Mesmo no verão, e apesar do calor da época, as cores de ternos e costumes mais comuns nas ruas ainda são as da santíssima trindade preto-grafite-marinho, quando, pela lógica, os homens deveriam privilegiar as cores claras nos trajes sociais. Mas isso se deve, até certo ponto, ao comodismo ou preconceito do público masculino e também do ambiente corporativo com os trajes em tons claros. Tentando reverter este panorama ou, pelo menos, incentivar o uso de cores adequadas para o verão, vamos dar algumas dicas de como, onde e quando usar roupas sociais nessas cores:
1 – Como usar ternos e costumes em tons claros
a) Escolha o tecido – linho, algodão ou lã fria são as opções para o verão graças a suas propriedades térmicas que permitem que o corpo não aqueça tanto quanto quando usamos os costumes de poliéster ou poliviscose. Existe também a lã tropical que é uma lã fria com a trama mais aberta, melhor ainda! Outra opção mais rara é o rami, mas aqui no Brasil praticamente só a Zara oferece tal material, além disso é bom lembrar que ele sofre o mesmo mal do linho, amassa demais, exceto quando misturado a outras fibras.
b) Cores – bege (cáqui), champagne, off-white, azul claro, azul médio (índigo), marrom claro, cinza médio e cinza claro são cores que podem trazer uma maior frescor para quem quer fugir dos tons escuros, são mais casuais, mas muitos ambientes de trabalho ou eventos permitem seu uso e nós falaremos disso mais adiante.
c) Combine camisas e gravatas – camisas brancas, azul claro, rosa e lavanda fazem um combo descontraído para o verão, mas também é possível apostar em texturas mais complexas como o chambray, que lembra o jeans, só que mais leve, e faz um fundo um pouco mais escuro para o terno. As gravatas podem ter cores mais vivas, como o laranja, vermelho, azul turquesa, roxo e verde claro.
d) Sapatos e cintos – sem a ocasião é casual (e permite) dá até para combinar com um tênis neutro, mas é mais certo que você vá usar o costume com o tradicional sapato social e um cinto de couro combinando. Veja como fazer o conjunto perfeito:
- Terno/costume champagne – sapatos marrom médio, marrom escuro, castor, azuis ou caramelo;
- Terno/costume cinza claro – sapatos pretos, marrons ou caramelo;
- Terno/costume marrom claro – sapatos pretos, marrons (várias tonalidades) e caramelo;
- Terno/costume bege/cáqui – sapatos marrom médio, marrom escuro, castor, azuis ou caramelo;
- Terno/costume cinza médio – sapatos pretos ou marrons;
- Costume/terno azul claro – sapato marrom, castor, preto ou caramelo.
e) Padrões e estampas – os marrons, cinzas e os azuis podem ter riscas de giz ou padrão window pane, já os champagne e beges geralmente são lisos. Ainda falando em padrões, temos as combinações com camisas xadrez vichy, listradas e com micro estampa que funcionam muito bem e dão um toque jovial a produção.
f) Caimento – pode ser tradicional ou slim fit, tudo vai depender de como o traje fica no seu corpo e de seu gosto. Para quem está muito acima do peso o mais indicado sempre é o corte que segue silhueta clássica, se você não tem muitos problemas com a balança pode optar pelo slim fit
Veja exemplos:
Combinação básica com camisa branca e um toque navy por conta da gravata marinho com estampa de âncoras. A leve casualidade eliminou o cinto e permitiu a troca do tradicional sapato de amarrar por um mocassim.
…….
Belo combo para o verão, se aproveita do xadrez tipo vichy para criar um estilo descontraído, mas que serve muito bem para um casamento na praia ou campo. Acessórios com cores fortes e contrastantes ajudam muito!
…….
Olha só que belo exemplo de costume claro para trabalho. Uma combinação séria mas que deixa transparecer um pouco de leveza e descontração. O complemento feito com os sapatos e o cinto caramelo ajudam a dar um toque moderno e jovem.
…….
Camisas com cores claras, mas vibrantes, dão vida ao visual neutro do terno bege, mas não exagere, mantenha os acessórios sob controle, uma gravata estampada de cor sóbria e acessórios clássicos garantem que o look não saia fora do tom.
…….
Os noivos também se beneficiam com os tons claros, sobretudo quando combinados com uma simpática gravata borboleta e um arranjo na lapela. A luz do dia valoriza ainda mais a combinação.
…….
Se você quer ousar um pouco mais indicamos uma combinação do terno cáqui de algodão com tênis de lona, bem básico e despojado. Na parte de cima mantenha a vibe com uma camisa xadrez e uma gravata de crochê.
…….
Contraste e tom sobre tom, mas sem radicalismos, é o que encontramos neste exemplo. A camisa de chambrê tem a textura que lembra jeans e a cor que faz um bom contraponto com o terno champagne, sabendo disso, adicionar uma gravata que mistura marinho com azul claro para óbvio!
…….
O linho, apesar de descolado e confortável, amassa muito e pode dar um ar mais relaxado. Em uma circunstância casual isso até é positivo, mas para o cotidiano profissional o melhor é evitar uma roupa que não esteja sempre impecável.
Veja mais alguns exemplos abaixo:
2 – Quando e onde usar ternos/costumes em tons claros
O uso profissional vai depender de vários fatores como: sua colocação na empresa, o ambiente de trabalho, sua profissão e o dress code da empresa. Quem trabalha em um local liberal e não tem um cargo que exija uma seriedade excessiva, muitas vezes participando de reuniões com executivos de multinacionais, pode optar por um traje social com tons suaves e claros para o verão.
Em eventos como casamentos diurnos ou cerimônias em locais abertos o traje claro é muito bem recebido e garante um visual clean, jovem e elegante, principalmente em dias mais quentes.
É importante frisar estas cores de terno são adequadas apenas para uso diurno, a noite ainda contamos com os tradicionais trajes escuros combinados com a formalidade adequada para a ocasião.