O Look Certo: Business Casual Com Toque de Rebeldia

24/04/2015 Sem comentários por

look_certo_alinhado_rebelde_coturnoComo as botas estilo coturno foram tema recorrente aqui no Canal Masculino nos últimos dias, nada mais justo do que destacar um look que fizesse uso do famigerado calçado, mas de uma maneira totalmente diferente dos típicos trajes dos roqueiros ou motoqueiros, nosso “look certo” é um business casual extremamente elegante.

Por que funciona?

A chave desta combinação é o contraste entre as peças comportadas e o ar transgressor do coturno que emprestou uma leve agressividade a um visual perfeito para o trabalho, sem tirar dele essa característica. Além da bota militar, o combo merece pontos pelo uso esperto deste cardigã, cujos desenhos jogam o olhar para cima, destacando o rosto; a calça de alfaiataria que conta com punhos em vez de barras feitas, mas que poderia muito bem ser usada por dentro do cano do calçado; e  a gravata que deixa o conjunto ainda mais coeso. A escolha das cores enveredou pelo neutro, com um pouco mais de destaque na área do tórax, o que é bem adequado, sem deixar de ser discreto.

Duas coisas merecem ser mencionadas:

– A calça grafite não contrasta com a cor do coturno evitando o efeito de encurtamento das pernas;

– O cardigã com o primeiro e o último botão abertos cria um V acentuado que alonga o dorso e destaca o rosto e a gravata.

Experimente.

Usar em dias mais frios esse mesmo look com uma jaqueta de couro se muitos detalhes e de corte seco, o resultado também fica ótimo.

Não seria a mesma coisa se…

Usássemos um jeans, o caráter casual da peça tiraria um pouco do impacto visual do conjunto, mas se for optar por essa solução, escolha um black jeans slim fit.

Resumindo:

  • O jeito agressivo do coturno pode criar um bom contraste em um look business casual;
  • Peças de estilos contrastantes necessitam de um bom olho na hora de combinar, tome cuidado;
  • Como o calçado chama atenção escolha uma peça atraia o olhar para cima com alguma cor, padrão ou desenho;
  • Se é para trabalho, a gravata sempre é uma boa idéia;
  • Trocar o cardigã por uma jaqueta de couro nos dias mais frios é uma boa sacada;
  • Jeans aqui só se for um black denim slim fit.

Dicas complementares:

Para gordinhos – o cardigã te beneficia, mas cuidado com as peças muito apertadas e deixe sempre o último botão aberto.

Para baixinhos – tudo ótimo para você, o coturno adiciona alguns centímetros a mais na sua estatura, o caimento seco alonga a silhueta, mas talvez um casaco mais escuro ajude ainda mais.

Para os muito altos – o coturno pode não ser uma boa ideia, mas você pode substituí-lo por uma bota similar com solado mais fino de couro.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Look Certo: Business Casual Com Toque de Rebeldia”

Deixe um comentário