e o corte bacana o tornam uma peça versátil;
  • Tons claros, tecidos frescos e um calçado aberto garantem manter o corpo fresco em dias quentes, mas suportáveis;
  • Troque a sarja por uma chino com tecido bem leve para um resultado ainda mais termicamente agradável;
  • Dois elementos fazem o sucesso deste look para primavera/verão: as cores e o casaco de alfaiataria descolado, mas elegante.

Dica final

As roupas de abotomento cruzado foram feitas para serem usadas abotoadas, mas em um look bem casual é possível deixá-las abertas, em todo caso, se for usar a peça abotoada, lembre-se de soltar os botões quando for sentar, assim eles não correm o risco de cair ou de dorçar o tecido na altura da barriga.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu ganhei um blazer desses ano passado. Curto demaais!
    Realmente o brasileiro estranha esse tipo de vestimenta. Em setembro do ano passado minha esposa e eu fomos em um café aqui da cidade e quando minha sogra viu que eu estava de blazer ficou questionando que um café não é lugar para ir de blazer, que esse tipo de traje é só para casamentos ou formaturas e blá, blá, blá.
    Um blazer sem forro e com uma cor neutra, a tarde estava agradável e não sei por que as pessoas aqui no Brasil ainda acha estranho.
    Enfim, eu só não consigo usar um lenço de bolso para dar aquele destaque. vou procurar aqui se tem dicas de como usar.
    Ah, minha esposa acha lenço de bolso coisa de velho. HAHAHA
    Gosto de usar esse blazer sem abotoar quando estou mais casual, com uma camiseta lisa e um jeans com a barra dobrada e etc.

Deixe uma resposta