Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave

0

Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave

A essa altura do campeonato você provavelmente já ouvir falar que óculos masculinos, sejam eles de sol ou receituário, devem combinar com seu formato de rosto. Isso não está errado, mas é apenas parte da história.

Aprender a reconhecer seu formato de rosto é uma boa maneira de começar a entender como escolher óculos, chapéus e até colarinhos de camisas, mas no caso dos óculos a interação com outros traços também é muito importante.

Dica para escolher óculos: harmonia é a chave

Muita gente pega a tabelinha com o formato do rosto experimenta os óculos escuros sugeridos e simplesmente não gosta. Por que isso acontece? Vou explicar por tópicos mais abaixo:

1 – A peça não tem bom fit

Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave
A peça se encaixa perfeitamente no topo do nariz e parece bem confortável. É assim que tem que ser!

O encaixe dos óculos no topo do nariz é muito importante, se sobra demais a peça cola na bochecha, se fica apertada ela não assenta da forma correta e parece que o modelo é menor do que deveria.

Fique atento a abertura entre as lentes e se os pads que ajustam a armação no nariz estão no tamanho correto.

…….

2 – Lentes do tamanho errado

Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave
Se você quer usar lentes grandes tem que ter um rosto que comporte uma armação assim.

Lentes que invadem a parte mais baixa das bochechas – algo comum em modelos com armação grande ou nos tipo aviador com a “gota” muito caída – costumam fazer o maxilar parecer menor e nem preciso dizer como isso pode ficar esquisito para quem tem queixo pequeno. O contrário pode acontecer com quem tem queixo grande e escolhe lentes muito estreitas.

O ideal é colocar os óculos no rosto e sentir que as lentes deixam tudo no lugar, “corrigindo” até essas proporções que não te agradam muito.

…….

3 – Seus olhos parecem mais separados ou muito juntos

Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave
Um bom exemplo de como o formato da armação pode fazer seus olhos parecerem mais juntos ou mais distantes que o normal.

Um vão entre as lentes errado ou mesmo uma armação desproporcional podem fazer parecer que seus olhos são muito distantes ou muito colados.

Verifique, ao experimentar, se a impressão é de que seus olhos estão bem centrados no rosto.

…….

4 – Sobrancelhas altas e grossas

Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave
Note que a armação harmonizou com o formato das sobrancelhas sem engrossá-las.

O formato do seu rosto pede armações grossas? Cuidado! Se sua sobrancelha é baixa e fina ela vai sumir, isso nem é um problema tão grande, mas se é alta ela pode se unir a parte de cima da armação e parecer ter o dobro da largura.

O formato e a espessura da armação são muito importantes e acabam conversando com os demais elementos do seu rosto.

…….

5 – Destaque nos lugares errados

Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave
Provavelmente uma armação mais volumosa tiraria o destaque desse nariz protuberante. ; )

Alguns óculos jogam atenção nos lugares errados do seu rosto e isso muda de pessoa para pessoa, alguns vestem um aviador e a testa parece maior, outros põem um wayfarer e ganham um nariz parrudo, há até quem diga que certas armações tornam impossível não olhar para certa parte do rosto, o problema é quando essa não é a parte que você mais gosta.

Ao experimentar tente identificar qual está se tornando o ponto focal da sua face, se algo que parecia discreto agora está incomodando.

…….

6 – A armação muda seu humor

Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave
Será que seus óculos estão te deixando com o um ar “pouco cordial”?

Sim isso é possível! O aviador com a lente muito caída e grande me deixa com cara de cansado, mas existem variações do modelo que me servem bem, ou seja, mais uma vez é uma questão de experimentar e encontrar o que te melhora e deixa mais estiloso.

Armações grossas podem dar um ar pesado e severo ao rosto, as leves podem destacar rugas e detalhes que não são exatamente seu forte. Quase tudo nos óculos podem alterar suas feições.

…….

7 – É proporção que fala?

Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave
É muito óculos para pouca cabeça!

Um dos casos mais comuns que observo nos homens é a falta de atenção a proporção entre o rosto e a armação. Algumas são largas demais, outras muito estreitas, também há o problema com o tamanho das lentes e detalhes do design que simplesmente vão contras seu formato facial.

O mais fácil de notar é a armação sobrando para os lados ou a sensação de que tem cabeça sobrando para óculos extremamente pequenos, parecendo até que foram roubados de uma criança.

…….

8 – Cuidado com armações tortas

Dica Para Escolher Óculos: Harmonia é a Chave
Uma sobrancelha sua aparece e a outra não… por que será?

As vezes o modelo é perfeito, mas você acaba não notando que a armação tem um defeito: está torta. E agora?

Na maioria dos casos a própria loja consegue ajustar a peça, até porque é muito comum fazer isso quando o cliente não tem as duas orelhas perfeitamente alinhadas ou o formato da cabeça perfeitamente simétrico – e eu diria que isso cobre 90% da população mundial.

O importante é não ficar com os óculos tortos, isso vai te machucar, dar a impressão de que seu rosto está estranho e que o acessório é de baixa qualidade, e nem sempre essa é a causa, isso pode acontecer com óculos caros também.

…….

Nota do autor:

Eu sei que parece muita para se lembrar, mas é só impressão, assim que você toma consciência que é necessário prestar mais atenção na hora de escolher seu óculos de sol ou sua armação para óculos de receituário, esses detalhes vão sendo notados quase que inconscientemente.

Lembre-se também que não é só o estilo que conta, óculos confortáveis podem ser usados durante todo o dia e vão te poupar de muitos incômodos.

…….

Esses posts também vão te ajudar:

Aprenda a Reconhecer Seu Formato de Rosto

Escolha os Óculos Perfeitos Para Seu Formato de Rosto

Deixe uma resposta