Tipos de Trajes Masculinos Para Ambiente de Trabalho

21/05/2014 6 Comentários por

terno_classico_business_formal_trabalho

O ambiente de trabalho tem algumas regras não escritas de vestimenta que ainda causam confusão na cabeça de muita gente. Não existe um manual a respeito, mas isso não quer dizer que você pode “relaxar”, muitas empresas levam o traje de trabalho muito a sério e exigem que seu ambiente de trabalho seja respeitado.

 

Traje Formal (Business Formal) e Semi-formal

Look Para Trabalho - Formal e Semi-Formal

São as roupas mais adequadas para quem ocupa um cargo de respeito em uma grande corporação. O formal, com seus ternos escuros, camisas lisas, e gravatas sóbrias é o preferido dos advogados, CEOs e funcionários públicos de alto escalão, o semi formal, mais permissivo nos quesitos cores, estampas e padrões, também é adequado para ambientes corporativos, desde que eles não sejam tão sisudos.

Peças-chave – costumes em tons escuros, camisas claras, gravatas sóbrias e sapatos de amarrar.

Acessórios – Os acessórios incluem pastas em couro preto ou café, relógios clássicos sem nenhuma inclinação esportiva, echarpes e cachecóis sem estampa.

No inverno – Overcoats pretos ou cinza escuro para proteger do frio e trench coats para dias de vento e chuva. Cardigãs, pullovers, malhas e tricôs são permitidos, desde que mantenham a linha discreta do restante do traje.

…….

Business Casual – Trabalho Casual

Look Para Trabalho - Business Casual

É mais descontraído e ainda assim mostra que você leva seu trabalho a sério, mesmo dispensando a gravata na maioria das vezes, entretanto podemos considerar uma boa ideia ter uma por perto para o caso de surgir uma reunião ou visita àquele cliente importante. Apesar de ser mais permissivo, demanda de peças de boa qualidade e caimento, caso contrário pode ficar com aparência.

Peças-chave – Blazers, camisas com toque casual e chinos combinadas com sapatos de amarrar, loafers e mocassins ou até botas comportadas.

Acessórios – Nos acessórios entram bolsas carteiro em couro ou peças que combinam couro com algum outro material, os relógios podem ter um perfil mais esportivo, mas não podem parecer que você acabou de voltar de um rally ou de um salto de paraquedas.

No inverno – Blazers de lã grossa, tweed e lã fria são ideais, principalmente se combinados com outras peças como coletes e cardigãs que não comprometam sua silhueta, acabando por criar um visual que peca pelo volume. Neste perfil os cachecóis podem ser mais descontraídos, mas cuidado com exagero nas cores.

…….

Casual

Look Para Trabalho - Casual

Desculpe te decepcionar se você esperava camiseta, bermuda e crocs, mas quando se trata de trabalho, o melhor é estar alinhado até quando a empresa permite um traje completamente informal! Então procure usar jeans básicos escuros ou calças chino, além das calças color que podem render looks muito bacanas. Optar por uma camisa em vez de uma camiseta também ajuda a deixar o visual chic, mas neste caso as estampas e padrões podem ser maiores e mais coloridas, além dos calçados e acessórios que podem ser em couro ou lona, porém sempre comportados.

Peças chave – Malhas e jaquetas com corte seco cobrem camisas confortáveis, sem descuidar do caimento, além disso jeans escuros básicos e calças de sarja ou chinos complementam muito bem o combo. Nos sapatos, abuse dos híbridos, com solas e cadarços coloridos.

Acessórios – Este tipo de visual pode ser acompanhado por uma mochila, mas, novamente, exclua tudo que for muito esportivo.

No inverno – Se a jaqueta não der conta, troque por um pea coat ou um duffle coat e arremate com um cachecol estiloso.

…….

Mas é só isso?

Claro que não, há quem tenha que trabalhar de uniforme ou de jaleco, mas são casos muito específicos, já os trajes citados acima cobrem os ambientes mais comuns e que exigem mais de quem o frequenta.  Se você trabalha em um local onde ninguém liga para sua roupa, sorte sua, mas de qualquer forma eu tentaria caprichar ao máximo, afinal, mesmo nestes casos, nunca se sabe o quanto sua aparência pode acabar pesando na sua posição na empresa, muitos acabam não recebendo a tão sonhada promoção por não possuírem uma apresentação adequada para lidar com clientes ou para representar uma marca e isso também vale para você que é profissional liberal, pois o fato de tudo estar centralizado na sua pessoa faz com que o cliente te avalie o tempo todo para saber se está negociando com o cara certo.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “Tipos de Trajes Masculinos Para Ambiente de Trabalho”

  1. Gustavo Barreto says:

    Ricardo,

    Sobre a importância da aparência eu tava fazendo um treinamento de coaching e o coach citou um caso de uma executiva que não conseguia virar presidente mesmo com ótima performance e o motivo era justamente suas roupas. Ela fez um trabalho com uma personal stylist e conseguiu a ambicionada promoção. Isso só reforça o que você disse.

    Abraços

    • Ricardo says:

      Olá Gustavo,
      isso acontece com mais frequência do que a maioria das pessoas imagina, pois quando você está representando sua empresa o que importa para o cliente é o que está ali na frente dele, todo o resto fica em segundo plano.
      Abs.

  2. roberto says:

    Ricardo, boa noite.

    Gostaria de parabenizá-lo pelo site.

    Tenho uma dúvida a respeito do uso do terno. Acho elegantíssimo este tipo de traje, porém percebo que em escritórios e empresas o mais usado é o costume. Quando posso utilizar o terno? Apenas em ocasiões mais especiais, ou posso adotá-lo no dia a dia?

    Obrigado!

    • Ricardo says:

      Roberto,
      o terno pode ser usado em qualquer ocasião, apesar de algumas pessoas reclamarem do colete no calor do verão, mas se você não tem esse problema, vá em frente.
      Abs.

  3. danilo says:

    Bom dia Ricardo, gostei da matéria.
    Tem alguma dica para pessoas altas de aparência magra.
    Tenho 1.81 peso 72kg e vejo uma dificuldade imensa a encontrar o conjunto formal ideal.

    Um abraço

  4. Igor says:

    Bom dia meus caros

    Gostei muito das publicações, isso mostra o poder do marketing pessoal no nosso dia a dia.

    Abraço!!

Deixe um comentário